Por Evandro Barreto, autor do livro Na Mesa Cabe o Mundo, lançado pela Editora Conexão Paris.
Metade de Paris – a margem esquerda do rio – eu já conhecia por conta própria, cada vez melhor, com mais sabedoria e prazer a cada retorno. Na margem direita eu surfava um pouco, pelos locais relevantes, mas sem grande intimidade com transversais, galerias, lojas de griffe e restaurantes de charme comportado. Essa era o domínio incontestável de La Blonde, que só vim a encontrar quando a vida nos fez prontos, numa esquina mágica, não do sexto ou do oitavo arrondissement, mas sob o sol do Leblon.
Ela, Wagner, eu, Vivaldi; ela, Van Eyck, eu, Hyeronimus Bosch; ela, “O grande Gatsby”, eu, “O velho e o mar”; ela escargots, eu, moules à provençal; ela, champagne, eu, calvados; ela, Descartes, eu, Pascal; ela, leão, eu, caranguejo. No primeiro momento, conectados por amigos em comum, não nos sabíamos ainda senhores dos recortes de um quebra-cabeça com apenas duas peças, que o tempo nos levaria a encaixar, ao longo de um percurso sinuoso pelos botecos cariocas e as areias cearenses, as neves escandinavas e as araucárias de um Brasil com sotaque europeu. Cada um sentindo, com excitação e irritação, os cotovelos do outro-outra abrindo espaço na sua vida. Abrindo a vida.
Como manter inquebrantável a cumplicidade estabelecida em torno de bar, Bach e Barthes? Como não temer quem nos traz rosas brancas, que protegem os cancerianos, e aponta em nosso mapa astral horizontes e abismos, o necessário desconforto das mudanças para o merecimento do novo? Como conciliar Pascal e Descartes?
Paris tem muitas pontes. Foi tudo o que precisávamos para unir as duas metades, fazendo, enfim, de histórias paralelas um território partilhado.
La Blonde é pitaqueira do Conexão Paris e personagem do livro Na Mesa Cabe o Mundo, de Evandro Barreto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Mada'
Dodo, quanta sensibilidade, que declaração ! La Blonde merece e nos pegamos carona na sua ponte, que desfecho! Adoro essa mesa parisiense !
VITOR HUGO RINTER
Fã que sou, incondicional, desta bela página da Conexão Paris, que todos os dias me brinda com textos e imagens que só fazem aumentar minha saudade por esta cidade singular, eu diria até enigmática – minha esposa, parceira destas viagens deslumbrantes da nossa maturidade – também pensa assim. Agora, mais esta, terna e romântica história de encontro e amor, tão evocativa quanto todas as esquinas, ladeiras, bulevares e as margens do Sena, seja na direita ou esquerda, não importa. Não basta, para quem lê, apenas uma linda história de amor, é preciso que o texto nos leve aos escaninhos da alma, de toda aquela magia que, não mais do que de repente, toma conta, avassala, apaixona, enfim. Parabéns ao Dodô e a La Blonde. Sejam felizes, muito. É o que importa.
evandro barreto (dodô)
Eymard,
Pérolas e emoções compartilhadas entre casais.
Parabéns a Lourdes e a você por terem ou ao outro nos últimos e nos próximos (no mínimo!) 24 anos.
evandro barreto (dodô)
Juliana, Beth Lima, Tatyana Mabel,
La Blonde e eu agradecemos tanto carinho.
Rodrigo, são muitos os caminhos do amor. E inúmeros os do desamor.
Álvaro, você e sua outra metade entendem muito bem disso.
Lina e Mariana, vocês sabem fazer as emoções se sentirem em casa no CP. Merci!
Eymard
Declaração de amor a la Dodô! Que espetáculo. Contrastes de uma vida que se encaixa. Quem diria que nos encontraríamos e nos encantaríamos com o casal? Bastou uma ponte. Uma conexão. Uma janela. Logo nos reconheceríamos amantes de Paris a la gauche ou droite, não importa.
alvaro
Dodo, que beleza de declaracao de amor para La Blonde …
Tatyana Mabel
Queridos,
Um prazer ler o livro, ler esta declaração de amor e todos os seus itinerários pelas artes, pela mesa,… Se na mesa cabe o mundo, dela não escapa o coração! Prazer em tê-los nessa simpática convivência virtual. Um cheiro bem grande!
Rodrigo Lavalle
Uma vez uma francesa me explicou assim porque o namorado a trocou por outra: “Eu sou morena e ela é loira. Eu sou magra e ela é gorda. Eu sou rive droite e ela é rive gauche.”
Beth Lima
Dodô e Beth
Que linda a história do amor de vocês! Também fiquei emocionada.
O amor não tem tempo determinado para acontecer, não depende de idade. Basta um olhar, a energia que está no ar à espera de um encontro que parece casual mas não é. Esse é o começo de tudo.
Desejo a vocês aquilo que a vida já lhes ofereceu e muito mais, muita, muita felicidade. E muitas viagens pra celebrar essa união.
Beijos com carinho,
Beth Lima
JulianaL
Me emocionei c o texto! Q casal encantador!!! Parabéns pelo texto, cumplicidade e caminho traçado em conjunto !! Se já era fã, sou de carteirista agora…