Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Margarete
Olá Lina,
Estive em Paris em setembro de 2008. Uma curta viagem de 9 dias. Já acompanhava o seu blog antes de conhecer Paris e ainda continuo acompanhando. Gostaria apenas de deixar aqui registrado que Paris é uma cidade absolutamente encantadora, com problemas como qualquer outra cidade neste imenso mundo, mas ainda assim, encantadora. Vi Paris e mais do que isso, SENTI Paris.
Fotografo, por essa razão, acredito que sei bem “as individualidades na forma de olhar” . Considero “sua Paris” a “minha Paris” também! Aliás, pretendo muito em breve voltar, pra buscar meu coração que deixei por aí, as margens do Sena… 🙂
Oras… Paris é linda!
Parabéns pelo blog!
um abraço!
Carol Xavier Gauche
Nooooosssssaaaaa!!!!!!!! Estou pasma com a sensibilidade desta “blogueira”!!!!!!!! Acho que os olhos dela devem ter ficados bem fechadinhos, como os dos japoneses e o olfato aguçado por demais!!! Só pode ser!!!
Não vi nada disso que ela viu! Nem esse tal mal cheio no Sena senti!
Os franceses, com exceção de um garçom (que relatarei por email para a Lina brevemente – tirei até foto da fachada do restaurante) , foram muito gentis! Até me surpreendi com isso, pois já estava preparada para agüentar algumas grosserias (até pelos alertas lidos por aqui e tb pelo fato de não falar um “a” em francês).
A “minha Paris” é linda, bela e condiz plenamente com o postado por você, Lina!!!
Continue a nos encantar e nos alertar sobre a mágica PARIS!!!
Um beijo,
Carol
cris
Maria Lina, leitores.
Quando li o email e o post, só consegui pensar na frase que podemos ler na estátua de Montaige que fica na Rue des Écoles.
Aliás, sugiro um post sobre este monumento.
“Paris a mon coeur dès mon enfance. Je ne suis français que par cette grande cité – grande surtout et incomparable en variété, la gloire de France et l’un des plus nobles ornaments du monde.”
MARCELO LOURENÇO
cara maria,
sou fã do seu blog e ainda mais fã de paris, que é a minha cidade favorita. sou brasileiro, publicitário e moro em lisboa há quase 10 anos. e sei perfeitamente o que é falar apaixonadamente sobre uma cidade e receber o tipo de reação que a sua leitora do japão teve. acontece muito com quem vem à lisboa. e para toda a gente eu mostro este maravilhoso comercial alemão (acho que é alemão) da lufthansa.
http://www.youtube.com/watch?v=y087sbBRQWY
está tudo dito e a polêmica se encerra.
espero que ajude,
tudo de bom de lisboa,
marcelo loureço
Silvia
Ola!
Fui a Paris 3 vezes. A primeira vez foi um deslumbramento, a 2ª vez, poderia ter sido melhor e na 3ª vez foi a melhor de todas. Cada um tem a Paris que merece. A minha é encantadora como a que vc descreve. Como todos os lugares que há no mundo, temos o lado bom de se ver e o que preferimos não ver. Ir a um lugar onde não nos deparamos com a realidade do mundo em que vivemos é ir a uma ilha da fantasia. Prefiro ir ao Rio de Janeiro, a Paris e outros lugares onde vemos beleza e realidade, aprendemos a desfrutar de tudo de bom que temos e voltamos cada vez mais cheias de banho de cultura. Continue a divulgar seu blog. Acho ele o máximo!
Sharon
Cara Lina,
morei em Paris durante o ano de 2007 e, apesar de não ter passado uma vida inteira por aí, considero que tive experiênia durante tempo suficiente para construir uma opinião embasada e justa.
Ponto 1:
Paris é linda. Tem seus defeitos (quem nao os tem?), mas o saldo geral só pode ser positivo.
Ir a uma nova cidade, qualquer que seja ela, esperando encontrar apenas a concretização de idealizaçoes é bastante imaturo.
Há tempos se sabe que Paris não é constituída apenas pelo luxo que forma seu estereótipo, mas o grande barato está aí.
Apesar de todos os problemas que cercam a cidade, ela não perde seu charme.
