Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Ana
Olá Lina, encontrei seu site por acaso, mas foi muito bom encontrá-lo. Acabo de voltar de Paris, foi a “minha primeira vez” … fomos em cinco casais e a reação das pessoas de meu grupo foram diferentes também. Quando descemos do eurostar todos nos decepcionamos com a sujeira e o mal cheiro que encontramos… mas aí eu pessoalmente procurei ver o que havia de belo nesta cidade. E vi. Realmente as pessoas veem o que querem ver. Eu realmente só guardo o que há de bom, o que não é bom, se vi, sei que existe, mas não é o mais importante pra mim. Em Paris eu vivia a exclamar”Oh meu Deus”, de tantas coisas belas que lá encontrei. Pretendo sim voltar. É uma questão de gosto também. Algumas pessoas do meu grupo já estavam cansadas de tanta “velharia”… que pena… eu só vi beleza e cultura. Eu sou feliz. Muito feliz por ter conhecido Paris.rsrsrrss
Um abraço
Rodrigo A
Cidade grande sem problemas e mulher sem celulite só existe com photoshop! O que mais me impressiona é uma brasileira reclamando desses problemas, será que ela esqueceu como é o Brasil? Os problemas aqui são muito piores! Quem quer perfeição, é melhor ficar só com as fotos!
Paris é um espetáculo e seu blog é excelente Lina! Obrigado! Pena que não o conheci antes de visitar Paris… mas ele me anima a voltar mais cedo!
Nishi
Prefiro a Paris dos problemas apontados (e sim, eles existem e muito!) do que a inodora, incolor e ínsípida Zurique. Seria melhor se Paris não tivesse esse problemas, óbvio, mas mesmo assim é Paris. O que se lamenta é que isso arranhe o brilho da cidade, mas não retira as suas qualidades. Pô, pra todo lado que eu olho tem um monumento lindo!! Minha esposa viveu por alguns dias em Gotemburgo, por exemplo. Cidade limpíssima, sem problemas, sem violência alguma e… chata.
De qualquer forma, pra tristeza dos paulistanos, esses problemas de Paris são ridículos perto dos problemas de São Paulo. Até o trãnsito infernal de Paris é ridículo perto do paulistano… tudo é uma questão de comparação e ponto de vista. E, de qualquer maneira, reclamar do blog é uma bobagem. Você vive em Paris. Ele queria que você mantivesse um blog falando de Zurique? Paris, como toda megalópole (Londres, NY, Tokyo, México, RJ, SP, Moscou) sofre com os problemas típicos disso. Atrai muita gente. Tem muito desse animal-homem para atrapalhar sua vida…
Thais
Olá! Seu blog é um sucesso e me ajuda a sonhar. Quer valor mais inestimável do que este: levar as pessoas a sonharem?! Tive a alegria de ficar em Paris durante um mês em Nov/2007 e jamais a esquecerei. É maravilhosa, sim! Pode ser que tenha defeitos (estes não me marcaram). O que eu trouxe comigo foi a visão sempre presente em minha mente de uma cidade encantadora pela sua beleza, pela sua história, pelas aulas de cultura que nos oferece. Pretendo conhecer outras cidades, mas tenho certeza que sempre retormarei a Paris, cidade inesgotável. Lembrando Hemingway:” Paris não tem fim, e as recordações das pessoas que lá tenham vivido são próprias, distintas umas das outras. Mais cedo ou mais tarde, não importa quem sejamos, não importa como o façamos, não importa que mudanças se tenham operado em nós ou na cidade, a ela acabando regressando. Paris vale sempre a pena e retribui tudo aquilo que você lhe dê. ” (do livro “Paris é uma Festa”)
Pena que esta pessoa infeliz não tenha se dado o presente de conhecer a nossa Paris, Lina. Quanta amargura! Quanta doença na alma! Ela precisa mesmo é de um tratamento. Torço para que ela se cure e possa desfrutar, se assim se permitir, da Paris com a qual sonho todos os dias: com defeitos, sim, mas nem sei quais são dada a sua extasiante beleza!
Samu
Lina,
Como diria uma amiga, que é psicanalista:
“Há pessoas que olham para um jardim e procuram o estrume.
Outras, olham para o jardim e procuram as flores…”
Triste de quem vai a uma viagem com o espírito armado de críticas!
Estive em Paris em março e estava tudo limpo, salvo alguns restos de cigarro pelo chão.
