A publicitária Kátia Becho esteve no Grand Palais ontem. Abaixo seu texto e fotos.
A monumental escultura de Anish Kapoor
“Woaw!”. Foi assim que a roqueira americana Patti Smith reagiu ao primeiro contato com Leviathan, arte de Anish Kapoor feita especialmente para o Monumenta 2011 do Grand Palais. A obra é uma escultura inflável gigante de 72 mil m3 e 35 metros de altura, um volume único e monocromático que propõe uma experiência sensorial poética e filosófica. Quando se chega ao Grand Palais, logo somos convidados a passar por uma porta giratória escura. De repente, nos vemos no interior de algo estranho, vermelho – artérias gigantes? Logo depois, o impacto da dimensão impressionante e dos espaços vazios cede lugar à leveza do diálogo entre o interior de Leviathan e a estrutura metálica do Grand Palais. A luz e a passagem do tempo são aliados importantes para viver essa experiência. Por isso, vá durante o dia e reserve umas duas horas para contemplar, por dentro e depois por fora, essa monumental escultura de Anish Kappor, inglês nascido na Índia e um dos maiores nomes das artes plásticas mundiais atualmente.
Estando lá dentro, não deixe de observar a reação das pessoas entrando na escultura, principalmente crianças. Há monitores que falam inglês e que estão lá para responder às inúmeras perguntas que nos vêm à mente. Lá fora, circule em volta das quatro grandes bolas intercaladas, sente-se por alguns minutos no café do espaço e veja o movimento da luz e da sombra conversando com Leviathan. Há uma livraria onde, além do catálogo da exposição, você poderá comprar outros livros de arte. Às quintas-feiras, há uma programação paralela de concertos, dança e performance relacionadas à obra de Anish Kapoor.
A montagem de Leviathan levou 2 dias e mobilizou 30 pessoas da empresa alemã Hightex GmbH. O tecido na cor ‘beringela’ foi desenvolvido exclusivamente para Anish Kapoor pela indústria têxtil francesa Serge Ferrari e usa uma tecnologia que mistura poliéster e PVC.
Na saída da exposição siga o ritual da turma aqui do Conexão Paris e aproveite o terraço do Mini Palais, restaurante/bar/lounge que fica na esquina da Avenue Winston Churchill (www.minipalais.com) . Funciona todos os dias, de 10h à 1h da manhã e oferece menu a 28 euros (entrada e prato principal ou prato principal e sobremesa).
Serviço: Monumenta 2011 – Anish Kapoor- Nef do Grand Palais – entrada principal Avenue Winston Churchill 75008 – Paris Metrô: Franklin Roosevelt e Champs-Élysées Clemenceau. Até 23 de junho de 2011. De 10h às 19h às segundas e quartas e de 10h à meia-noite de quinta à domingo. Fechado às terças.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Francy
Eymard , obrigada pela dica de Milão.A trattoria é excelente , comida “superb” , segui seus passos e amei !
eymard
Francy, delicia o teu relato!
Francy
Bom dia Lina ! Acorde de bem com a vida, pois seu trabalho é fantástico , e os elogios só correspondem a verdade.Continuo lendo seu blog diariamente , pois como todos sabemos, CP também é cultura ! bjs e um ótimo domingo !
Beth
Francy
Eu também não gosto do Procope.
É mais fama do que outra coisa, risos.
É como o Garota de Ipanema no Rio, local para turista, risos.
Carioca não vai lá!
Risos e abs.
Francy
Beth , você está coberta de razão, como já dizia a letra “quem sabe faz a hora , não espera acontecer “, o mundo já está tão complicado, que os momentos bons , devem ser sorvidos como um bom vinho! Aliás Beth , por falar em vinhos , as opções do Bon Marché , são cada vez maiores.Outrossim, desisto do Le Procope , cada nova tentativa , maior a decepção. abs.
Beth
Francy
Que bom que vc redescobriu a “sua” Paris na primavera!
É aquilo que eu sempre digo, Paris é sempre alegre, basta estar de bem com a vida.
Na última vez que sentei na varanda do Deux Magots estava tudo branquinho de neve e mesmo assim lindo, o sol brilhando sobre a rue de Rennes. Volto em outubro para colher umas folhas de outono…
Um abraço!
Francy
Tive a sorte de estar em Paris neste maio.O Grand Palais , no dia que fui estava lotado.Sem problemas, valeu enfrentar fila, a exposição sensacional .Mas como descrever esta primavera em Paris ?Tempo maravilhoso ,nada de chuva , jardins floridos, tudo perfeito !chá da tarde no mini Palais , vento frio na tarde de domingo , programa perfeito. Lina , sua dica do Festival de Jazz em Saint Germain, foi excelente , logo na abertura, um sábado sentada no Deux Magot ,taça de vinho a mão, brindei a vida , e ao previlégio de poder desfrutar de momentos assim.Como sempre afirmo, suas dicas , mesmo prá quem já conhece Paris, são tão mastigadas e atualizadas ,que constituem um guia a parte.Seu blog é na verdade , O Melhor de Paris a Sua Escolha. Sim ,você guia todos , mas com uma gama tão grande de opções, que cada um de nós escolhe faz a Sua Paris .Deixei que a cidade me guiasse, e nisto quem ganhou fui eu , a cidade me brindou com muito sol, as vezes um pouco fria, outras nem tanto , mas sempre com programas inesperados, com luzes fantásticas, e melhor :conheci franceses de bom humor ,e também rindo.Beth :descobri que a “minha Paris”, é fantástica na primavera !
conexaoparis
Francy
Vou dormir feliz com tantos elogios. Obrigada.
Madá
Katia, seu texto está perfeito e as fotos estão bem originais! Porém, nem consigo imaginar a exuberância dessa exposição ao vivo. Obrigada por compartilhar conosco.
Regina, eu adoro o Redon ! As borboletas dele são lindas! Essa exposição deve ser bem especial mesmo. A primavera é de fato uma época maravilhosa de ir à Paris! Também tive a sorte de ver a nave do Grand Palais durante a exposição de artistas contemporâneos, muitos iniciantes. A experiência do Mini-Palais também é imperdível. A vista dessa varanda para o Petit Palais é linda!
Regina
A exposição é fantástica. Ótimo ter conferido as dicas do site. A fila estava pequena, o calor é que era grande. Os bilhetes foram comprados na hora. Outra exposição absolutamente imperdível é ” Odilon Redon,Prince du Rêve” tb no Grand Palais. Obrigada tb por ter degustado o melhor crêpe da minha vida no Marais.
conexaoparis
Regina
Esta creperie do Marais é divina.
Mirella Cozzi
Pessoal,
eu fui ao Grand Palais – era um sonho antigo – no mesmo dia q Katia e ratifico suas impressoes. A obra de Kapoor eh realmente fascinante.
Beth, acho até mesmo q se tornou duplamente especial o fato de ter vivenciado o grande espaço do GP “preenchido” pelo Leviathan. Inesquecível !
Sueli OVB, vc “tem que” dar um jeito de conhecer o GP por dentro, pelo q tenho visto, está sempre acontecendo alguma coisa na “nef”.
Abracos p todos.