Por Mariana Berutto
Entre idas e vindas, tive o privilégio de passar alguns anos da minha vida jovem em Paris. Com vinte e poucos anos, experimentei um pouco da vida universitária parisiense. Resultado: entrei em pânico e fugi para Londres.
Explico: na minha efervescência jovem, me exasperei com o culto a uma pretensa intelectualidade. Me deixavam loucas as infinitas conversas em cafés, envoltas em baforadas de Gauloises, sobre qualquer assunto teórico que pudesse parecer inteligente.
Eu sentia que havia ali um ranço de maio de 68. Os jovens estavam presos no passado, não conseguiam se libertar. Peguei o trem e fui encontrar a pulsação jovem em Londres. Me esbaldei. Ali – e em São Paulo – me formei profissionalmente.
Hoje, chegando perto dos 40, sinto que o ranço soixante-huitard, como dizem os franceses, está ficando para trás. São vários os sinais: a começar pela música francesa que hoje exporta rock, hip hop, electro, pop e muita atitude. Sem ranço. Na rebarba da música, vem a noite parisiense, a moda, a arte de rua, que sentimos pulsar mesmo estando do outro lado do oceano. E ainda tem a cultura jovem da internet. Já vemos grandes movimentos inovadores na web francesa como é o caso do maravilhoso blog La Blogotheque que, com muita personalidade e talento, está criando uma nova forma de compartilhar o conhecimento musical.
Pra entrar no clima, veja abaixo um dos vídeos da Blogotheque com a banda francesa Phoenix:
Um paralelo: tão linda e pulsante quanto Paris, o Rio me desperta o mesmo sentimento. A cidade está deixando para trás o ranço bossanovista e a uruca das duas últimas décadas e começa a retomar seu lugar de mestre na produção da cultura jovem, descontraída e contemporânea brasileira.
Abram alas para ambas!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
90 Comentários
Wal
Mariana o que você me diz do Yannick Noah?
JulianaL
Claro Jane, somos todos aprendizes. Uns dos outros.
Bjo
Jane Curiosa
Julianal
Obrigada,também gostei.
Me proponho a ser aprendiz,posso?
Jane Curiosa
Mariana
Eu sabia,eu sabia!
Mentira!!!!Eu não sabia nada,viu?
Mas eu imaginava que boas novidades viriam daí.Amei “cenário e figurinos”,
mais mãe mandona e onipresente(só Deus sabe o quanto eu me esforço cotidianamente para me controlar,he,he).
Confissão: sou nula em rock e gosto de la Bruni…
JulianaL
Mariana,
Q bom! Esses meninos são incríveis… cada um com seu jeitinho de cantar/dançar (vale a pena dar uma olhada na história do PS22). Sem falar no professor q é o máximo não? Vou aproveitar e colocar aqui outro link de um clip q adoro do Mika (em francês) q é bom para sábados de sol. Aumenta o volume !!!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NiHWwKC8WjU
Bjo
mberutto
JulianaL. AMEI a dica! Maravilhosooooooooooooo! Obrigad!
mberutto
Nel, não sei que estilo de música você gosta. Mas seguem alguns nomes, de todos os estilos: rock, pop, eletrônico, soul, chanson… Alguns não têm nada de “francês”, mas são bandas francesas! Outras, são beeeeem francesas!
– StereoTotal
– Zaz
– Mina Tindle
– Air
– Phoenix
– Ben L´oncle Soul
– Camille
– Charlotte Gainsbourg, filha do Serge
– Yann Tiersen
– Mc Solaar
– Daft Punk
E tem a Carla Bruni! Estava esquecendo 🙂
JulianaL
Que texto deliciosamente bem escrito!! Adoro o Phoenix! Tem um coral de crianças cantando essa música que é simplesmente GENIAL: http://www.youtube.com/watch?v=3mZ1zV1l2KQ .
Ps: Um fenômeno raro hoje em dia: até as discussões um pouco mais ásperas nesse blog são de altíssimo nível…(pelo menos, assim considero)
bjos
josé rodrigues
Um problema que percebo aqui no blog é que, apesar da civilidade, algumas pessoas levam certas observações como pessoais.
Criticar certos temas gera reações enfurecidas.
Qual o problema de não gostar de bossa nova, ou de outro estilo musical?
Criticar o Rio é pedir para ser apedrejado.
Não gostar de culinária é um absurdo, e por aí vai.
Vamos discordar mas sem perder a civilidade.
PS: Achei perfeitas as colocações da Mariana e pouca coisa me irrita mais que pretensos intelectuais e pessoas pomposas que ensaiam discursos ou ficam esmiuçando dicionários para posar de eruditos.
O mesmo para panelinhas que vivem do elogio recíproco e de atacar quem não gosta ou não concorda fazendo parecer que os que não pertencem ao grupo estão por fora ou são ignorantes.
PS2: Beth, subiu na torre? rs
Abraços
Jane Curiosa
Hugo F.de Carvalho
Pode ser que Fou seja uma pessoa que comente aqui com competência e que até o tenhamos apreciado de outra feita.
Às vêzes as pessoas precisam ser protegidas de si mesmas.