Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Ana Carolina
O maior problema de Paris são os japoneses que se fazem tropeçar pelas ruas, e ainda reclamam da cidade. Que fiquem pelo Japão então. Paris é maravilhosa. E ponto.
Ricardo Marques
Cara Lina,
Conheci o seu blog ano passado quando planejei com minha mulher nossa viagem para Paris.
Realmente, Paris é tudo que disseram linda e suja, repleta de pessoas e de pessoas simpáticas, enfim, com todas as contradições de uma cidade do mundo.
O prazer de conhecer uma cidade é diretamente proporcional ao prazer de conhecer pessoas, ambos prazeres denotam uma vontade de aproveitar o melhor do outro, convivendo com as diferenças que não são agradáveis aos nossos olhos.
A fila do Louvre ficou encantadora com o movimento de tanta gente diferente, visuais, línguas e gestuais. O metro foi eficiente, viajamos muito e, no quesito limpeza, as pessoas fazem a limpeza do lugar. Vi pessoas que jogaram o lixo no lixo e outras não.
Paris é uma cidade que pulsa em vários ritmos e se diverge nos estilos, porém converge no amor a cidade.
Infelizmente, conhecer uma cidade como Paris exige uma sabedoria que nem todos possuem.
O blog foi sempre um ponto de apoio e seus posts contaram tudo, ele reflete Paris. Falou de todas as atrações, dos perigos e deu dicas para conseguir o melhor de tudo. Eu tomei chocolate no Angelina, fui nas sorveterias indicadas, ouvi bom jazz e comprei passes que tornaram a viagem maravilhosa.
Grato por todas as dicas e continue com o seu Blog, que sempre indico as pessoas que me perguntam de Paris.
Um abraço.
Chris
Toda cidade que tem um quê turistico é assim..
Eu moro em São Luís-MA (única capital brasileira fundada por franceses). Se vc andar pelo centro histórico de São Luís, vc encontra turistas o ano inteiro, vai ouvir comentários tais quais esse e-mail que te enviaram, e vai conhecer gente que veio visitar a ilha e não foi mais embora, de tão encantado que ficou…
A má educação dos franceses é tão famosatão famosa quanto à cultura de que aqui só toca reggae e bumba meu boi, mas há que venha aqui e conhece um leque de opções culturais, assim como conheço muitos que ja visitaram Paris e conheceram a SUA Paris.
Muito bem dito acima, ‘a beleza esta nos olhos de quem vê’. As melhores obras de arte do mundo dão margem às mais diversas interpretações, depende sempre da sensibilidade de quem vê e, para mim, conhecer uma cidade nova é sempre como olhar uma obra de arte.
Sonia Vieira Mesquita
Querida,vá para DUBAI!
Brega e limpíssima!
Te amo,Maria Lina!
Quero ser vc quando eu crescer!
Natalia Vargas
Oi Lina, nunca fui a Paris, vou daqui a 1 mes, + acompanho seu blog. Você está de parabéns! Uma vez fui a um cruzeiro, com toda a mordomia, comida a vontade e tinha uma amiga que vivia dizendo que o cruzeiro estava um lixo, a comida um lixo. Ela passou 1 semana trancada na cabine. :-S Não aproveitou nada, não curtiu as festas, não conheceu gente nova. Vou à Europa pela primeira vez, mas estive em New Orleans, antes do Katrina, e apesar da cidade ter bastante gente pobre, pedindo dinheiro e tal, a atmosfera do lugar, a música q parece transpirar da cidade, as pessoas, a comida super apimentada fazem com que o lugar seja mágico. E imagino que Paris seja assim também. Quando voltar, conto minha experiência. Algumas pessoas não entendem que para você realmente aproveitar uma viagem, você tem que estar aberto à novas experiências, a novos modelos, novos sabores. Se fosse tudo como é em casa, pra que sair dela? Não é?!
