Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Ricardo Cohen
Nossa, tenho que deixar meu comentário sobre esse post. Fiquei perplexo. Realmente esse mundo tem de tudo (acho até que a beleza da vida está nisso).
Paris é a cidade mais incrível do mundo. Mais que o Rio. A minha Paris é ótima. Ela fica no Marais, num hotel 2 estrelas, mas com charme de 5. Como bem, bebo bem, os franceses são lindos de viver, a cidade é um charme, os museus incriveis, os parques, tudo. Fora que o site Conexão paris é um luxo, adoro. E a Lina, a dona, uma querida, atenciosa que só.
Tenho uma prima que odeia Paris, mas falo para ela, que acho absurdo. paris é uma unanimidade. Pelo menos a Paris que eu conheço.
http://www.ricardocohen.wordpress.com
Stephanie
honestamente, esse e-mail me chocou, como que alguém pode falar mal dos franceses? fui agora para Paris no carnaval e realmente não sabia o que esperar das pessoas lá, e tenho que admitir que nunca conheci pessoas mais adoráveis e atenciosas em uma viagem.
temos que por em mente que a cultura francesa e brasileira são muito distintas, portanto, o mais básico que temos que fazer na França é falar um bon jour, no minimo! falando essas duas simples palavras o modo que as pessoas te tratam é completamente diferente, o que mais me impressionou foi o fato de que mesmo meu frances não sendo mil maravilhas, eles continuavam sendo agradáveis e atenciosos. óbvio que se você começar a falar em inglês ou sua lingua com eles voce não obterá um resultado desejado né!
em realação ao metro, os mendigos, etc, falando sério, não vemos a mesma coisa em são paulo? e quem fica dentro do metro esperando por tanto tempo? ficar de birra por causa do cheiro de mijo no metro só mostra que realmente a pessoa não tinha muito o que fazer e ficou prestando atenção em coisas tão trívias como o cheiro de mijo no metro. com tantos museus e lugares para ver……..
Augusto
O fato da autora do Post morar no Japão é irrelevante.
Milhares de turistas japoneses visitam Paris todos os dias. Se por uma questão étnica houvesse uma rejeição de Paris por aqueles de origem nipônica, não encontrariamos mais japoneses na cidade Luz. O que não é verdade, pois a relação de amor dos japoneses com Paris é notória.
Gostar ou não de um lugar é pessoal. Não podemos impor padrões. Ainda bem que não são todos que amam Paris.
O grande equívoco é você ser corintiano e postar em um blog do Palmeiras que não gosta do alviverde.
Se o site é sobre Paris e seus encantos, não cabem queixas amargas sobre uma experiência subjetiva ou a insinuação que o Blog gerou uma expectativa não correspondida.
Lina continue seu trabalho, parabéns por este blog citado por Ricardo Freire e outros autores de guias turísticos.
Uma dúvida, a Foire de Paris é interessante?
Abraços.
Lucia Malla
A Paris de cada um é diferente, e por isso é lindo o q vc faz aqui: compartilha a sua Paris de forma tão delicada e singela. Maria Lina, não se deixe enganar por quem acha q viajar é nunca ter/ver problemas – sorry, mas não há lugar no mundo q não tenha problemas e coisas boas a oferecer. E isso, em minha opinião, é o mais legal de tudo, a diversidade de possibilidades.
É a cabeça de cada um frente ao ato de viajar q faz a experiência. E a diferença. 😉
Continue o excelente trabalho, Maria Lina.
Beijos.
Mauricio
Estive em Paris em outubro de 2006. Realmente o Metro é um tanto sujo, mas funciona e vai a todos os lugares. Pedintes? Vi, alguns sim, inclusive dentro do Metro., mas nao chegaram a incomodar. Uma mulher tentou aplicar-nos o já famoso “Golpe do Anel”, mas nao deu nem para a saida, eu trabalho no centro do Rio e ja vi de tudo!!!
Fomos super bem tratados pelos parisienses e a cidade e suas atracoes sao espetaculares. Adorei a cidade e moraria ai sem problema algum. Milhoes de turistas nao podem estar errados. Ela nao gostou de Paris? Pior para ela. Leio seu blog sempre, esperando voltar em breve. Suas dicas sao otimas, continue sempre assim.
ana paula
A gente só consegue ver aquilo que a gente tem por dentro…
E como dizia o poeta:
Mas quem passou por esta vida e não viveu
pode ser mais mas sabe menos do que eu
porque a vida só se dá pra quem se deu…
Ai de quem nunca viveu uma paixão este não vai ter perdão.
TRADUÇÃO: SE NÃO GOSTA DE VIAJAR, FIQUE EM CASA E VÁ VER TELEVISÃO.
Vívian Campanelli
ah, não li todos os comentários, mas gostaria de lembrar é bom saber que a NOSSA Paris é para todos, sejam eles mendigos, ricos, japoneses, africanos e BRASILEIROS. Não se derreter de amor por Paris… por essa e eu não esperava…
Vívian Campanelli
Meu Deus… nunca imaginei ouvir alguém falar isso de Paris!!! Logo Paris… charme, cultura, paixão em cada café, vida em cada esquina e museu, música, romance, festas, boa comida, milhares de lugares para visitar (esse blog não sobrevive à toa)… o que mais se deseja?
Carla Furtado
É preciso cultura e poesia para amar Paris. A cidade é linda é Lina nos ajuda a ter acesso a ela por portas não tão óbvias. O blog é bárbaro.
Luciana
CONCORDO, QUER PERFEIÇÃO VÁ A DISNEy.
SEU BLOG É DEMAIS E PARÍS E LINDA LINDA.. APROVEITO PARA CITAR UMA ÓTIMA FRASE DA MAGNÍFICA CAMILLE CLAUDEL:
“A IMAGINAÇÃO, O SENTIMENTO, O IMPROVIDO QUE SURGEM DO ESPÍRITO DEENVOLVIDO É PROIBIDO PARA ELES, CABEÇAS FECHADAS, CÉREBROS OBTUSOS, ETERNAMENTE CEGOS.”
SAUDAÇÕES BRAZUCAS,
LUCIANA