Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Sandra Mathias
Querida Lina,
Creio que não há mais nada a dizer depois de ler todas as postagens.
Sou jornalista e tenho navegado há duas semanas pelo seu blog, pois farei a minha primeira viagem a Paris em julho desse ano.
Parabéns pelo seu belo e incansável trabalho. Continue a fazê-lo, pois ainda não vi qualquer referência tão completa e emocionante sobre Paris na internet.
É uma pena que muitas pessoas sejam tão insensíveis e cruéis. Que tenham a oportunidade de visitar um patrimônio cultural como Paris e fiquem se apegando à mesquinharinhas, quando há tanto a viver e conhecer!!!
Quanta falta de generosidade, de carinho no olhar e de bagagem, não é mesmo!
Quando voltar, estarei aqui para compartilhar as minhas emoções sobre a nossa Paris – que serão muitas. Não tenho dúvidas!!!
Parabéns, querida. Continue firme.
Beijo carinhoso.
Lucio
Prezada Maria Lina,
Leio teu blog desde o início do ano passado. Não passo um dia sem lê-la. Nunca quis intervir, até hoje…
No final de 2007 estava preparando um trabalho para apresentar num congresso em Lyon e pretendia passar por Paris na volta.
Foram 11 maravilhosos dias! Eu e minha esposa queriamos sentir Paris ao máximo e alugamos um apartamento no 7eme.
Quem quer conhecer um local deve seimergir em sua atmosfera…
Não como os japoneses que fazem visitas rápidas que curtem em casa assistindo o vídeo ou vendo as fotos.
Sou descendete de japoneses e não suporto a mania deles: Alguém já viu turista japonês no singular? Querem visitar algo asseptico, insípido e inodoro….
Só andam em grupos falando a língua deles e algo que acham que é inglês (wuudu iû puriisu supiiku ingurishi?)…
A única pessoa que foi grossa conosco foi uma brasileira que falava com sua mãe em português. Minha esposa então pediu uma ajuda para enviar alguns livros que estavamos despachando ao Brasil. Essa pessoa foi tão desagradável conosco…. Quem nos socorreu foi a funcionária, francesa, da Poste que nos ajudou prontamente…..
Muito obrigado por tudos esses sonhos que você proporciona!
Raquel
Paris é perfeitaaaaaa!!!! Email totalmente desnecessário e de mau gosto!!! E o blog é nota dez!!! Parabéns!!!
marcia assis
Lina
Fui a PARIS EM SETEMBRO PASSADO E DIGO SEM HESITAR: NÃO HOUVE, DESDE ENTÃO, UM ÚNICO DIA EM QUE NÃO RELEMBRO MINHA VIAGEM. AMO PARIS; SONHAVA EM CONHECÊ-LA HÁ DÉCADAS E AS COISAS QUE VI DE RUIM SÃO VISTAS EM TODAS AS GRANDES CIDADES. PARIS SEMPRE SERÁ PARIS; LINDA, MAJESTOSA, HISTÓRICA. DAQUI HÁ 02ANOS, QUANDO COMPLETAR 50 ANOS, PRETENDO VOLTAR… E SONHAR…
LUciana
Acho que tive sorte porque estive em Paris na semana do dia 17.02 e fui bem tratada pelos franceses, não senti o fedor do Sena, andei em metrôs limpos e até usei um banheiro público em uma das estações ou talvez, eu não seja tão exigente quanto a leitura que odiou a cidade.
Laura
Puxa! Quantos depoimentos bacanas… Que coisa bonita uma provocação ter dado margem pra tantas declarações sensíveis, sensatas, poéticas. É assim a vida.
Célio
Nauhhhummmmmm….definitivamente….não….a Paris que eu conheci em setembro de 2006 foi outra…linda..maravilhosa…cheirosa…charmosa……..
ze ricardo
Quanta injustiça… Isto esta me cheirando a falta de cultura para viajar…
EDUARDO AQUINO MARTINS
Visitei Paris duas vezes no ano passado, nas duas vezes estava acompanhado da pessoa que mais amo no mundo e levei meus pais na última viagem. Para pessoas com um pingo de sensibilidade e bagagem cultural, Paris emociona… A visão da Torre Eiffel, a partir do Trocadero, levou minha mãe às lágrimas! Voltamos todos cheios de cultura e amor por aquela cidade. O que eu tenho a dizer a essa moça é que senti inveja de todos os mendigos que vi por lá, eles moram em PARIS!!
Ah, e outra coisa, Sra. Nipo-brasileira: Ao caminhar pelas margens do Sena, feche a boca, quem sabe assim o cheiro melhore!!
Belisa
Que loucura, a turista indignada tratou o blog como uma loja que vendeu um produto, aonde ela voltou pra exigir o dinheiro de volta, alegando propaganda enganosa!!! Só que ela é quem não soube usar o produto rsrsrsrs
Obrigada, Lina, por nos mostrar a sua Paris, com elegância e bom humor.