A praça Vendôme em Paris é uma das mais bonitas da cidade. Pequena, simples, limpa, nem árvores ela possui, só a arquitetura homogénea dos prédios e a imponente coluna central.Praça das joalharias de luxo e do famoso Hotel Ritz.
Se a concepção desta praça data de 1699 foi preciso esperar até 1893 para que a primeira joalheria fosse instalada, a Boucheron, que quis sair do Palais Royal onde estava instalada para se aproximar da Ópera Garnier recém construida. Em 1898 César Ritz compra um imóvel na praça para transformá-lo em hotel e aí um grande número de joalheiros transformam a Vendôme na grande praça das joias de luxo.
Durante os anos 1980 a Vendôme ficou meio esquecida pois os milionários preferiam a avenida Montaigne. A construção nos anos 1990 da pirâmide do Museu do Louvre e a inauguração da loja Colette e do hotel Costes permitiu à praça de reencontrar seu brilho.
E a praça voltou a ser o grande lugar do encontro dos elegantes do mundo todo.
A coluna da praça foi construída em 1810, com o bronze de 1200 canhões retirados aos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.
Uma curiosidade, a praça possui três moradores. Um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador. No mais os prédios são ocupados pelas joalherias e seus ateliers, pelo hotel, por um ministério do Govêrno francês e por escritórios de advocacia.
Informações sobre todos os joalheiros da praça: www.comite-vendome.com
Ps. Eu atravesso esta praça todo dia na minha caminhada obrigatória, boa brasileira que sou. Vou até o Jardin des Tuilleries e volto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
graziela
Linda,depois de uma longa caminhada!!!!
Claudia
Henri Salvador não mora mais…….
🙁
Não posso deixar de paranenizá-la pelo site. E agradecer tb. Estou por aqui quase todo dia desde que o descobri.
conexaoparis
Cara Carla. Eu cheguei aqui em 1983…imagine.
Você tem razão sou turista em Paris e serei sempre. Meu marido é francês e ele diz que graças à mim ele virou turista também. Eu acho a melhor cidade do mundo porque linda e pequena. O fato de ser pequena é muito importante porque viramos todos pedestres.
Carla Castro
Maria Lina,
meus (poucos) dias em Paris passaram maravilhosamente e com certeza você e as preciosas dicas do seu blog ajudaram e muito! Vou tentar postar sobre eles assim que possível.
Tenho uma pergunta… não sei há quanto tempo você mora aí, mas a cidade de alguma forma já deixou de te deslumbrar?
Porque tenho a impressão de que se morasse em Paris sairia todo dia de casa com a camera no bolso e com pelo menos uma hora de folga no itinerário. Tenho impressão de que seria turista para sempre nessa cidade 🙂 !
Abraços e obrigada pelas dicas,
Carla
Monica
Ola, acabei de ler o blog e achei otimo! Dicas preciosas e importantes pra quem como eu ainda não conhece Paris. Estarei ai em fevereiro pra comemorar o meu aniversario e aproveitarei as dicas. Parabéns.
Natalia
Ola!!!
Parabens pelo site, mto dinamico, e bem criativo, todo qia qdo arrumo um tempinho dou uma espiadinha.
FELICIDADES!!!