Isabel
Desde pequena eu tinha um sonho. Conhecer Paris. Consegui realizar este sonho aos 42 anos levando meus dois filhos comigo. Uma princesa de 12 e um príncipe de 6 anos. Digo que são príncipes porque, como eu, captaram a magia daquela cidade. Lá todos somos da realeza porque chegar a Paris é como entrar em um conto de fadas.
Não vi sujeira no metrô, e andei bastante nele, não vi um só pedinte nos 8 dias que estive lá, não vi ruas sujas, nem banheiros sujos, nem os públicos que lá existem sim. Fiquei encantada com o povo. Os franceses são lindos e atrevidos. Ula-lá! As francesas são magras e elegantes. Todos nos receberam muito bem. Meu filho pequeno era mimado por todos, nos metrôs, nas ruas, nas lojas, nos restaurantes. Fomos muito bem atendidos e, por mais de uma vez, as pessoas desviaram de seus caminhos para mostrar o que deveríamos seguir. Teve um único restaurante em que fomos recebidos com rispidez, o que não durou muito tempo, eles não ficaram alheios à nossa sede de conhecimento sobre suas tradições, nossos sorrisos de felicidade estampados no rosto e nosso esforço de só falar francês, ao final estavam tirando nossas fotos, achando nosso francês perfeito e querendo saber mais sobre nós.
O sena não fede, suas margens são de tirar o fôlego de tão lindas. Os monumentos são jóias que adornam a coroa que é Paris. Notre Dame é, além de linda, o centro de uma grande concentração de energia. Entrar nessa igreja foi como entrar em um turbilhão de emoções. Emoções boas que me fizeram chorar de felicidade.
Há vinte anos li tudo sobre o romance de Abelardo e Heloise e jurei que visitaria seu túmulo na minha primeira ida à Paris. Fui até o cemitério Père-Lachaise e cumpri minha promessa. Junto com esta descoberta vi a Paris não turística. Com seu restaurantes executivos, comemos em um japonês maravilhoso a um preço excelente. Vi boulangeries, patisseries, e todas as ies que são do povo de Paris. Vi suas ruas sem o glamour dos principais arrondissements, seus apartamentos apertados e seu povo simples. E amei Paris mais ainda.
Quando voltei de Paris sonhei com ela durante duas semanas seguidas, à noite fechava os olhos, dormia e lá vinha ela sem que eu tivesse nenhum controle sobre isso.
Sinto saudades de Paris como se fosse uma pessoa querida que está longe de mim.
Quando retornamos minha filha me pediu para aprender francês e está amando. Não fui a única a ser contagiada pela cidade.
Sinceramente, não vi o que esta senhora viu, foi a melhor viagem de minha vida e olhe que sou andarilha por natureza. Lamentei seu fim e aguardo ansiosamente um breve retorno.
Troco o título da Lina de A minha Paris por:
Paris é minha!!!!
Beijos a todos
FÁTIMA
Como se pode ver, a maciça maioria aprecia e valoriza a nossa Paris!!!!
E esse blog nos mostra tudo!
Gde abraço em todos e mais uma vez: OBRIGADA, LINA!
Carolina
Mal educados estão por todo o mundo… em Porto Alegre, São Paulo, Paris…
Criticar o povo é bobagem.
Mas eu tb me decepcionei mto com o metrô, senti medo em todas as vezes que usei-o.
E achei a cidade mto cheia, cheia demais. Difícil caminhar tranquila.
Sonia
Maria Lina,
O seu blog é muito bom e verdadeiro.
Eu amo a sua e a minha Paris.
Tem defeitos? Claro. Muitos.
Mas é linda, linda, linda.
Essa moça não pode ir a Veneza. De forma alguma. Cidades lindas: Paris, Veneza, Roma, Rio de janeiro. Todas elas, com defeitos, mas lindas para vivê-las.
Quem sabe ela gosta de Miami?
Continue dando as dicas maravilhosas!
Viva o Conexão Paris e viva a Minha a Paris. A nosa Paris! Eterna, mágica, deslumbrante.
Um abraço.
Amanda Deusa de Oliveira
Que pessoa mais mal humorada! Deus me livre!