Por Mariana Berutto
Entre idas e vindas, tive o privilégio de passar alguns anos da minha vida jovem em Paris. Com vinte e poucos anos, experimentei um pouco da vida universitária parisiense. Resultado: entrei em pânico e fugi para Londres.
Explico: na minha efervescência jovem, me exasperei com o culto a uma pretensa intelectualidade. Me deixavam loucas as infinitas conversas em cafés, envoltas em baforadas de Gauloises, sobre qualquer assunto teórico que pudesse parecer inteligente.
Eu sentia que havia ali um ranço de maio de 68. Os jovens estavam presos no passado, não conseguiam se libertar. Peguei o trem e fui encontrar a pulsação jovem em Londres. Me esbaldei. Ali – e em São Paulo – me formei profissionalmente.
Hoje, chegando perto dos 40, sinto que o ranço soixante-huitard, como dizem os franceses, está ficando para trás. São vários os sinais: a começar pela música francesa que hoje exporta rock, hip hop, electro, pop e muita atitude. Sem ranço. Na rebarba da música, vem a noite parisiense, a moda, a arte de rua, que sentimos pulsar mesmo estando do outro lado do oceano. E ainda tem a cultura jovem da internet. Já vemos grandes movimentos inovadores na web francesa como é o caso do maravilhoso blog La Blogotheque que, com muita personalidade e talento, está criando uma nova forma de compartilhar o conhecimento musical.
Pra entrar no clima, veja abaixo um dos vídeos da Blogotheque com a banda francesa Phoenix:
Um paralelo: tão linda e pulsante quanto Paris, o Rio me desperta o mesmo sentimento. A cidade está deixando para trás o ranço bossanovista e a uruca das duas últimas décadas e começa a retomar seu lugar de mestre na produção da cultura jovem, descontraída e contemporânea brasileira.
Abram alas para ambas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
90 Comentários
Katia Becho
Mariana,
só hoje tive um tempo maior pra ler com calma seu ótimo post. Adorei e o entendi à minha maneira, claro, como todos aqui.
Morei em Londres em 1990 e acho que teria adorado pegar um trem pra Paris e ir bater papos pseudo-intelectuais num café, de preferência no St. Germain, que tem ainda mais nostalgia envolvida. Não me identifiquei com os punks que ainda circulavam por lá 🙂
Hoje, o mundo é outro, ‘líquido’, como diz Bauman. E, nesse mundo de relações líquidas e metrópoles multiculturais, cabe tudo em todos os lugares. É só escolher o arrondissement ou a neighborhood com o/a qual vc mais se identifica e, pronto! Sinta-se em casa em qualquer lugar.
Atualizar-se no tempo não implica esquecer ou renegar o passado.
E, concordo com vc: Paris e o Rio estão se reinventando e ‘gostando’ de viver no presente.
Keep writing.
Jane Curiosa, quero ser madrinha desse casamento louco!
Abs.
Madá
Beth, nem tudo está perdido, lá pelos lados do 17-18éme a coisa é mais animada com menos celular.
Jane
Beth
Talvez os jovens estivessem falando pela rede…rs
sandra abrahim
Eymard
Como sempre muito inteligente seus comentários !!!
Jane Curiosa
Conexão Paris
Minha porção Maria Antonieta lhe agradece.
E lhe agradeço também pela correção no nome da fotógrafa,Fabiana
Maruno.
Beth
Eymard
Muito bom seu comentário.
Tenho me surpreeendido observando os jovens parisienses, Sentam num café em grupo de 3 ou 4, pedem uma cocacola e sacam suas maquininhas infernais. Olhos grudados nas telinhas, não falam entre si,..
Jane Curiosa
CONEXÃO PARIS
Agora que tudo está calmo,tomo a liberdade para postar uma brincadeira.
Mas,por favor,se ferir os preceitos do blog,não publique.
Alors,cansada e entediada de visitar orfanatos,carente e sem amigos,me deu na veneta,talvez sugestionada aqui pela música lembrada pelo Marcos,talvez pelo toque do Hugo F.de Carvalho;não sei,pensei cá com meus botões(sózinha assim,só tenho eles a quem me dirigir),que não seria má idéia ir cuidar do tanque e de lavar pratos para o Fou.
Pensei:
Pelo menos,música de qualidade lá eu vou escutar.Ele pode não gostar de cães,mas eu tenho gatos,então,tá limpo…
Daí,mesmo sem a licença de Fou,me candidatei a noiva do…Fou!
