Por Mariana Berutto
Raras cidades no mundo conseguiram preservar sua história por meio da arquitetura como Paris. Mas a beleza da cidade não está apenas por trás das fachadas e dos momumentos centenários. Na verdade, o segredo está por trás da vocação da cidade para a inovação. É a ousadia arquitetônica da cidade que construiu os maiores cartões postais de Paris.
A Torre Eiffel, construída em plena era industrial (1889), foi na época um símbolo da proeza tecnológica francesa. A ousadia do projeto era tamanha que chocou os parisienses. Reza a lenda que o escritor Guy de Maupassant, um dos maiores críticos do projeto, quando questionado porque almoçava todos os dias no restaurante da torre, respondeu: é o único lugar de Paris de onde não se vê a feiura da estrutura da torre.
Assim como a torre, o urbanismo de Haussmann, a pirâmide do Louvre e o Centre George Pompidou se tornaram cartões postais da cidade. Essa é a parte que geralmente é conhecida pelos turistas. Porém, Paris oferece muito mais do que isso. E, para os amantes da arquitetura contemporânea, a cidade é um prato cheio.
Com o objetivo de divulgar a riqueza da arquitetura contemporânea da cidade, a prefeitura de Paris lançou um mapa em que você poderá conhecer 150 projeto inovadores na cidade. Veja abaixo alguns exemplos:
Se você gosta de arquitetura contemporânea ou quer conhecer uma Paris moderna e inovadora, baixe o mapa da Prefeitura (aqui). Tenho certeza que será uma grande passeio!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Murilo Paes
MARCELLO BRITO: EXCELENTE COMENTÁRIO
regina
Quai Branly, do Jean Nouvel é fantástico! Quando estará pronta a CITÉ DE LA MUSIQUE, alguém sabe?
conexaoparis
Regina
A Cité de la Musique está funcionando há muito tempo.
http://www.cite-musique.fr/francais/Default.aspx
Urbano Canoas
Ótimo post! Já estou anotando novas dicas de Paris para o breve retorno!
mariana berutto
Oi Marcello, excelente, você tem toda razão.
Adriana Pessoa
Marcello,
gostei muito do que vc escreveu porque nunca tinha pensado nisso:
a Paris que amamos é uma recente Paris.
Verdade!! Nem visitando o que restou do Louvre medieval, fiz essa reflexão.
Ótimo post Mariana!!
marcello brito
Mariana,
otimo post!
E como arquiteto eu sempre gostei da ousadia desse dialogo entre o antigo e o novo, lado a lado, que Paris oferece.
Mas para apimentar um pouco o debate eu penso que Paris, ao contrario, foi uma das poucas capitais europeias que nao preservou seu passado.
A Paris que aprendemos a amar não é a Paris medieval, renascentista ou imperial, de pontuais lembranças.
É a Paris do sec 19, bastante moderna em termos historicos, e não custa lembrar que o festejado haussmann foi a seu tempo impiedoso e fez do passado da capital terra arrasada, nao preservando sequer seus nucleo original, ainda relativamente intacto, na ile de la cité.
A tomada de consciencia para uma preservação mais efetiva é em Paris bastante contemporanea e data do meio dos anos 60, quando se aventou passar um trator por cima do Marais, entao um nucleo renascentista em estado decrépito e que foi preservado justo pelo abandono.
Mesmo assim belas estruturas como o les halles nao tiveram a mesma sorte e hoje partes do complexo podem ser admiradas em algumas cidades do japão que compraram o ferro velho.
Vil Muniz
Ahhhhhhhh Paris!!!!! Inspiradora como sempre!!!
beijocas Mariana!
Maria das Graças
Mariana, minha neta é estudante de arquitetura e, com o objetivo de lhe mostrar esses contrastes na arquitetura da cidade, selecionei a Fundação Cartier e o Instituto do Mundo Árabe, onde tinha uma exposição da arquiteta Zaha Hadid no início de outubro último. Infelizmente só conseguimos ver a Fundação Cartier da calçada. Estava em obras e só reabriria dia 21/10. O jardim, que faz parte do conjunto, estava em péssimas condições. Mas aquilo tudo arrumadinho deve ser uma beleza.
Kleber A. Torezan
MARIANA,
Parabens, acrescentaria nesse post a informação sobre o renascimento da região de Bercy, antigamente utilizada para armazenamento de produtos (vinho).
Segundo informações, o plano da Prefeitura revitalizou o local e hoje se transformou em um legal centro de compras.
Abraços a todos.
Kleber A.Torezan
LuciaC
Beleza de post, Mariana!