Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Sandra
Engraçado ler este texto. Venho alimentando o sonho de ir para Paris desde 2000, quando participava de um grupo de estudos sobre Michel Foucault na faculdade. A grana era tão escassa que dava apenas para sonhar. Este ano, depois de muito trabalho decidi que “eu mereço ir para Paris”. E ler este texto me fez pensar no quanto “nos levamos” para os lugares. Provavelmente esta pessoa que escreveu tantas criticas sobre Paris “se levou” para Paris, e quando estamos mal com a gente, tudo parece horrîvel. É mais ou menos como olhar para a árvore de Natal e só prestar atenção na única lâmpada que está queimada… as outras luzes também se apagam diante de tanta escuridão da alma.
A discriminação pode acontecer até no país de origem. Lembro que quando morei em Manaus durante 1 ano tive muita dificuldade em encontrar alguma pessoa para trabalhar em casa (serviço doméstico). Quando finalmente encontrei, a menina de 18 anos disse: “pois é Dona Sandra, ninguém queria trabalhar para a senhora porque além de ser japonesa, você é paulista.” rs… achei graça. Nunca imaginei que seria discriminada por ser japonesa e “paulista”. E ela ainda complementou: “vocês trabalham muito!!!”. Bom, acho que “fazemos o lugar”. Depois de um tempo consegui 3 funcionários para minha casa, e acho que o trauma com japoneses paulistas foi aos poucos sendo desmistificado para eles.
Sabe, acho que por isso me encantei com o blog da Lina, e com filmes como “O fabuloso mundo de Amélie Poulain” e “L’âge de raison”, ou mesmo “A vida é bela”. O mundo pode ser encantador… só depende do que temos dentro da gente.
conexaoparis
Sandra
Obrigada ( cara leitora japonesa e paulista ).
Lina ( mineira, brasileira, francesa ).
Walkyria
Talvez a moça sofra a Síndrome de Paris. Essa doença foi descrita pela primeira vez no jornal de psiquiatria “Nervure”, em 2004.
http://loucuramental.com/10-desordens-mentais-mais-bizarras/
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,AA1355732-6091,00.html
http://pt.wikinoticia.com/estilo%20de%20vida/psicologia/42641-sindrome-de-paris
Beth
Márcia
Paris é assim mesmo!
Não tem quem não se apaixone pela cidade. E para sempre!
Abs.
Márcia Albrecht
Fui à Paris em outubro de 2010, e digo, nunca fui tão bem tratada em toda a minha vida. Os franceses são muito educados, e você começa a falar francês e segue a conversa em inglês, o inglês deles é maravilhoso. A cidade é lindíssima, parece uma pintura. Em todos os lados vc pode se inspirar para bater uma foto. Andei de metrô, muito prático. Enfim, amei Paris, essa pessoa q escreveu a carta só pode estar maluca. Adoro Conexão Paris, beijos!
Elisandreia
Que engraçado ler sobre isso hoje, pois ontem uma amiga me falava exatamente a mesma coisa, que o filho dela tinha “odiado” Paris.
Bem, como todos já disseram, “vale os olhos de quem vê”.
Sou realista, e por viver em uma ilha que em feriados e temporadas (verão) recebem muito mais gente do que a capacidade comporta, entendo bem sobre Paris. Afinal, qual cidade é equipada para receber tanta gente? Para ter sua população quase que triplicada ou mais?
Vou a Paris pela primeira vez, mas meus olhos não estarão fechados, e sei que entre as coisas belas (que serão mais do que as feias) que ela irá me mostrar, também irei ver miseria, sujeira… mas, onde não há isso?
Pensando bem, sairei de um pais onde para alguns estrangeiros resume-se em peitos e bumbuns (no carnaval), indios e araras em extinção na Amazônia!!
Então, rezo para que eu tenha espaço na minha mente somente para as coisas boas, para as coisas belas, para as coisas que irão tocar o meu lado cultural e romântico… de resto!! que sejam apenas passagens!!
Gegê
O que tem de urina entre os paralelepípedos de Tiradentes não está no gibi… cada um vê uma cidade da forma que quer. Defeitos estão por todos os lados. Não existem cidades perfeitas, infelizmente…
Beth
Gloria
Sua experiência em Paris foi fantástica, mesmo com a barreira de línguas… O importante é saber ver e aproveitar tudo o que a nossa querida Paris oferece com olhos inteligentes e coração cheio de amor e abertos para a beleza…
“Frequento” Paris há mais de 40 anos e falo francês fluentemente, mas seu depoimento me deixou comovida.
Bjs.
Gloria gontijo D'assunçao
Lina, acabei de realizar um dos maiores sonhos da minha via.Conhecer Paris, fiquei encantada pela sua cultura,seus monumetos,sua beleza,seu povo.Nao falo ingles nem frances,visitei varios lugares.nunca vi o povo tao prestativo,mesmo sem entender portugues,quando solicitei alguma informaçao,fui muito bem atendida.Já estou planejando voltar o ano que vem.Esta senhora que fez esta critica ,deveria estar num dos seus piores momentos da sua vida.Coitada deve estar de mal com tudo.Paris é o resumo do Paraiso!
Blanche
Eu concordo com tudo o que a pessoa do email escreveu.
Moro em Paris ha 15 anos. e pude constatar que a qualidade de vida da cidade esta cada vez pior.
-Mendigos e pedintes nas ruas.
-Cada vez mais assaltos nas ruas, metrôs e nos aptos.
-Sujeira por toda parte
– e a falta de educaçao e grosseria dos parisienses que nao muda.
Paris esta cada vez mais CARA e VIOLENTA
Alexandre
Estou lendo seu blog de trás pra frente e já a uma semana. Já fui a Paris 2 vezes, mas ao ler Paris aqui ja retornei muitas outras.
Não costumo comentar muito em blogs (embora tenha um blog sobre arte e saiba como é gratificante receber comentários), mas este post realmente mexeu comigo.
Nas duas vezes que estive em Paris só fui maltratado (eu e minha namorada) uma vez por uma pessoa. Era uma funcionária dos correios que maltratou 2 franceses antes de nós. E o melhor: após sermos mal atendidos por ela, um parisiense que estava atrás de nós na fila veio pedir desculpas e se ofereceu pra ajudar.
Concordo plenamente que a beleza está nos olhos de quem vê, e sempre disse isto pros amigos que pretendem ir até Paris. Com certeza a mulher que lhe mandou este email não entendeu coisa alguma de paris. Ela que fique com a insipidez de Tokio.
Ahh, e sobre mudar o nome do blog, não acho que você deveria se preocupar com isso, pois não me interesso nada pelos posts sobre moda que você posta as vezes, mas mesmo assim sei que você fala da mesma Paris que eu amo, só que por um viéz diferente do meu.
Parabéns pelo blog….. e quem sabe um dia não nos encontremos num desses cafés pra falar das coisas maravilhosas dessa cidade!
Abraços