Saint Germain, na Rive Gauche parisiense, é uma das regiões mais conhecidas de Paris. Veja nossas dicas do que visitar, indo além do circuito tradicional dos turistas.
Saint Germain é o nome dado à região que fica em volta do Boulevard Saint-Germain, nos bairros 6 e 7 de Paris, entre o rio Sena e o Jardim de Luxembourg.
Trata-se de uma das regiões parisienses mais conhecidas pelos turistas. Mesmo quem nunca veio a Paris a conhece, graças a filmes e livros clássicos como o Meia-Noite em Paris de Woody Allen e Paris é uma Festa de Hemingway.
Os cafés Flore e Deux Magots, citados em absolutamente TODOS os guias turísticos da cidade, são alguns dos pontos frequentados por Hemingway, Zelda e Fitzgerald, Sartre e Simone de Beauvoir e assim por diante.
Locais históricos, sim. Mas, hoje, vítimas do próprio sucesso, vivem abarrotados de turistas. Deixaram de ser pontos literários para se tornar cenários de selfies.
Mas Saint-Germain ainda guarda segredos que a maioria dos turistas desconhece. No nosso guia Paris: Cinco Roteiros em Quatro Dias, um dos roteiros é dedicado a esta região, passando pelas ruas discretas de dentro do bairro, com suas lojas e hotéis de charme, patisseries e chocolaterias, antiquários e galerias de arte. As percorrer essas ruas, você vai entender porque a região ainda é residência de uma elite intelectual que não abandona a Rive Gauche – e luta para salvá-la da descaracterização completa.
Assista o vídeo para descobrir alguns endereços simpáticos e emblemáticos de Saint-Germain.
Endereços citados no vídeo:
- Ruas e Praças:
Boulevard Saint-Germain
Place Furstemberg
Rue du Bac
Rue Jacob
- Cafés:
Café Flore: 172 boulevard Saint-Germain
Café les Deux Magots: 6 Place Saint-Germain des Prés
- Patisseries (confeitarias) e chocolaterias:
La Maison du Chou: 7 Place de Furstenberg
La Patisserie des Rêves: 93 rue du Bac
Jacques Genin: 27 rue de varenne
Des Gâteaux et du Pain: 89 rue du Bac
- Compras:
Carré Rive Gauche: 16 rue des Saints-Pères
Rue du Bac
- Mercado gastronômico:
La Grande Épicerie de Paris: 38 rue de Sèvres
- Restaurantes:
L’Avant-Comptoir: 3 Carrefour de l’Odéon
Zé Kitchen Gallery: 4 rue des Grands Augustins
O segredo
O segredo é simples: flanar. Saia do Boulevard Saint-Germain e caminhe pelas pequenas ruas de dentro do bairro. Para ajudar a traçar seu roteiro, conheça os guias do Conexão Paris à venda no site Minha Viagem Paris:
- Paris, Cinco roteiros em quatro dias
- E Foram Todos para Paris – do jornalista Sérgio Augusto, propõe um roteiro por Saint Germain seguindo as pegadas de Hemingway e seus amigos.
(Coincidências da vida: ontem, ao finalizar este texto, fui para o Hotel Molitor participar de um coquetel promovido pela Air France. Lá, conheci Floriana Striker, do blog Nômades Digitais. Seus pais escolheram seu nome em homenagem ao Café de Flore.
Antes de vir para Paris, Floriana prometeu ao seu pai que iria pelo menos dar uma passadinha lá no Flore – promessa não cumprida. Flor, da próxima vez, venha a Paris, passe no Flore e siga nosso roteirinho por Saint-Germain.)
Veja também:
Visite e assine o canal do Conexão Paris no You Tube.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Vera Nigri
Seguindo orientação deste blog, fui a rue Dragon.
Rua estreita, com restaurantes pequenos, joalherias e butiques especiais. Lá está a sapataria
de Tanya Heath – vende sapatos e vários saltos para serem trocados. Um luxo!
floriana
Adorei o post e principalmente te conhecer, espero te encontrar em breve =)
Beijos, Flor
vera
Quando vou a Paris me hospedo na Quai des Grands Augustins, perto da Notre Dame. Fiquei na dúvida, depois de ler o post, essa região fica em Saint Germain des Prés?
Grata, abraço.
Rodrigo Lavalle
Vera, fica sim.
Abraços.
Walfredina
Eu adoro conectar o conexão Paris, assim como adoro Paris e essa região de Saint Germain acho o máximo! Nada melhor que andar a toa por suas ruas. Para voltar no tempo, almoçar no Le Procope é tudo de bom.
Madá
Adorei a historia da Floriana!
Lina vc está maravilhosa no vídeo! Parabéns! Eu descobri o L’Avant Comptoir aqui e adorei o exótico macaron de boudin.
Vanessa Padilha
Me hospedei no Marais, que é ótimo, mas quando fui passear pelo Saint Germain, me apaixonei, com certeza na próxima vez vou escolher um hotel lá.
Mich
Eu sempre fico la na rua Bonsparte enfrente a escola das bellas artes adoro st Germain
Marcia Lube
Um charme o video.
Já deu vontade de voltar …
Gil
Amo esse bairro. Onde fiquei a primeira vez em Paris.
Raphael
Fiquei próximo ao metrô Odeon… Perto do Boulevard. Região muito bacana e bem localizada.
Lucia Verzola
Estávamos saindo de Paris ontem, eu e minha irmã, pelo aeroporto de Orly, com a greve do taxiso hotel nos arrumou uma van que foi parada junto com muitas outras, a uns 3 kms do aeroporto e todos nos os passageiros tivemos que caminhar com as malas pesadas para não perder o voo.