Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Renata
Pois é, tem gente que não entende. Sinto que não adianta insistir. Paris é uma festa! E, graças, não é só Hemingway que pensa assim. Ótimo Blog, ótima escrita, ótimas dicas. Beijocas.
Evani Pelegati
Paris.. sempre Paris!!
Que olhos esta senhora tem, heim!! Que mal amada!! Não conseguiu ver flores maravilhosas no Jardim de Luxemburgo ou no Tulheris, ou no Palácio Royal! Inacreditável. A beleza dos monumentos, a beleza da arquitetura e história que cada pedacinho de Paris tem a nos contar. Pobre mulher!
Eu conheci seu blog morando em Paris. Tive a oportunidade de desfrutar por 4 meses esta cidade linda e maravilhosa! Andei por todos os pequenos cantos da cidade, aqueles que só que mora na cidade tem o prazer e a felicidade de conhecer.
Tem alguma outra coisa melhor do que conhecer Paris de Bicicleta. Ah! Meu querido Veló. Que saudades !! A história francesa tem muito as nos ensinar. Com certeza esta mulher não teve a capacidade de saber nada sobre o que visitou. Senão, não teria tempo para dar importância aos mendigos e outras mazelas a que se refere. e que por sinal nem percebi!! Que alias, antes de eu sair para meu curso de frances as 7horas da manha, a minha rua era varrida e lavada diariamente. Os sacos de lixos em todas as esquinas eram trocados diariamente.
Tanto que ao ler os comentários de todos, fui ficando super emocionada com as descrições . Mato minha saudade visitando seu blog quase que diariamente. Lembro de cada detalhe da cidade.
O que dizer quando você chega de veló no começo da Avenue de L’Opera e vê aquele maravilhoso monumento! É de encher os olhos de lágrima. E sabe porque naquela avenida não há árvores? Justamente para não ofuscar a maravilhosa da obra prima que é a Opera Garnier. Tudo planejado e pensado. Com certeza essa senhora não sabe disso . Pena! Perdeu muito de todo o romantismo desta cidade maravilhosa!
Amo Paris.
Vou passar agora 45 dias na Provence! Curtir a Provence com os meus lindos olhos! Se tiver dicas da Provence pode me dar, aceito com carinho!
Parabéns pelo seu blog e continue assim, mostrando Paris com seus lindos olhos, assim como são os nossos!! Um beijao
Evani
Juliana Galante
Há quem passe por uma floresta e só veja lenha para queimar…
Beatriz Andrade
Realmente a beleza está nos olhos de quem vê! Descobri o seu blog após minha viagem a Paris, e adoro cada post pois me traz uma lembrança muito gostosa de tudo que vivi nessa cidade tão apaixonante. E aproveito tb para preparar a próxima! A ‘minha’ Paris é muito bem retratada através desse blog, e acho uma pena não ter conhecido esse espaço antes da minha primeira viagem. Não acho nem um pouco justa essa fama de mal educados que os franceses tem. Fui tão bem tratada em todos os lugares que fui, conheci pessoas maravilhosas e super interessantes durante a minha estada, que toda vez que ouço uma crítica assim tão gratuita e vazia em argumentos, fico indignada. E olha que eu quase não falo francês!Depois que voltei de lá, cheguei a conclusão de que a falta de ‘afetação’ dos franceses, confunde as pessoas. Ou então sou muita romântica em meu olhar sobre o mundo… ainda bem!! Parabéns pela dedicação a esse espaço tão útil e relevante para todos aqueles que se permitem experimentar PARIS!!
Osimar Pinheiro
Paris, Paris sempre Paris!!!
Paris é mais do que um estado de espirito eu diria mesmo quase uma religiao. A religiao dos apreciadores da historia, da arte, do saber viver e acima de tudo da BELEZA. Poucos lugares do mundo deram tanto a humanidade e de onde tantas idéias surgiram e continuam a eclater. Aos que nao conseguem identifica-la sinto uma absoluta falta de senso estético, a qual, nao existe escola para tal, porém a sensibilidade intrinseca dos eleitos.
sonia pedrosa
Lina,
Esse povo não pode ir a Paris! Esse povo tem que ir a Miami!!!
Edu Rocha
Ola Lina, é a primeira vez que ouço alguém falar que detestou Paris. Que pobreza de espirito! Parabens pelo blog e por dividir sua Paris conosco.
EDUARDO AQUINO MARTINS
Viu Lina, o quanto gostamos de você e de Paris? Todo mundo saiu em defesa de duas das coisas que mais gostamos na vida: Paris e o Conexão Paris!!
Lúcio Costa Júnior
Olá, Lina, eu também não concordo com a nossa colega leitora. Paris para mim foi tal qual descrito no blog. Estar em Paris pela primeira vez foi uma sensação de dèjá vu. Já tinha estado em Paris todos os dias desde que conheci seu blog. Estive lá em janeiro de 2008. E continuo estando, todos os dias. Não mais consegui deixar de acompanhar. O que seria do amarelo se todos gostassem do azul?, já dizia minha avó. Mais uma vez, parabéns pelo magnífico trabalho. Espero estar em Paris em breve. A saudade é grande.
Carlos Loyo
Oi Lina,
Como já disse em outros comentários, já tive a oportunidade de visitar Paris por 2 vezes, uma antes e outra após conhecer o seu blog. Também já lhe disse que a viagem após conhecer o seu blog foi muito melhor que a primeira, pois suas dicas (e a de seus leitores também) nos ajudam E MUITO a planejar uma boa viagem. As dicas de Paris que constam em seu blog são imprescindíveis de agora em diante para qualquer viagem que eu faça, e passo o seu blog a quem me perguntar sem medo de errar: a sua Paris é a mesma que eu vejo também.
Andei por estações de metrô sujas, assim como também andei em estações limpas. Andei em ruas com pedintes, como andei em inúmeras (até de madrugada) sem nenhum, e vale salientar uma coisa: mesmo quando os encontrava em alguma rua nunca fiquei com o medo como tenho aqui no Brasil mesmo em ruas sem nenhum! Fui atendido por franceses chatos, como fui atendido por muitos bem humorados. Também fui abordado por vendedores chatos na Torre Eiffel e nas escadarias de Montmartre, porém não ficar encantado com esses detalhes por causa disso é querer forçar a barra.
Amo Paris com todos os seus defeitos, e gostaria de saber se essa senhora acha o Japão perfeito! Se lá não tem nenhum pedinte, se lá não tem Japonês mal educado, pois se for assim, ela deveria sair de lá também!
Peço encarecidamente que não se deixe abalar por essas críticas infundadas, pois você nunca nos vendeu a imagem de que Paris não tem defeitos (e até os aponta de vez em quando), porém nos mostra que tem muita, mais muita coisa bonita de se ver!
Abraços.