A praça Vendôme em Paris é uma das mais bonitas da cidade. Pequena, simples, limpa, nem árvores ela possui, só a arquitetura homogénea dos prédios e a imponente coluna central.Praça das joalharias de luxo e do famoso Hotel Ritz.

Place Vendôme, em Paris

Place Vendôme, em Paris | Foto de Andy Ray

Se a concepção desta praça data de 1699 foi preciso esperar até 1893 para que a primeira joalheria fosse instalada, a Boucheron, que quis sair do Palais Royal onde estava instalada para se aproximar da Ópera Garnier recém construida. Em 1898 César Ritz compra um imóvel na praça para transformá-lo em hotel e aí um grande número de joalheiros transformam a Vendôme na grande praça das joias de luxo.

Durante os anos 1980 a Vendôme ficou meio esquecida pois os milionários preferiam a avenida Montaigne. A construção nos anos 1990 da pirâmide do Museu do Louvre e a inauguração da loja Colette e do hotel Costes permitiu à praça de reencontrar seu brilho.

E a praça voltou a ser o grande lugar do encontro dos elegantes do mundo todo.

A coluna da praça foi construída em 1810, com o bronze de 1200 canhões retirados aos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.

Uma curiosidade, a praça possui três moradores. Um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador. No mais os prédios são ocupados pelas joalherias e seus ateliers, pelo hotel, por um ministério do Govêrno francês e por escritórios de advocacia.

Informações sobre todos os joalheiros da praça: www.comite-vendome.com

Ps. Eu atravesso esta praça todo dia na minha caminhada obrigatória, boa brasileira que sou. Vou até o Jardin des Tuilleries e volto.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris