Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
maria
Visitei Paris 12 vezes.A primeira 16 anos atras fiquei tão encantada com a cidade e fui tão bem tratada pelos habitantes que decidi fazer um curso de françes para que pudesse aproveitar melhor a cultura e o savoir vivre frances.De lá para cá cada vez que vejo esta cidade me sinto mais em casa ,curtindo sempre uma diferente feira ou um novo bistro,uma lojinha transada num novo quartier.Paris é para se perder….e se achar !
é para curtir sem pressa como um bom vinho da borgonha…..
Vinicius
A turista se decepcionou com Paris, sobre o relato eu acho o seguinte:
tudo que foi dito acontece mesmo, porém Paris é magnífica, o problema é saber como aproveitar a cidade, evitando as fontes de aborrecimento e desfrutando do que é bom. É muito fácil ficar desgostoso com cidades que atraem a atenção do mundo todo, o turista precisa pensar na situação dos moradores destas cidades, dos trabalhadores, imagine conviver o tempo todo com legiôes de turistas.
Ana
Há eles devem ter ido a ROMA!!
Isso acontece por lá!!
O Sena fede??
Caramba passei 15 dias passeando por ali e nao senti nda,só felicidade…Devo ter parado de respirar esses dias diante de tanta beleza!
Degradação??
Por lá nao tem…Voltei dizendo que frances qdo acha um tijolo faz dna,limpa e coloca em uma redoma com iluminaçao e temperatura adequada para conservaçao!
Andamos por predios muito mais antigos do q o Brasil!!
Enfin… Tb descobri muitas coisas no conexao que nao vi nas paginas do meu guia carissimo!!
Por isso ,te agradeço muito!
Amo Paris, espero voltar um dia…Sofro de depressao pos -Paris e seu blog Lina, é meu prozac!!
A maneira que encontro de reviver um pouco desse lugar que descobrir ser o meu canto no mundo!
A sua Paris é a minha Paris tb!
E com certeza, eles conheceram o Coliseu achando que estavam na Notre Dame!
Denise
Querida Lina,
Primeiro fiquei enfurecida, depois perplexa ao ler tantas sandices juntas, e finalmente tive pena, muita pena dessa sra. que teve um grande privilégio em sua vida – conhecer Paris – e simplesmente não conseguiu tirar nenhum proveito desse privilégio, muito pelo contrário.
De todos os absurdos escritos por essa sra.,certamente o mais chocante e infeliz de todos foi ter tido a pretensão e arrogância de escrever em letras garrafais que ela tem “certeza absoluta” que Paris não é nada daquilo que seu blog diz. Pois eu digo, cara sra., tenho também uma certeza absoluta , a de que a sra. não deveria sair de sua casa para ir a lugar nenhum, a sra. não estava e nunca estará apta para o privilégio, de conhecer Paris.
Natanael
Olá a todos ! Li todos os comentários e achei bem interesssantes ! pincei o do Marcelo – postado em Março 17,bem pertinente, até porque me trouxe lembranças de minha primeira viagem à Paris.
Fui bem tratado, fui mal tratado, em Paris, enfim, como sou em S.Paulo, NY, Xangai.
O grande barato de quem gosta de viajar é se entregar à cidade que está visitando, independente dos seus problemas, que são tão comuns nas cidades grandes. Porém respeito quem goste de lembranças pasteurizadas.
Lina, parabéns pelo Blog.. leio todos os dias e indico a meus amigos “viciados” em Paris. Estou organizando minha próxima viagem seguindo várias de suas dicas.
Abraço
Chris K.
Há maneiras e maneiras de abordar um assunto e desenvolvê-lo. É possível ser elegante, inclusive, numa divergência, mas não são todos que sabem fazê-lo. Não são todos (tambem) que sabem que problemas há em qualquer lugar do mundo, inclusive nos cubículos que a maioria dos japoneses residem.
Sugiro um destino para as férias do casal: a Faixa de Gaza, que tal?
Lúcia
Paris é aquilo que querem ver dela.
Podes ver o lado bom e o lado mau. Como muita gente procura só o lado mau, há muitos que procuram o lado bom “o meu caso”.
procurei em paris aquilo que ela tinha de bom, e vi aquilo que queria ver. Uma cidade bonita, uma cidade descrita pelo teu blog, que vejo e revejo por cada novidade aqui exposta.
Quem não sabe apreciar. Fica em casa ou aprenda a mudar as lentes dos oculos, pois como todo o lado existe coisas más tambem existem coisas boas.
O blog está do melhor e mostra a cidade como é Paris.
Luciana Ribeiro
Ainda não conheço Paris (não por falta de vontade, mas pela escassez de recursos financeiros para realizar esse sonho), mas também fiquei perplexa com o comentário dessa senhora. Acho que quem só enxerga o lado ruim das coisas e não possui o “olhar generoso e cheio de curiosidade” deveria ficar em casa, pois qualquer viagem, mesmo para a cidade mais linda do mundo, torna-se uma perda de tempo. Parabéns pelo blog, Lina!!!
Flavia
Compartilho da sua perplexidade ao ler esse e-mail. Estive em Paris pela primeira vez em novembro, passei cinco dias e voltei completamente apaixonada. Visitei também Londres, Dublin, Amsterdã e Bruxelas e, para mim, Paris tem um charme indiscutível, que nenhuma outra cidade tem. Estou louca para voltar. Quem conhece Paris e não gosta só pode ser ruim da cabeça ou doente do pé!
conexaoparis
Augusto
Você me mandou um email?
Respondi duas vezes mas eles voltaram.
A foire de Paris é imensa e tem de tudo. Eu fui algumas vezes e gostei.
Gostei do seu comentário.