Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Andrea Sipoli
Impressionante….comigo eu tive o oposto dessas impressões e experiências. Até hoje sonho com Paris e tenho um desejo enorme de voltar.
Realmente como foi mencionado acima, a beleza está nos olhos de quem a vê e trata-se de uma questão de postura.
Bom, pra começar não existe lugar perfeito, as imprerfeições estão em todos os lugares, mas a minha Paris continua sendo um lugar maravilhoso, de onde só trouxe lembranças boas, fiz amizades incríveis e fui muito bem tratada.
Amei andar pelo Sena, as escadarias de Montmartre e da Sacre-Coeur, a conservação dos monumentos…tudo!!!
Obviamente existem diferenças culturais, nós brasileiros por exemplo, somos muito mais expansivos, ao passo que os parisienses são “cada um na sua” e por conta disso talvez venha a fama de que eles são “grossos”. Não penso assim, penso que são reservados. Acho que uma boa parte do tratamento que se recebe depende da maneira como tratamos e abordamos as pessoas, ou seja, polidez e respeito, em qualquer parte do mundo.
Ana Carolina Guevara
Ah Lina… quando amamos, somos cegos de amor!!! Eu amo Paris, amo amo amo amo amo, e não há nada que me faça enxergar estes defeitos.
O coração de quem ama não se atém a detalhes, mas sim a deliciosa vontade, que nos envolve por inteiro, de amar cada vez mais!
Maria Rita Verissimo
O que acontece com Paris é o mesmo que acontece em qualquer grande cidade do mundo. Todas tem lugares que cheiram mal, pessoas estranhas etc… Todas as vezes que vou a Paris sou abordada por pedintes, como em NY, Amsterdam,Londres, Rio e São Paulo e não deixo de achá-las maravilhosas. É um fenômeno mundial. realmente Zurich é limpinha, e também insípida e inodora!!!
Thiago Lourenço
Paris tem problemas sim, mas enxergar só isso é perder uma tremenda oportunidade de conhecer o lado belo da cidade.
Ficou claro que a autora do email em questão tem uma fobia considerável: cheiros, resíduos humanos, pedintes e por aí vai. Não concordo que Paris seja só isso, mas acho compreensível que algumas pessoas só percebam isso. Acontece algo parecido comigo quando vou ao Rio de Janeiro. Sem a intenção de ofender cariocas ou apaixonados pela cidade, só consigo enxergar lá o colapso social e as favelas dominando os morros.
Todas as viagens envolvem algum tipo de choque cultural. Talvez, para esta moradora do Japão, a limpeza seja a coisa mais importante.
Mas uma curiosidade que tenho é sobre a suposta falta de educação dos franceses. Morei em Paris por 3 meses. Em nenhum momento alguém me tratou com falta de respeito. Muito pelo contrário, achei-os muito educados. Atribuo isso a 3 possibilidades :
1) Paris “não tem franceses” – dá para contar nos dedos os franceses que conheci em Paris. Em todos os lugares que eu ia tinha de tudo: italiano, português, brasileiro, árabe, africano… francês mesmo era difícil de encontrar, talvez por isso eu não tive contato com a suposta falta de educação.
2) Eu era educado com as pessoas antes de esperar que elas fossem educadas comigo. “Por favor”, “Obrigado”, “Com licença”, “Desculp-me” eram as expressões que eu mais usava. Sorrir também faz bem.
3) Ou sorte de não cruzar com ninguém mal-educado durante 3 meses!
Lina, continue com suas excelentes postagens. Estou louco para voltar para Paris e experimentar muitas coisas que estou conhecendo através deste blog!
Adriana
Paris não é uma cidade perfeita. Nenhuma é.
Mas é sem dúvida, a cidade mais linda do mundo…e para onde me transporto em sonhos, todos os dias , através deste blog.
