Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Mag
Sou Paulistana e amo minha cidade, hoje moro no Rio de Janeiro e respeito a realidade daqui. Tudo é uma questao de respeito. …. Antes de falar de outras culturas, olhe para a sua.
Perdoem a ignorancia da ALICE , ela esta estava procurando OZ !!!
ALICE – ACORDA!!!! ACORDA!!!! O Mundo de OZ nao existe e Papai Noel tb nao. Vc esta fora da realidade , lhe falta leitura , estudo e educaçao.
Quando meu irmao esteve em Paris estava sendo mal tratado por um atendente……um parisiense interrompeu o atendente chamando sua atençao e logo em seguida se dirigiu ao meu irmao dizendo. ` Nos Franceses pedimos desculpas, pela fala de respeito deste homem. Por favor nao leve esta imagem do nosso povo. ` Hoje sou eu que peço desculpas e peço o mesmo ao amigos Franceses.
Mô Gribel
As pessoas são diferentes, gostam e se emocionam por coisas diferentes.
Gostar de uma cidade é subjetivo, tanto quanto gostar de uma música, de um quadro, de um perfume, de uma pessoa.
Eu prefiro o olhar generoso. Não conheço Paris ainda, irei no final do ano. Provavelmente não verei muito do que vc conta no seu blog, pois acho que antes gostaria de conhecer o ‘básico’, pois meu tempo é curto.
De qualquer maneira, certamente vou me lembrar e procurar pelas coisas e lugares que você cita.
E se eu não gostar, não tem nada a ver com você, mas com os meus olhos que não estavam sintonizados da melhor maneira.
Achei o e-mail dela muito grosseiro, para ser sincera.
Edith
Isabel, foste felicíssima na citação. Mais verdadeira, impossível!
Lucimara/Florianópolis SC
Tomara que essa senhora consiga convencer uns amigos, vizinhos, parentes, conhecidos.. tomara que mande e-mails para todos os japoneses que ela conhece… quem sabe assim desaparecem principalmente de Paris e Veneza (que são as minhas grandes paixões) aqueles grupos horríveis, com seus chapéus medonhos seguindo aqueles guias com uma bandeirola… e o que chama atenção nesses grupos é que não param… parece que estão numa linha de produção… passaram rapidamente fotografando tudo e mais um pouco… e só. Ninguém para.
Quem já viu um desses grupos sabe de quê estou falando. É compreensível que essas pessoas não gostem de Paris.
São os mesmos que detestam Veneza por ela “cheia mal”!!
Pobres almas…
isabel
Lina, vou dizer o que penso citando Julio Cortazar, que viveu e morreu em Paris.”Ando pelas ruas de Paris sempre olhando ao redor.Quando volto para casa, trago comigo uma espécie de quadro de baixo do braço, formado por sons, cores e odores”
Malu
Querida…Paris é fascinante, é romantica, é tudo de bom. Mil vezes eu tivesse grana, mil vezes voltaria a Paris. Essa pessoa não foi atrás de sonhos e fantasia em Paris, ela foi buscar talvez um lado dela que é obscuro e daí procurar só defeitos e não exaltar-se com as qualidades. Continue com esse seu trabalho lindo e esqueça a opinião desta leitora…afinal Paris é minha, é sua e de quem quiser viajar pelo universo da contemplação. Beijinhos e boa noite
Zirlei
Conheci esta Paris do e-mail…eu e tantas outras pessoas. Concordo com a Lina quando ela relaciona seus convidados no Brasil. Todo o país tem seus problemas. Porém, Paris é mágica…nostalgia.
Paris é linda!
Ela deve ter sido muito mal recebida no primeiro momento, (aconteceu comigo)….e levou esta impressão durante toda sua estadia….que pena!
Eliane Couto
Eu não conheço o Japão, mas se for o oposto de Paris, definitivamente eu prefiro não conhecer. Paris é tudo de bom, não existe nada igual. É uma cidade com alma.
Lina, continue nos descrevendo a tua Paris.
Beijos
carla
Lina, fui para Paris pela 4a vez, desta vez com dicas do seu blog. Como sempre, amei!!! As dicas foram otimas, nos divertimos muito (aliás, faço propaganda do seu blog para todo mundo).
Paris tem problemas? Sim, como qualquer outra cidade do mundo? Os parisienses são antipáticos? Para quem frequenta Paris ha mais de 20 anos, acho até que eles estão bem simpáticos.. O metrô é horrivel? é velho, mas não é insuportável.. e você vai para absolutamente qualquer lugar de metrô.
E mesmo tendo todos os defeitos do mundo, Paris vai ser sempre um charme, triste de quem não tem capacidade para apreciar isso.
Um beijo e continue com seu blog! É uma forma de eu matar a saudade dessa cidade tão maravilhosa.
virginia
Oi, Lina!
É engraçado, já tem mais de um ano que eu acompanho diariamente o seu blog, e às vezes sinto meio que como se você fizesse parte da família. E por esta razão fiquei bem chateada com o tal do e-mail, achei seco e agressivo, realmente sem propósito.
Em primeiro lugar, o serviço que você nos presta é de primeiríssima qualidade, compartilhar, com tanto carinho, suas impressões sobre essa linda cidade, dando-nos também dicas de valor inestimável sobre tantos temas diferentes. O hotel onde ficamos no ano passado (e ficaremos em setembro próximo, já está reservado) foi dica desse blog (Trois Collèges, no Quartier Latin).
Amei Paris. Superou minhas expectativas. Realmente odiei o metrô, quando eu podia caminhava ou pegava ônibus (já o meu marido amou, vai entender). Gente, mas toda cidade tem problemas, a cidade é linda apesar de um ou outro problema.
Quanto ao humor dos franceses, claro que eles são bem reservados, mas todas as vezes em que tive que dirigir-me a alguém para pedir qualquer informação ou ajuda fui bem tratada. Houve até um senhor, na região da Torre Eiffel, que parou o seu exercício matinal para informar-nos e levar-nos até o ponto do ônibus para o Orsay, o que foi uma boa caminhada. Conversamos muito (em inglês, infelizmente não falo francês) ele contou-me que conhece o Rio, tem amigos que moram no Leblon, enfim, foi muito boa a experiência.
Lina, liga não. Você tem uma legião de fãs, uma grande família!
Beijão!