A pirâmide do Louvre é um projeto do arquiteto sino-americano I. M. Pei. Inaugurada em 1988, está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal.
A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu. A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico era interessante.
Nós dizemos sim a pirâmide, na realidade são cinco pirâmides. A grande central, três menores nas laterais e nas costas da central e a quinta, a chamada pirâmide invertida, que se encontra no interior do Carrousel du Louvre.
A grande pirâmide é uma estrutura de vidro e metal, medindo 20,6 m de altura sobre uma base quadrada de 35 metros de lado. Ela possui 603 losangos e 70 triângulos de vidro. Um mito diz que o número de placas de vidro da pirâmide é exatamente 666, número associado a satã. Este mito reapareceu quando Dan Brown confirmou esta informação no Da Vinci Code. Na realidade a pirâmide possui 673 placas, de acordo com informações oficiais do museu.
Eu fui durante oito anos aluna da escola de história da arte do museu. Durante todos estes anos eu a admirei como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Uma construção perfeita. Maravilhosa do exterior ou do interior.
Um detalhe divertido, limpar os paineis de vidro é uma história complicada. São alpinistas que se encarregam desta tarefa altamente escorregadia.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Leia também:
- Seis obras que você não pode deixar de ver em sua primeira visita ao Louvre
- Como entrar no Louvre sem filas
- Visita guiada ao Museu do Louvre
- O Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial
- O restauro da Vitória de Samotrácia
- O departamento das artes do Islã no Louvre
- Paris Musem Pass, que dá acesso a mais de 60 monumentos e museus em Paris
Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart.
Conheça os apartamentos para alugar perto do Louvre da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Vívian Campanelli
Meus Deus Lina!
Parabéns!!!! To arrepiada aqui com a sua experiência… você faz a vida valer a pena hein… que orgulho!!!
Só por curiosidade… você fez doutorado em que?
Você inspira a gente viu! Adorei… de verdade!
beijos
Juliana
Oi, Lina! Tudo bem???
Fiquei super feliz em saber da sua experiência no Louvre!!!! É um sonho que eu acalentei durante muitos anos, mas não pude realizá-lo pelas circunstâncias da vida…..chuinf……Mas ainda tenho esperança de um dia poder freqüentar as arcadas do Louvre como aluna! Nem que seja depois da minha aposentadoria!!!! Seria a glória!
Por favor, Lina, vc saberia me dizer se o Louvre aceitaria funcionários estrangeiros para trabalhar como monitores? É necessário concurso público para entrar lá? Onde eu poderia me informar a respeito? Desde já super agradecida!!!!!
Mil bisous!!!!!!
Juliana
conexaoparis
Patrícia e Vivian
O louvre possui dois cursos. Um a noite, durante 1 ano, Historia da Arte. Este curso se chama Rachel Boyer e não é profissionalizante.
Em seguida existe o Curso História da Arte em 4 anos. No final os formandos podem trabalhar na área. Este curso de 4 anos oferece também várias especializações: arte medieval, arte contemporânea, arte pre colombiana, arte primitiva…etc. Quer dizer, após os quatro primeiros anos o aluno continua estudando os assuntos escolhidos.
Você pode ser aluna ou ouvinte. Eu poderia ter sido aluna, sem passar pelo concurso de entrada, porque possuo um diploma de doutorado da universidade francesa. Preferi ser ouvinte para fugir das limitações tipo férias escolares.
Primeiro fiz o curso Rachel Boyer. Depois fiz várias especializações durante 7 anos. Tinha uma carteirinha que me permitia entrar no museu sem passar pela fila e sem pagar. Tinha aulas diante das obras nos dias que o museu estava fechado. Posso dizer que vivi praticamente 8 anos dentro deste museu.
isabel
a piramide e o louvre são mara!!!!
Vívian Campanelli
Meu Deus… que delícia Lina! Conte mais sobre a sua experiência das aulas de história da arte… isso daria um novo e ótimo post!!
beijos
Dani
Nossa, nem consigo imaginar o Louvre sem essa pirâmide! Acho lindo o contraste entre moderno x clássico que ela proporciona. Sem contar que o fato de ser de vidro dá a leveza que o ambinete pede! AMO!
Débora
Um professor meu da faculdade (de arquitetura, por sinal) esteve no Louvre antes e depois da pirâmide. Ele disse que antes dela, a entrada no museu era em outro lugar, e a praça estava sempre vazia. Depois da pirâmide, a praça passou a ser um lugar movimentado. E, de fato, em todas as vezes em que estive em Paris, todas já com a pirâmide, encontrei a praça cheia de pessoas.
Além disso, a pirâmide não esconde o prédio original do museu, e mesmo sendo de vidro, a forma de pirâmide, pra mim, tem uma forte relação com o passado.
Claudia Pimenta
oi maria lina! tb sou apaixonada pela pirâmide! acho o projeto sensacional! ficar sob a invertida é algo incrível, né? tenho muuuuitas fotos das pirâmides e não me canso de tirar mais, a cada vez que passo por aí… vc estudou artes no louvre? que chic, adorei saber! é um dos meus sonhos… bjs, querida!
Adriana Pessoa
Eu também gostei desta história,Lina…
Deve ter sido uma experiência incrível!
Patricia de Camargo
OI, você poderia contar mais sobre esta experiência como aluna no Louvre, e também gostaria de saber se eles oferecem cursos curtos de semanas ou de um mês?