Aliás,fui mais longe,como vocês podem constatar a seguir.
……………………………………………………………………………………………………………..
(Se Fou entrar aqui,o que será,o que será de mim?!)
…………………………………………………………………………………………………………….
Aos vinte e sete dias do mes de outubro de 2011
Madame Jane
Monsieur Tarzan(in memorian)
Madame Carbamazepina
Monsieur Valproato
Convidam para o enlace matrimonial de seus(loucamente)apaixonados filhos
Jane Curiosa e Fou du 5ème
Em um sábado qualquer
O enlace religioso acontecerá no Outeiro da Glória-RJ-Brasil
Após a cerimônia ,os convidados serão transladados à Paris em vôos especiais,sob os auspícios da Nitiê Viagens.
A recepção se dará no cabaret
Le Lapin Agile
22,rue Saules
75018-Paris- France
O noivo se deslocará a pé (tem fobia por andar em qualquer veículo motorizado) e a noiva irá em autolib desde a Champs Élysées.
Nesse dia a prefeitura de Paris retirará das ruas todo e qualquer cão,sarnento ou não,e à passagem do noivo pela cidade,nenhum carro deverá circular nas imediações em que ele se propuser a andar.
Para comodidade dos convidados,todos terão à disposição exemplares dos guias Conexão Paris,além do excelente trabalho da fotógrafa Fabiana Maruno.
A música ficará à cargo da banda KLM
E Paris será uma festa.
Ps.:Há uma única exigência,porém:todos os convidados deverão comparecer trajados de Napoleão.
Pronto.Pode começar a crucificação.Inclusive a de que estou em busca de notoriedade? às custas de Fou.
Eu disse às custas de Fou?
Conexão Paris,que tal um “apoio,” ao casal ?
Poderá,por exemplo,pagar o “fuá”…
conexaoparis
Jane Curiosa
no papel que me cabe de moderadora, não tomo partido. Tomei somente a liberdade de corrigir o nome da fotógrafa.
Jane Curiosa
Eymard
Suas observações são pertinentes, e são também minhas indagações.
Às vêzes me sinto lascada por ainda fazer uso da palavra escrita comum.
Caramba!Eu pulei fogueira na infância.Era então a era do fogo,só pode.
Ainda outro dia,você citou o mito da caverna,pois então!,acho que estamos com receio à toa.É o futuro que se delineia,e simplesmente estamos sentindo a insegurança de vivê-lo já,pois desconhecido para nós. Eu cada vez mais me sinto fazendo parte de uma realidade paralela.Boa,na qual me sinto confortável,mas não me vejo fazendo parte ativa no futuro,a não ser talvez pelas idéias que plantei,e que não irão per si transformar o mundo;no máximo algumas personalidades mais sugestionáveis.
E é saudável perceber isso.Somos finitos.Ou não?
eymard
Mariana, nao sei se chego tarde ou cedo. Cheguei na hora que pude chegar. Instigante o seu artigo e tem tudo a ver com o que ando refletindo na minha area profissional. O video, muito interessante. Sinto que essa geraçao mais jovem já nasce em um mundo completamente diferente. Nao sabemos ainda no que isso vai dar. Mas sabemos que fazemos parte dele. Uma coisa me intriga: é uma geraçao que nao está nem ai para as geraçoes passadas. Pensa nela e no futuro. Nao precisa de mestres. Aprende de modo difuso. Nao organiza as idéias por linearidades. Nem por sistemas lógicos. Le sem continuidades. Descontinuidadades (blogs, twiter; tirinhas; SMS..). Nao estou dizendo que isso é pior ou melhor, mas que é um fato a desaguar em alguma consequencia. Mas também nao consigo “relativizar”. Acho que somos hoje o resultado do que as geraçoes passadas construiram e o futuro continua a depender desse “pacto” de geraçoes. Eles nao tem o que romper (como tiveram os jovens de 68) porque, talvez, ja nao se sintam amarrados em nada. Desconecatos. Tudo junto e misturado. abs.
mberutto
JulianaL, óteeemo, gosto muito de Mika. Alegre, animado e divertido. E o vídeo que você indicou é muito engraçado. Obrigada.
Wal, adoro o Noah como jogador de tênis! Quando adolescente, era meu jogador predileto. Ia ao Roland Garos só pra vê-lo jogar. Mas, como músico, não sou muito fã não… Mas o admiro, ele conseguiu se reinventar. Isso não é fácil, não é mesmo?