Torta de framboesa, éclair (a famosa bomba, em português), financier, Saint-Honoré, Babá au Rhum… A lista de doces tradicionais franceses é grande. E a pâtisserie é um dos destaques da culinária francesa.
Em Paris, existem patisseries excelentes – algumas comandadas por chefs-patissiers famosos ou especializadas em alguma receita específica (leia aqui os melhores endereços de Paris). Comer um millefeuille do Jacques Genin ou os macarrons do Pierre Hermé são experiências inesquecíveis. Ou ainda uma éclair na L’Éclair de Genie, uma Madeleine na Mesdemoiselles Madeleines ou um profiterole da Profiterole Chérie.
Mas, assim como não bebemos um grande vinho todos os dias, as grandes patisseries são para momentos especiais. Afinal, uma simples éclair chega a custar 7 euros.
No dia-a-dia, são nas padarias que adoçamos a vida. Sim, pode ser que não seja a melhor éclair de todos os tempos, mas a vida não é feitas só dos melhores, não é mesmo? Uma singela tortinha de framboesa no meio da tarde alegra a vida.
E as tradicionais boulangeries-pâtisseries dão um charme especial à cidade. Em toda esquina de Paris, há uma padaria que também é patisserie, com suas lindas vitrines adocicadas.
No video abaixo, apresentamos uma tradicional boulangerie-patisserie parisiense, a Maison Collet, e seu chef-patissier.
Maison Collet
100 Rue Montorgueil | 75002
Leia também:
- Uma excelente padaria-confeitaria em Montmartre
- Des Gâteaux et du pain: uma das melhores padarias de Paris
- Brasileiros x franceses na padaria: uma diferença cultural
E conheça os outros personagens de Paris:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Eddie
Quando se trata de doces, as opções são quase infinitas nas ruas de Paris. Duvido muito que, em um teste às cegas, a imensa maioria dos clientes não habituais conseguiria diferenciar uma éclair de 7 euros de uma outra éclair “normal”.
Quanto ao vídeo, estava dando água na boca realmente, até 1m51. Haja Tic Tac pra salvar este doce. Por isso que dizem que não se deve olhar uma cozinha de restaurante, rsrs.
Gina
MARAVILHOSO!!!
Marcy
Quanta coisa deliciosa; realmente é programa imperdível; agora qto ao q o Nick achou eu concordo q p nós é surreal pelo q está custando o euro , porém não nos esqueçamos q eles ganham em euros e 7 é bem menos q um doce onde moro q custa 12 reais, q é o q ganhamos. E a qualidade? ……
Marcy
Quanta coisa deliciosa; realmente em Paris é programa imperdível.
Cristiane Pereira
Que delícia esse vídeo! E que simpatia o chef Cyril! Concordo com Marcelo: depois de provar as verdadeiras iguarias da patisserie francesa, dá uma tristeza danada comer o que é feito aqui…!
Patrícia
Muito bom este post! adorei!
Retomando um post mais antigo (que tipo de bar você procura?), fiquei com uma dúvida. Qual o dresscode desses bares? e dos restaurantes? Sei que a pergunta é ampla, mas é mais para ter uma ideia e não ser barrada por não estar adequada. Tipo: precisa salto alto? (pensando que sou das viajantes que vai com mala bem levinha e só levo sapatos confortáveis). obrigada! ahn, sempre bom lembrar o quão ótimo é o blog!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, salto alto não é exigido. Geralmente os restaurantes mais sofisticados exigem terno e traje elegante.
Abraços.
Phillipe
Chorando de vontade de comer…
Marcelo
Quando estivemos em Paris, minha esposa e eu comemos uma torta de frutas vermelhas em uma padaria comum e era espetacular, quando voltamos para o Brasil eu tentei comer algumas por aqui que tinham uma cara parecida mas realmente era só a cara parecida (mesmo em lugares muito bons), o sabor, a textura, a quantidade de açúcar, tudo diferente, desisti de comer, só quando voltar para Paris. Depois que se come algo muito bom é como quando aprendemos a ler, depois que aprendeu não tem como voltar à estaca zero, e com a comida/bebida não tem como voltar a gostar de algo muito inferior depois de provar algo acima do padrão, você muda o parâmetro para sempre
MonicaSA
Que vídeo delicioso. De dar água na boca. O meu vício em Paris é frequentar boulangeries e patisserries. Oba, agora tenho mais uma para experimentar. À bientôt!!!
Nick
Concordo com a Lina, já comi doces deliciosos ao entrar ao acaso, nessas padarias que a gente encontra no meio do caminho. Por outro lado, ano passado vi uma cena que, pelo menos para a minha realidade, me pareceu meio surreal, uma fila enorme na porta da Éclair de Genie para comprar doces de 7 euros…