A rua Étienne Marcel, que separa o 1° e o 2° arrondissements, é uma das ruas mais importantes do centro de Paris. Assim como toda rua de centro de cidade – e como todo centro de cidade – a rua Étienne Marcel já teve seus altos e baixos. De uns anos pra cá, a qualidade das lojas que lá vêm se instalando só tem melhorado.
Começando no Boulevard Sebastopol e indo até a Place des Victoires, a rua Étienne Marcel possui um tipo de comércio parecido com o dos shopping-centers brasileiros, aqueles de classe média alta. A rua e suas imediações diferem da região do Marais (que privilegia marcas mais cults e menos conhecidas) e da rua Saint-Honoré e avenida Montaigne, com suas lojas de alto luxo.
Por causa de sua localização central, a região atrai, além de marcas francesas pouco conhecidas fora da França (Sandro, The Kooples, IKKS, etc), grandes marcas internacionais de streetwear como Diesel, Replay, Levi’s e G-Star. Uma de suas vantagens é não ser tão cheia de gente como as ruas principais do Marais ou a rua Saint-Honoré. É uma boa opção para os turistas que não se interessam pelas grandes marcas de luxo mas querem fazer compras em um ambiente agradável e menos claustrofóbico que nas lojas de departamento.
Saindo da estação Étienne Marcel (esquina com a rua Turbigo) e caminhando em direção à Place des Victoires encontramos: Marc Le Bihan (ótica com excelentes marcas de óculos de sol, n°22 e n°39); Scotch and Soda (uma Abercrombie mais descolada e moderna, n°25); Spontini (moda masculina clássica, n°26); Planisphere (moda masculina para homens excêntricos, n°27); Shinzo (loja de sneakers que dominou a rua com 4 unidades nos números 25, 27, 37, 39); Y’s (segunda marca do estilista japonês Yohji Yamamoto, rua Étienne Marcel esquina com rua do Louvre); All Saints (marca inglesa de streetwear com ótimas jaquetas de couro, n°49); Boinpont (marca francesa linda de moda infantil, n°50). Além de todas essas, existem também as já citadas marcas internacionais e muitas das marcas francesas que comentamos nesse artigo.
A rua Étienne Marcel termina na Place des Victoires e sua estátua de Luís XIV fantasiado de imperador romano. Ao redor da praça também existem muitas lojas como a Kenzo, Maje, Apostrophe e La Piscine (loja que vende coleções passadas de marcas de luxo).
Algumas outras ruas interessantes na região:
– rua Tiquetonne, uma das minhas preferidas em Paris. Estreita, sinuosa e basicamente de pedestres, ao longo de sua extensão encontramos lojas bem interessantes. Ela começa (ou termina) com o famoso brechó Kiliwatch (n°64), passa pela louquíssima e minúscula loja Kokon To Zai (n°64) e suas roupas de estilistas de ultra-vanguarda e termina com muitas lojas de street/skatewear cool masculino: Vans (n°22), Royal Cheese (n°24), WESC (n°13) Le Coq Sportif (n°11) além do brechó Episode (n°16).
– rua Montmartre (nada a ver com a região de Montmartre onde fica a catedral). Nela encontramos a COS (n° 68), a irmã mais elegante e minimalista da H&M e a & Other Stories (n° 35), irmã mais fashionista das duas anteriores.
Leia também:
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Jane Curiosa
Ô Rodrigo..
Você nos presenteou com um mapa da mina.
Eu amei a Apostrophe.
Maria das Graças
Nick, é isso mesmo! Só que eu fiz ao contrário. Sai da Galerie Vivienne, depois do almoço no A Priori Thé, e segui esse percurso. Vale lembrar que na Étienne Marcel tem ótimas lojas de objetos para casa.
Rodrigo Lavalle
Tania, adoro a Tiquetonne.
Madá, obrigado pelo elogio.
Cristiane, disponha!
Amanda Rosa
Olá Lina!
Iremos à Paris no final de Março, mas estamos muito apreensivos quanto a que transporte utilizar para ir do aeroporto ao hotel, você poderia nos ajudar?
Desembarcaremos no Charles de Gaulle (CDG) e nos hospedaremos no Abbatial St Germain (46, boulevard Saint Germain 75005 Paris), qual/quais meios de transporte você nos aconselha pegar? Se possivel, poderia nos esclarecer também em que estações/pontos devemos saltar?
Beijos, e desde já muito obrigada!!
Lina
Amanda
Eu aconselho sempre pegar taxi. Com malas e depois de viagem longa, o conforto do táxi é apreciável. Custo 52 euros.
Se pegar ônibus + metro terá que trocar de estação e vai gastar em torno de 24 euros. Não vale a pena.
Cristiane Pereira
Já “bati perna” uma vez na Étienne Marcel e gostei; para uma próxima vez, essa “orientação fashion” vai ser superútil, e vou explorar melhor não apenas essa rua como as imediações! Valeu, Rodrigo!
Madá
Muito bom percorrer esse canto da cidade, Rodrigo. Adorei suas analogias entre lojas, posicionam bem a gente.
Tania Baiao
Rodrigo: sempre gostei da da rue Tiquetonne.
Agora preciso percorrer as novidades da Étienne.
Nick
Adoro passear pela Étienne Marcel e arredores, o local tem uma vibração bem jovem e descolada. E o mais legal é que na sequência da Place des Victoires, já estamos bem perto da Galerie Vivienne.