Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
liniane
Cara Lina,
Perplexidade total diante do relato que vc transcreve aqui.
O “modelo” capitalista com certeza dá a impressão a alguns poucos (ou muitos!?) desavisados de que o mundo poderia ser uniforme.
Uma uniformidade de pessoas iguais desfrutando do bem-estar social…já pensou, que maravilha ?!
Mas assim não é. E o mundo continua a ser um lugar LINDO para quem está disposto a VER. E Paris é cidade para quem queira ver.
Seu blog ótimo é ótimo para quem sonha e para quem conhece o limite dos sonhos. Uma pérola.
bjs
Liniae
nadia
Lina,
adoro seu blog, passo por aqui quase todos os dias, em out/2008 passei 6 dias em Paris e desse período tenho uma certeza: adorei a cidade, é claro que tem seus problemas e acredito que não sejam poucos, mas Paris é tão bonita, com tantas coisas belas pra serem admiradas, como é possível ir ao Louvre e não ficar maravilhado? ou andar pelas margens do Sena e nao se sentir especial? nos poucos dias em que estive aí eu tb evitava o metro, mas por um motivo muito diferente: eu queria ver tudo oque acontecia nas ruas! muitos franceses foram simpáticos comigo, nenhum reclamou de tirar fotos, as vezes tiravam 2 ou 3 fotos para que depois eu pudesse escolher com calma, é com o seu blog que mato a saudade de Paris, pois todos os dias me lembro da cidade e fico com vontade de voltar, seu trabalho é extremamente sério, acho que vc não tem idéia do alcance do seu blog e tampouco de quanto vc é atenciosa com os seus leitores, enfim, nós leitores do conexãoparis só podemos agradecer sua gentileza e atenção,
Tati Souza
Lina, sobre o seu blog digo o seguinte, ele me faz eu querer voltar sempre , sempre e sempre para Paris. E para nossa amiga do e-mail deixo uma dica: Gata, vai para India ver arquitetura e história.
Juliana
Oi, Lina! Tudo bem?
Concordo plenamente com as suas observacoes acerca da falta de sensibilidade da turista que lhe mandou o e-mail….mas gostaria de manifestar minha indignacao com o preconceito contra os japoneses que muitos dos leitores deste blog explicitaram em seus comentarios. Foi simplesmente uma coincidencia o fato de que a turista em questao morasse no Japao (e, salvo engano, ela e de origem brasileira!), mas isso nao significa que TODOS os japoneses sejam superficiais e futeis como ela, ou “que comam de boca aberta e de boca cheia”, como maldosamente escreveram aqui. Seria interessante que os que comentaram neste espaco em termos preconceituosos relevassem suas observacoes, pois, na minha opiniao, estao agindo com a mesma insensibilidade e ignorancia manifestadas pela turista que originou este post….
Desculpe, Lina, foi so um desabafo….’E que eu adoro os japoneses, e fico muito brava quando vejo generalizacoes tao rasas a respeito de um povo quanto as de alguns comentarios vistos aqui.
Bisous!!!!
Juliana
Luana Agra
ahhh , ja ia esquecendo, os franceses foram MUITO educados comigo, com meu maridos e tb com meu amigo, fomos muito bem tratados em todos os lugares, inclusive meu vizinho na la republique levou uma torta para o nosso apartamento, eles nao sao sorridemtes mas tem muita boa vontande, ao contrario dos alemaes da baviera, os hungaros, vienenses, os cidados de pragas, italianos, que ja vi muito mais grosseira que em paris
Luana Agra
eu discordo do email, Paris é maravilhosa, o sena nao fede rsrs, tem uma parte da estacao do chatelet que tem mal cheio realmente, mas isso eh em todo lugar, eu moro na alemanha, limpinha e organizada mas pode ter certeza que eu prefiro muito mais paris com toda a sujeira , beleza e suas artes do que a alemanha com toda sua organizacao e monotona .
tem uns brasileiros que depois q moram fora ficam bestas, o brasil tem tem sujeira e mendigos e mesmo assim eh lindo, concordo com tudo q vc falou Maria Lina, seu blog eh maravilhoso, e tenho certeza que a maioria das pessoas pensam como eu, parabens!
SANDRA
Lina, moro no Rio de Janeiro e amo aqui, acho o melhor lugar do mundo. Fui em Paris e amei…achei linda, iluminada, maravilhosa. A vida, as cidades, as pessoas, o mundo tem defeitos…eu nao entendo quem procura perfeiçao em coisas absolutamente imperfeitas. Adoro seu blog. Beijos
cristina
adorei ler esta página de cabo à rabo…ganhei meu sábado…dia 16 de abril chego aí com a alma lavada e mais feliz ainda,pois vc Lina,e sua conexão paris só confirmam que estarei curtindo um dos lugares mais ricos do mundo e se passar pela minha cabeça a idéia de reclamar de alguma coisa,terei na memória esses comentários deixados aqui, que traduzem tão bem o quanto o nosso interior tem que estar preparado para receber o que é belo e único.
parabéns !!!!!!!
Carla
Oi Lina,
Eu e meu marido estamos morando em Paris a quase 4 meses e tenho orgulho de dizer: QUE CIDADE MARAVILHOSA!!! Não me refiro apenas aos monumentos espetaculares, mas também a qualidade de vida, ao bons restaurantes, ao simples prazer de andar de mãos dadas à beira do sena, de contemplar o fim de tarde com a torre eifel ao fundo de viajar nos pensamentos e se encantar… Estamos muito felizes e apaixonados por esta cidade!!! VIVA PARIS!!!
Flavia Diana
Mais que conhecer Paris é sentí-la. Acho que é assim em todos os lugares…
O que mais gosto em Paris? É me sentir em casa. Faço parte da paisagem. Ando à vontade pelas ruas da cidade, pelos monumentos e pela história deste lugar.
Visitar Paris não precisa de tanta complexidade. É mais simples!
O Conexão se traduz na minha Paris (até porque já deixei um pedaço dela aqui também!).