Por Mariana Berutto
Raras cidades no mundo conseguiram preservar sua história por meio da arquitetura como Paris. Mas a beleza da cidade não está apenas por trás das fachadas e dos momumentos centenários. Na verdade, o segredo está por trás da vocação da cidade para a inovação. É a ousadia arquitetônica da cidade que construiu os maiores cartões postais de Paris.
A Torre Eiffel, construída em plena era industrial (1889), foi na época um símbolo da proeza tecnológica francesa. A ousadia do projeto era tamanha que chocou os parisienses. Reza a lenda que o escritor Guy de Maupassant, um dos maiores críticos do projeto, quando questionado porque almoçava todos os dias no restaurante da torre, respondeu: é o único lugar de Paris de onde não se vê a feiura da estrutura da torre.
Assim como a torre, o urbanismo de Haussmann, a pirâmide do Louvre e o Centre George Pompidou se tornaram cartões postais da cidade. Essa é a parte que geralmente é conhecida pelos turistas. Porém, Paris oferece muito mais do que isso. E, para os amantes da arquitetura contemporânea, a cidade é um prato cheio.
Com o objetivo de divulgar a riqueza da arquitetura contemporânea da cidade, a prefeitura de Paris lançou um mapa em que você poderá conhecer 150 projeto inovadores na cidade. Veja abaixo alguns exemplos:
Se você gosta de arquitetura contemporânea ou quer conhecer uma Paris moderna e inovadora, baixe o mapa da Prefeitura (aqui). Tenho certeza que será uma grande passeio!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
Christine
Ola!! O link para o mapa da prefeitura nao esta mais ativo!! Voce sabe onde poderia encontra-lo??? Abracos
Rodrigo Lavalle
Christine, como o artigo é bem antigo eu não sei mais onde ele poderia estar. Tentar procurar no site de Paris: http://www.paris.fr/.
Abraços.