Parece-me que os japoneses estão implicando demais com Paris … hehehe … concorrência? Quem daqui arriscaria trocar Paris por Tóquio?
Fica para pensar.
Abs.
Samu
Natalia
Gente, eu não acredito que esse email seja real.
Eu morei aí em Paris, e a Paris que eu conhecço é igualzinha a do site.
Lógico, que há problemas, e que algumas estacões do metrô fedem urina.
Mas Paris é tao Linda, tem uma nostalgia nessa cidade, que eu amo muito.
A voce que postou eesse email, cabe vir dar uma voltinha m São Paulo, aí sim verá poluição, sujeira, um passeio pelo centro verá o que é degradação, mendingos, e insegurança. Aproveita e anda de metrõ no horario de pico, se vc conseguir entrar..
No rio, de uma olhada no visual, complexos de favelas que nao tem fim.
Aonde nessas duas cidade podemo andar tranquilamente as 23hs? Era o que eu fazia qdo retornava da casa de amigos a pé.
Paris é linda, tudo organizado, udo de bom.
Eterna será a saudade desse lugar! Amo muito esse blog!
Te amo Paris
Olimpia
Acho que você falou muito bem no final. Tudo é questão do olhar, de como você vê as coisas. Essa moça foi tão entusiasmada e com tantas ilusões, pensando que já sabia que ia ser uma viagem mais que maravilhosa, que isso estragou a viagem dela. Ela, em vez de perceber as belezas da arquitetura dos prédios estilo franceses, do ar gostos que a cidade deve ter (ainda não fui, vou em Julho), e da beleza dos parques, ela só olhou pro chão, viu sujeira e esqueceu de olhar pra cima e reparar o que realmente importava. Eu também estou sempre vindo ao seu blog e anotando tudo que eu gosto pra quando chegar o dia da minha viagem, já conhecer um pouquinho da cidade e saber onde ir. Claro que eu tenho ilusões sobre Paris, até demais, já que eu sou uma menina romântica de 17 anos, mas, como eu sei que é uma cidade grande e internacional, eu sei o que posso encontrar de ruim lá! Seja a França um país de primeiro mundo e Paris uma cidade do luxo extremo, isso não exclúi o fato de que também há pobreza, afinal, estamos em um mundo capitalista, a pobreza nunca vai acabar. E, pelo amor de Deus, essa moça é brasileira, ela já devia saber o que é isso tudo, sujeira, pobreza e mendigos. Mas tem gente que só consegue ver o ruim…
Adoro seu blog, você dá ótimas dicas, e pode deixar, sou mais realista que essa moça! hahaha
Beijos
Lucia Olszewski
Prezada Maria Lina,
Parabéns pelo seu blog e parabéns pela maravilhosa observação final sobre o infeliz e-mail recebido. Concordo plenamente com vc quando diz que “A leitura de uma viagem é subjetiva …”, mas Paris, convenhamos, será sempre Paris. Tive a oportunidade de visitar a cidade 3 vezes e a cada vez que o avião de volta levanta voo, jogo da janela um beijo discreto desejando que um dia possa retornar. Já visitei outras cidades, outros países, mas em nehum outro ví tanta arte e beleza espalhada ao alcance daqueles que saibam apreciar. Um forte abraço
Frederico
Lina,
Parabéns pelo blog! Não desanima com os comentários negativos. Não conheço Tóquio ou outra cidade japonesa, mas certamente nenhuma tem o charme de Paris. Alguma violência, sujeira e miséria são coisas inerentes a qualquer metrópole de hoje em dia. Paris tem muito mais a oferecer! A minha Paris é a sua, cada vez mais linda, um lugar ao qual nunca se cansa de voltar.
Gisele
SEM COMENTÁRIOS!!!CADA UM CADA UM !!!QUE MAL HUMOR !!! O SEU BLOG É O MAXIMO ME AJUDOU MUITO EM JULHO PASSADO QDO ESTIVE AI PELA SEGUNDA VEZ COM MEU MARIDO E MINHAS 2 FILHAS !!
AGORA MORRO DE SAUDADE E TE VISITO TODA SEMANA!!SINTO FALTA DOS CHEIROS DE PARIS QUE VC NÃO CONSEGUE REPRODUZIR NO BLOG.QUANTA BOBAGEM!!! TUDO DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE CADA PESSOA !! JE T ME PARIS !!