No centro da Place de la Republique, em Paris, se encontra uma escultura inaugurada no dia 14 de julho de 1883. No alto do pedestal a Marianne, a figura feminina que representa a República. Em torno do pedestal as alegorias da Liberdade, Fraternidade e Igualdade.
Por que este nome, Marianne?
Durante a revolução francesa Marie e Anne ou Marie Anne eram nomes próprios utilizados pela nobreza, enquanto a versão Marianne era comum entre as classes populares. Por isto a escolha deste último nome para simbolizar a mudança do regime.
Ontem, as alegorias estavam com lenços em torno do nariz e da boca. A República Francesa se protege da epidemia de gripe?
Fotos enviadas por Kátia Becho que passeia por Paris com seu olhar atento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Helena
Olá pessoal,
Super obrigada pelos comentários. Estou muito disposta a ir. Concordo com tudo o que vocês disseram.
No mais, boa estada em Paris pra vocês.
Espero poder estar por aí no fim do ano.
Julia
Eu estive inclusive fazendo a mesma pergunta à Maria Lina recentemente, que gentil como sempre, já me respondeu. Também pretendo ir a Paris em outubro e estava preocupada para o caso de pegar lá a gripe, mas pelo que a Lina me disse, basta se dirigir à um hospital público que mesmo turistas serão atendidos caso estejam com os sintomas da gripe,não é isso Maria Lina?
Melhor pegar gripe lá do que aqui, já que nosso governo só está tratando com remédio as gripes que evoluem para grave (o que eu acho um absurdo completo já que já houveram mortes aqui cuja a demora no atendimento foi o fator determinante para o óbito, aqui a pessoa morre e o resultado só sai depois…). Boa viagem e aproveite!!!
conexaoparis
Helena
A Kátia te respondeu muito bem.
Katia Becho
Helena,
aproveitando que estou aqui há uma semana, acho que posso te responder. Pelo que tenho lido do Brasil, que já tem mais de 30 mortes por essa triste doença, aqui tá bem mais tranquilo. O país mais afetado da Europa é a Inglaterra e, se eu fosse vocês, não me preocuparia com isso nesse momento. É o caso de continuar monitorando os índices e lavando a mão pelo menos 10 vezes por dia, como dizem os especialistas. No mais, não percam o vôo e boa viagem.
Helena
Lina,
Já que você tocou no assunto, aproveito pra perguntar como está a gripe por aí. Estou programando uma viagem para o reveillon, mas as outras pessoas estão preocupadíssimas com isso. Tenho até algum receio de que a viagem não saia. Tento argumentar dizendo que aqui também temos, e que ainda falta muito tempo, mas eles estão resistentes.
Mesmo faltando muito tempo, já temos que começar nos programar e, daqui a pouco, começar a reservar. ..
Como você está vendo isso no dia a dia parisiense?
Katia Becho
O bom de viajar é isso: a gente chega com o olhar ‘fresco’ e, às vezes, consegue enxergar além do óbvio. Que bom que vc gostou das fotos, Patrícia. Vou continuar meu passeio com a máquina na mão e o Conexão Paris na cabeça :).
Patrícia Simões Pires
Novamente teu olhar e adorei a informação sobre a escultura….é sempre um aprendizado entrar no conexão… a Lina é D+