Tem sim, clochards espalhados pelas ruas, mas continua romântica com as folhas caindo e formando caminhos nos jardins de luxembourg.
Tem sim, atendentes pouco cordiais, mas que muitas vezes só estão sendo assertivos e muito mais autênticos do que alguns que nos viram o estômago com sua simpatia excessiva e falsa.
O seu blog me serviu de guia durante o tempo em que estudei na cidade e continua me atualizando do que acontece lá . Me faz ter lembranças, boas e ruins, da minha vie en rose.
A sua Paris é a Paris de muita gente, mais sensata, que percebe os defeitos da cidade, mas sabe apreciar as inúmeras qualidades que este lugar tem e, sem dúvidas, superam qualquer problema.
Obrigada por transmitir um pouco dos encantos da verdadeira Paris para o resto do mundo. A magia completa só se consegue passando por lá…
Sharon
Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com
Nossa, sera que o Japao fez isso pra ela? Sera que a visao deles é tao diferente das nossa? Eu a-m-o Paris e seu blog retrata com precisao todas as coisas boas de la.
marcelo
Viajar é, antes de tudo, uma exepriência subjetiva e única. Uma cidade não é exatamente a mesma para duas pessoas, e nem é a mesma para a mesma pessoa em momentos diferentes. Sem falar que o mesmo lugar mostra-se diferente quando estamos com companhias diferentes.
Por isso relevo qualquer comentário depreciativo sobre lugares em que já estive. A “tua Paris” é só tua, e que bom que seja assim.
Ser apresentado a um lugar por alguém que conhece e realmente aprecia aquele lugar é totalmente diferente do que se for por alguém que não gosta de lá. E é isso o que torna o teu blog especial (no meu ponto de vista): estás apresentando aos outros a tua Paris, a Paris de que gostas. Quem a conhecer por tuas mãos gostará dela de forma parecida.
Já estive em Paris algumas vezes, já passei uma virada de ano na chuva no Champs de Mars, e te digo que a tua Paris é parecida com a minha.
E que bom compartihar isso com alguém.
abraço!
Claudia Urnikes
Ola Maria Lina
Todos os dias visito conexao paris e adoro ,foi assim que conheci Paris mesmo antes de ir,todos falavam que os Franceses eram malcriados e sem educacao,como essa pessoa acabou de comentar,entao eu digo sobre a minha experiencia ,de Setembro de 2008 do qual viagei eu a minha filha de 5 anos,mal educados sao os turistas , pois fui muito bem tratada em todos os lugares que fui,pedia informacao as vezes para homens de terno (pois com certeza esses estavam trabalhando)e quase me pegavam pelo braco para me mostrar como deveria chegar ao meu destino,mulheres parisienses conversavam comigo ate esperando o sinal abrir,eu acredito muito que as pessoas queiram agir como se estivessem no seu Pais ,se vc respeita as pessoas e e educado nao tem como tratarem de forma geral vc mal….Paris e um sonho como todos os lugares tem seu lado negativo ,Paris e encantador e nao e pra qualquer um.
beijos
Thaís
Passei o último reveillon em Paris, foram dias mágicos, a cidade linda, iluminada, dias maravilhosos, apesar do frio descomunal que fazia. Foi a minha 1ª viagem à Europa. Fiquei encantada!! Andei de metrô pra cima e pra baixo, me arrisco a dizer que é o transporte mais popular, pois Paris é muito bem servida pelas 14 linhas de metro. Não achei nada imundo… é normal! Todo mundo usa.
Não fui abordada por pedinte nenhuma vez, não sofri o golpe do anel, não vi baderna no metro na volta do reveillon no barrio latino…
Não falo francês e fui sempre muito bem atendida em inglês.
Fui aos restaurantes e aos bistros frequentados por parisienses, gente, que issoooo… é uma atmosfera mágica… que vontade de voltar e pedir um sanduíche de camembert com uma verre de vin no Deux magot!! 🙂
Ai, ai… Paris me encanta!
Esse triste relato da sua leitora só me causa espanto… que mal humorada. TAva lá com o marido, podendo aproveitar o lado gostoso da cidade e SÓ se precupou com os problemas… será que ela não conhece as grandes capitais?????
Lina, parabéns por nos permitir conhecer essa Paris fantástica!
beijocas,
Thatá