Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Marianna
ACHO Q ESTIVE NUMA OUTRA PARIS E OLHA Q FUI FUTRTADA NO MÊTRO; O LADO MÁGIGO , A HISTÓRIA ,A CULTURA AS DIFERENÇAS SOCIAIS E ECONOMICAS MARCARAM ESSA CARIOCA Q FUNCIONAÁRIA DO NOSSO SISTEMA DE SAÚDE ,PORTANTO POBRE ACHOU ESTAR VIVENDO NO PARAÍSO!!!!!!!!!!!
Flavia Pio
Nao consigo imaginar Paris sem problemas,assim como tantas outras cidades no mundo. Paris nao é cidade cenografica da Globo!! Adoro o Sena,adoro parar os tantos monumentos que estao em perfeita harmonia com a cidade,adoro sentar em frente a Torre Eiffel e fazer um piknique..Eu amo a cidade,com todos esses exagerados problemas…
Patricia
A minha Paris é também a sua: LINDA
Adoro seu blog, me ajuda a matar as saudades!
Paula Villocq
Lina, só tive oportunidade de conhecer Paris aos 30 anos em dezembro de 2007 quando passei uma semana de realização pessoal e profissional e não podendo deixar de falar realização de um sonho de menina. Não o bastante voltei a Paris novamente em dezembro 2008, dessa vez menos tempo porém em uma época bem especial, Reveillon!! Como já falaram, a beleza está nos olhos de quem a vê, de quem procura coisas boas! Espero poder voltar diveras vezes a minha Paris, nossa Paris, e sempre respirar a nostalgia de uma cidade de encanto inexplicavel. Nós, aqui no Brasil, não precisamos nem enumerar os problemas socio economico e culturais que temos e que nos coloca em risco dia após dia. Viva Paris!! e Viva vc Lina que me faz sentir Paris através da minha tela!!!
Francisca Grenzer
Olá lina,
que bom que temos Paris para aprendermos que existe os dois lados e que podemos vê-los de diversas formas.
Eu fui para Paris em Outubro e amei a cidade, só que não fiquei muito ligada nesse lado negativo, pois esse lado eu vejo todos os dias aqui em São Paulo, e o que mais encantou lá foi o Louvre .
Você também já nos mostrou Post da realidade dos mendigos que dormem enfrente da Galerias Lafayete . Então não sei o porquê do espanto dessa moça.
Beijo na alma
Giovanna
Caríssima Lina,
A “Tua Paris” também é a “Minha Paris”.
Os problemas citados no e-mail??? Todas as grandes cidades turísticas os possuem… Roma, Londres, Atenas, Bologna, Veneza, Miami, Lisboa, Madri… Não é porque estão na Europa ou nos EUA que as cidades são perfeitas. Quem é viajante sabe que os lugares não são perfeitos e que nem tudo é a Disneylandia, como num conto de fadas.
Paris é um mix de povos, tem branco, tem negro, tem francês, tem europeu do leste, tem imigrantes das ex-colônias, tem árabes, tem orientais, tem turistas bem educados, tem turistas mal educados… tem batedor de carteira, tem malandro, tem drogas e drogados, bêbados, tem lugares fedidos….
Tu não escondes os problemas de Paris e nem deixa de falar de hábitos franceses pouco saudáveis. Tu falas das coisas boas e belas de Paris e gostaria que continuasses assim. Visitando o blog me sinto muito mais íntima daí. Parece que a útima viagem a Paris foi ontem… Mesmo com todos os problemas Paris continua com encanto e brilho próprios. Bjão e sucesso sempre
Renata
Não consigo enxergar as coisas que essa pessoa relatou. Fiquei 11 dias em Paris. Usei o metrô todo o tempo. Fui de metrô para todos os lugares. Usei um banheiro público e fiquei com vergonha dos nossos banheiros brasileiros. O banheiropúblico era mais limpo que os de alguns shoppings aqui no estado de SP. Não havia a sujeira absurda que há nas ruas do Brasil. Havia a sujeira que muitos sapatos trazem (impossível não trazerem), mas não havia lixo acumulado como há aqui.
Os franceses são “carrancudos” até que você mostre para eles que você os enxerga como pessoas, e não como vendedores atrás do balcão. Se você se dispõe a fazer isto, pode até ganhar um sorriso (e eu nem falo francês!).
Andei de barco no sena. Sinceramente, não senti o tal mal cheiro. E fiquei muito triste em pensar que não fazem NADA pelo nosso Tietê.
Além de tudo de lindo que a cidade tem, aina aprendi muita história, porque estar em Paris é como estar num livro de História. É ter a oportunidade de estar em lugares que há muitos anos aprendemos nos livros. É muito bom!
Julio
Apesar de achoar no mínimo deselegante um email com reclamações para a Lina – que, lembrem-se, não presta serviço público, mas, sim, compartilha de livre e espontânea vontade seus conhecimentos de Paris -, a pessoa tem o total direito de não gostar da cidade.
Consequências disso? Nós que gostamos de Paris do jeitinho que ela é não teremos a oportunidade de encontrar a colega e seu marido circulando pela cidade.
Da mesma forma, eu, que não gosto de Tóquio, por exemplo, também não encontrarei a colega por lá…
Simone
Olá LIna,
estive em Paris em outubro passado. Realizei o sonho de uma vida!!! Vi sujeira nas ruas, mendigos mas acho que essas mazelas fazem parte da história da humanidade e de suas desigualdades sociais… então, voltei meu olhar principal para a História , para a arte e para as belezas da cidade..
Carmem
Robson,
faço minhas as suas palavras!