Dica de Sonia Regina Pompermaier.
A catedral de Notre Dame de Paris possui uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.
A história desta relíquia remonta aos evangelhos de São João, na passagem onde ele relata a coroação de Cristo. A veneração desta lembrança da Paixão de Cristo é mencionada à partir do século IV pelos peregrinos que visitavam Jerusalém.
Mais tarde a relíquia foi transferida para Constantinopla e guardada na capela dos imperadores bizantinos.
Em 1238, Louis IX, rei da França, compra do imperador de Bisâncio a coroa de espinhos. Um ano depois ela chega a Paris. O rei manda então construir a Sante Chapelle para abrigar a relíquia.
Desde 1896 ela está conservada dentro de um tubo de cristal e de ouro e atualmente está guardada na Notre-Dame.
A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta feira do mês, às 15h, e na sexta feira santa durante todo o dia.
Leia o texto sobre as relíquias da catedral no site oficial da Notre Dame de Paris, clique aqui.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
22 Comentários
Tuize
Tá aí uma coisa que não fiz nenhuma questão de visitar, mas deve ser interessante para o pessoal católico!
A Sainte- Chapelle não tinha sido construída para abrigar esta relíquia?
Clarice Emília
Estive em Paris ano passado durante a semana santa. Visitei a Notre Dame justamente na sexta feira santa, estava tendo missa, mas eu e minha mãe não ficamos para assistir, apenas entramos na sala das relíquias, pois minha mãe não quis subir nas torres. Ela ficou encantada com as relíquias, acho que tenho mais fotos delas do que de toda viagem, rs. Olhando agora a imagem acima, lembro-me de ter visto um objeto exposto durante a missa e as pessoas indo beijá-lo, mas por falta de informação ou até mesmo pesquisa não me atendei a importância do objeto que estava à nossa frente, uma pena!Sei que gravei um vídeo dentro da igreja, pois os sinos estavam tocando, irei reve-lo, quem sabe não captei a imagem da coroa. Não vejo a hora de voltar à Paris!
Ana Paula
Olá! Nao leio em francês e nao sei se essa informação esta na pág que o conexão disponibilizou da Notre Dame! Mas qualquer um pode visitar a sala de relíquias que fica dentro da Notre Dame. Eles cobram um ingresso( nao me lembro o valor, mas nao é alto) e vc pode visitar! Essa sala fica, se nao me engano depois do grande altar a direita de quem entra! Fui lá e tem muitas coisas interessantes. Tem até uma túnica de um dos primeiros papas nas cores gls. Essa curiosidade faz o riso ficar solto naquela sala tão sóbria!
Lucas
Obrigado, Conexão Paris. Estávamos com um livro com dicas e perguntamos para um segurança sobre, mas ele disse que não existia, acredite…
Pena que no livro não tinha o detalhe quanto ao período de exibição. valeu a dica!
Rodrigo
Muito bom
Juliana
Só uma oequena correção: a coroa não foi par a Notre-Dame ao chegar em Paris. Ela foi brevemente acolhida na capela do palácio real (na época, chapelle Saint-Nicolas), foi transferida para Saint-Denis em outubro de 1239 quando a capela palatina foi demolida e as obras para a Sainte-Chapelle começaram (muito provavelmente no início de 1240). A coroa – junto com outras relíquias de Cristo voltaram para a nova capela do rei em 1248, data de consagração da capela, e lá ficaram até a Revolução.
kariny
Não sabia. Informação valiosa, vou poder ver na próxima vez. Conexão Paris sempre rico culturalmente.
Madá
Que informação preciosa e com esses detalhes ficou mais interessante ainda.
Adriana, avise à sua mãe que na 5a. feira Santa a Notre-Dame fica fechada, às escuras, mas os fiéis podem entrar para rezar.
Adriana Pessoa
Muito interessante, não sabia.
Minha mãe estará em Paris na Semana
Santa, e religiosa como é, esta dica é mais do que perfeita.
Gisele
Não fazia ideia! Obrigada pela dica!