A publicitária Kátia Becho esteve no Grand Palais ontem. Abaixo seu texto e fotos.
A monumental escultura de Anish Kapoor
“Woaw!”. Foi assim que a roqueira americana Patti Smith reagiu ao primeiro contato com Leviathan, arte de Anish Kapoor feita especialmente para o Monumenta 2011 do Grand Palais. A obra é uma escultura inflável gigante de 72 mil m3 e 35 metros de altura, um volume único e monocromático que propõe uma experiência sensorial poética e filosófica. Quando se chega ao Grand Palais, logo somos convidados a passar por uma porta giratória escura. De repente, nos vemos no interior de algo estranho, vermelho – artérias gigantes? Logo depois, o impacto da dimensão impressionante e dos espaços vazios cede lugar à leveza do diálogo entre o interior de Leviathan e a estrutura metálica do Grand Palais. A luz e a passagem do tempo são aliados importantes para viver essa experiência. Por isso, vá durante o dia e reserve umas duas horas para contemplar, por dentro e depois por fora, essa monumental escultura de Anish Kappor, inglês nascido na Índia e um dos maiores nomes das artes plásticas mundiais atualmente.
Estando lá dentro, não deixe de observar a reação das pessoas entrando na escultura, principalmente crianças. Há monitores que falam inglês e que estão lá para responder às inúmeras perguntas que nos vêm à mente. Lá fora, circule em volta das quatro grandes bolas intercaladas, sente-se por alguns minutos no café do espaço e veja o movimento da luz e da sombra conversando com Leviathan. Há uma livraria onde, além do catálogo da exposição, você poderá comprar outros livros de arte. Às quintas-feiras, há uma programação paralela de concertos, dança e performance relacionadas à obra de Anish Kapoor.
A montagem de Leviathan levou 2 dias e mobilizou 30 pessoas da empresa alemã Hightex GmbH. O tecido na cor ‘beringela’ foi desenvolvido exclusivamente para Anish Kapoor pela indústria têxtil francesa Serge Ferrari e usa uma tecnologia que mistura poliéster e PVC.
Na saída da exposição siga o ritual da turma aqui do Conexão Paris e aproveite o terraço do Mini Palais, restaurante/bar/lounge que fica na esquina da Avenue Winston Churchill (www.minipalais.com) . Funciona todos os dias, de 10h à 1h da manhã e oferece menu a 28 euros (entrada e prato principal ou prato principal e sobremesa).
Serviço: Monumenta 2011 – Anish Kapoor- Nef do Grand Palais – entrada principal Avenue Winston Churchill 75008 – Paris Metrô: Franklin Roosevelt e Champs-Élysées Clemenceau. Até 23 de junho de 2011. De 10h às 19h às segundas e quartas e de 10h à meia-noite de quinta à domingo. Fechado às terças.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
jorge fortunato
Adriana
Este ano eu vou! Ou será que volto à Paris antes???
Sueli OVB
Wow, para o texto da Kátia! Dá vontade estar lá agorinha mesmo. Mas…
Um dia ainda consigo conciliar uma estadia em Paris com alguma exposição nessa nave do Grand Palais.
Gostei da idéia de Inhotim, Edu! Adoro Inhotim e acho que o lugar tem tudo a ver com a arte de Kapoor.
Dodô
Katia,
Os comentaristas anteriores esgotaram os adjetivos sobre a obra. A mim, cabe elogiar, de publicitário para idem, a quallidade do texto e a cobertura fotográfica, com o uso sensível da escala humana para dramatizar a monumentalidade da peça.
Parabéns.
Beth
Maria das Graças
Vale a pena conhecer a nave do Grand Palais!
Especialmente se ela estiver vazia…
É impressionante…
Adriana Pessoa
Incrível. Adoraria ver.
Em Inhotim ou Paris.
Edu,
que bom saber que gostou de Inhotim. Estava curiosa.
Agora estamos esperando a visita da Helena Bauerlein e do Jorge Fortunato.
Abçs.
elizabeth guttler
eu estive la e realmente fantastico tinha uma fila pequenina tudo tranquilo dei sorte de estar em paris nunca tinha entrado no grand palais era tudo novidade para mim agora estou em budapeste volto no final do mes para paris entao tenho que ler as informacoes da Lina esta um calor gostoso aqui
Jose Mauricio
Impactante é a palavra!!! Lembra um zepelim num hangar…
bia
Fantastico!!! Realmente impressionante!!!
Ver, interagir, sentir… enfim, essa exposiçao deve ser aquele tipo de experiencia q nos transforma. Amo!
Q pena q nao estou em Paris…
Edu
Se vc nao mora em BH, acho q e melhor vc ver a exposiçao em Paris. Inhotim esta muito caro. Por incrivel q pareça. Melhor pesquisar bem antes. Coisas do Brasil.
Eliana Barbosa
Gostaria imensamente de estar aí para ver e sentir…
Beth
É simplesmente espetacular!
Fiquei sem fôlego apenas de olhar as fotos…