Claudia
Todos nós olhamos e sentimos aquilo o que queremos… Sempre fui bem tratada em todos os lugares do mundo em que estive. E conclui que isso é uma questão de postura…
Patrícia Venturini
Bom, a opinião dessa leitora é uma em um milhão. A minha Paris é a mesma Paris da Lina. Tem seus defeitos sim, como qualquer cidade, e ainda sim continua sendo, para mim, a cidade mais bela do mundo. O metro é terrível, mas incrivelmente eficiente. Nunca fui abordada por ninguém, em nenhum lugar. Não testemunhei o mau humor francês. Nada a reclamar do Sena, fiz picnic, andei de bicicleta e tomei vinho às suas margens (essa foi à noite, apreciando as luzes da Torre Eiffel). Fiquei supresa como uma cidade pode valorizar tanto um rio. Paris me proporciona prazeres impossíveis aqui onde vivo. Acredito que quando viajamos devemos manter a mente e o coração abertos para não correr o risco de passar por lugar incrível e sequer percebê-lo. Não desvalorizo nenhum lugar pelo qual eu passo, aprendo um pouco com ele e isso me enriquece. Abraços a todos!
Robson
Ainda não me acostumei com a quantidade de gente que tece esse mesmo tipo de crítica à Paris. Alguns podem dizer que as exaltações também são lugar-comum. O que é verdade. Paris é muito mais que sua história, e é justamente isso que faz dela a maior das jóias. Talvez, não exista sujeira em Tóquio, cidade que deve ser lindíssima, com monumentos belíssimos, importantíssimos para a história humana e deve contar com a ausência total de pobres e pedintes. Talvez, Londres seja perfeita: uma cidade monumental sem imigrantes pobres e fedorentos, com sua cultura elétrica e pós-moderna, sempre in, avançando para um futuro luminoso, como deve ser o que nos aguarda. Talvez, Nova Iorque seja a grande cidade onde todo o mundo converge e se encontra num pastiche mais luminoso que o de Londres, com suas galerias recheadas das excepcionais obras primas da arte pós-moderna (ápice da produção artística humana). Prefiro pensar nos termos reais. Paris é uma cidade grande. Nenhuma outra na Europa recebeu tantos imigrantes quanto ela e nada me tira da cabeça que essa será a grande vantagem da França no futuro. Creio que virá de lá uma próxima guinada na história humana, como já aconteceu tantas vezes na França. Eles têm vocação para fazer história. As pessoas sem criatividade, sem imaginação, desprovidas de curiosidade, tomadas por um comportamento tão em moda hoje em dia, o de desprezar a referência, a fidelidade intelectual e cultural, os laços históricos, detestam Paris. Para elas uma cidade deve ser como uma viela na Suíça (parecida com uma casinha de bonequinhos de chocolate) ou como Londres e Nova Iorque, que pulsam a pós-modernidade e sua mais que duvidosa originalidade roquenrolística. Adoro Paris. Adoro os cafés de Paris. Adoro o espírito de Paris. Adoro os imigrantes de Paris. Adoro os problemas de Paris. Adoro os monumentos de Paris. Adoro as calçadas de Paris. Adoro o metrô de Paris. Adoro o francês, com sotaque e sem, de Paris. Adoro a reserva dos habitante de Paris. Adoro até os inúmeros imigrantes japoneses que parecem ter saído quentinhos de uma fábrica de produção de humanos em série: todos apertando os botões de sua máquinas fotográficas ao mesmo tempo, sorrindo ao mesmo tempo, olhando para as mesmas coisas, etc etc etc. Um dos motivos de eu gostar tanto de Paris é justamente a quantidade de críticas que ela vem ganhando ultimamente. Uma coisa que aprendi dos tempos em que vivo é que quanto mais uma idéia for atacada pelos descoladinhos e os pseudoprovincianos mais ela é luminosa e correta. Sócrates, Aristóteles e Platão foram as maiores criaturas que a natureza foi capaz de conceber em nosso planeta e Paris é a maior jóia que o homem foi capaz de criar e, como toda jóia, de tempos em tempos, precisa ser polida. Em tempo: desde quando o Sena fede? Talvez eles não tenham ido à Paris.
Ana Fernandes
Quanta raiva dessa moça, ela foi incapaz de falar do que significa estar na frente da Monaliza, da Vênus, de sentar em um café e ficar apreciando o cotidiano da cidade, de ver uma cidade na qual a história se faz presente todo o tempo. Enfim, que pena para eles…
Obs: Gosto muito do teu blog e leio-o todos os dias
Abraços
Ana
Marilia Pierre
Paris é uma cidade com rugas, tem gente que não aceita bem a ação do tempo na nossa vida.
Paris é, antes de ser turística, é a capital do país e possui todos os problemas de uma grande cidade.
Nova York fede.
São Paulo fede.
Rio de Janeiro fede.
Todas são, apesar do cheiro e da degradação, belas cidades para mim.