A rua Étienne Marcel, que separa o 1° e o 2° arrondissements, é uma das ruas mais importantes do centro de Paris. Assim como toda rua de centro de cidade – e como todo centro de cidade – a rua Étienne Marcel já teve seus altos e baixos. De uns anos pra cá, a qualidade das lojas que lá vêm se instalando só tem melhorado.
Começando no Boulevard Sebastopol e indo até a Place des Victoires, a rua Étienne Marcel possui um tipo de comércio parecido com o dos shopping-centers brasileiros, aqueles de classe média alta. A rua e suas imediações diferem da região do Marais (que privilegia marcas mais cults e menos conhecidas) e da rua Saint-Honoré e avenida Montaigne, com suas lojas de alto luxo.
Por causa de sua localização central, a região atrai, além de marcas francesas pouco conhecidas fora da França (Sandro, The Kooples, IKKS, etc), grandes marcas internacionais de streetwear como Diesel, Replay, Levi’s e G-Star. Uma de suas vantagens é não ser tão cheia de gente como as ruas principais do Marais ou a rua Saint-Honoré. É uma boa opção para os turistas que não se interessam pelas grandes marcas de luxo mas querem fazer compras em um ambiente agradável e menos claustrofóbico que nas lojas de departamento.
Saindo da estação Étienne Marcel (esquina com a rua Turbigo) e caminhando em direção à Place des Victoires encontramos: Marc Le Bihan (ótica com excelentes marcas de óculos de sol, n°22 e n°39); Scotch and Soda (uma Abercrombie mais descolada e moderna, n°25); Spontini (moda masculina clássica, n°26); Planisphere (moda masculina para homens excêntricos, n°27); Shinzo (loja de sneakers que dominou a rua com 4 unidades nos números 25, 27, 37, 39); Y’s (segunda marca do estilista japonês Yohji Yamamoto, rua Étienne Marcel esquina com rua do Louvre); All Saints (marca inglesa de streetwear com ótimas jaquetas de couro, n°49); Boinpont (marca francesa linda de moda infantil, n°50). Além de todas essas, existem também as já citadas marcas internacionais e muitas das marcas francesas que comentamos nesse artigo.
A rua Étienne Marcel termina na Place des Victoires e sua estátua de Luís XIV fantasiado de imperador romano. Ao redor da praça também existem muitas lojas como a Kenzo, Maje, Apostrophe e La Piscine (loja que vende coleções passadas de marcas de luxo).
Algumas outras ruas interessantes na região:
– rua Tiquetonne, uma das minhas preferidas em Paris. Estreita, sinuosa e basicamente de pedestres, ao longo de sua extensão encontramos lojas bem interessantes. Ela começa (ou termina) com o famoso brechó Kiliwatch (n°64), passa pela louquíssima e minúscula loja Kokon To Zai (n°64) e suas roupas de estilistas de ultra-vanguarda e termina com muitas lojas de street/skatewear cool masculino: Vans (n°22), Royal Cheese (n°24), WESC (n°13) Le Coq Sportif (n°11) além do brechó Episode (n°16).
– rua Montmartre (nada a ver com a região de Montmartre onde fica a catedral). Nela encontramos a COS (n° 68), a irmã mais elegante e minimalista da H&M e a & Other Stories (n° 35), irmã mais fashionista das duas anteriores.
Leia também:
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Franciele
Olá, Rodrigo! Gostei do seu post, gostaria apenas de algumas dicas a mais. Estarei em Paris no final de junho (dia 27 a 03/jul), não faço muita questão de marcas famosas de luxo, prefiro algo com qualidade e preço mais acessível, podem ser nativas. O que sugere, as lojas nativas que mencionou possuem preço mais acessível ou são similares as marcas conhecidas? Desde já, obrigada.
Jeronymo Enéas Mescolin
Eu ja tive em Paris Vária vezes. Agora programo uma viagem do dia 22 a 25 Praticamente 2 dias e meio. Levo minha esposa e ela ainda não teve, ainda, a opotunidade de vizitá-la. Como melhor aproveitar estas 60 horas, do ponto de vista, visão panoramica de alguns lugares básicos, restorantes e outros. Obrigado. Já tive visitando o seu site e já possuo algumas dicas. Grato
Lina
Jeronymo
Faça os roteiros 1 e dois que publicamos no blog.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/05/07/paris-em-4-dias-primeiro-dia/
Quanto a restaurantes, a escolha é imensa e tudo dependo da categoria. Gastronômico? Leia os artigos da categoria comer e beber. Encontrará muitas dicas.
Fabiana
Lina, qual é a melhor forma de se levar dinheiro para Paris? Em espécie? Ou aqueles cartões Visa Travel Money são bem aceitos nos estabelecimentos de Paris? Ou melhor mesmo é o cartão de crédito? Obrigada!!
Lina
Fabiana
a melhor solução é trazer um pouco em espécie, um cartão Visa internacional e um Travel Money. Assim não tem erro.
Rodrigo Lavalle
Oi, Janaina, obrigado!
Essa região é bem comercial e de escritórios. Durante o horário de almoço você verá muitos “nativos”.
Abs,
Rodrigo Lavalle
Janaina Nominato de Oliveira
Rodrigo, adoro seus posts! Gosto de circular por áreas que não são muito turísticas e essas dicas das lojas locais são muito preciosas, mesmo que não façamos compras, é onde você vê o morador no seu dia a dia. Parabéns a todos que colaboram com este blog!
Regina Vasconcelos
Preciso de mais tempo em Paris, é muita coisa que eu ainda não conheço!