Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
jorge fortunato
Maria
chegeui aqui por conta desses acasos da internet. Gostei do blog e já adcionei aos meus favoritos.
A primeira vez que visitei Paris foi em 2002 e gostei muito, já voltei diversas vezes e sempre gosto e quero voltar de novo. Tudo é o olhar. Assim como o Rio de Janeiro, Paris é um caso de amor ou ódio. é o que acontece com as cidades tidas como românticas e bonitas. Sou carioca apaixonado pelo Rio e apaixonado por Paris.
Mário Alves
Ah não posso deixar passar sem essa .
Adoro o Japão também sua cultura milenar e a tecnologia a 300 anos na nossa frente .
Mais odeio ver japoneses comerem de boca aberta e boca cheia .
Por outro lado adoro ver também os japoneses saindo da Louis Vuitton com várias sacolas e ajudando de uma certa forma a economia francesa , mais comprar as bolsas da Louis Vuitton é a única forma deles se diferenciarem uns dos outros porque eles tem tudo a mesma cara .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .
Mário Alves
Amo Paris de paixão moro aqui há 6 meses , tem lá seus problemas como toda cidade no mundo, o mau humor dos franceses também concordo que é dificil de aguentar ,o metrô também é meio assim diriamos complicado , sair de balada é um saco também com essa história de te escolherem na porta , mais fora isso . nao existe outra cidade no mundo aonde o mundo antigo e o moderno de encontram em perfeita harmonia .´
E Paris é a cidade mais linda do mundo e ponto , mais deveria ter a simpatia dos holandeses ai seria mais que perfeita rsrsrsr.
Pernelle
Cara Maria Lina.
Seu trabalho é lindo!
Imagino o tempo que você utiliza para responder a tantas perguntas e orientar pessoas.
Louvo a sua atitude que é sem fins lucrativos.
Minha sugestão é que você edite um livro sobre a França.
E por favor ignore os comentários maldosos sobre Paris.
Paris é e sempre será “A Cidade Eterna e a mais bela do mundo”.!!!!!!
Tenho quase certeza que a pessoa que enviou a mensagem não é japonesa.
Tenho vários amigos japonese.
São super educados e gentis e jamais fariam tais comentários.
Os orientais são discretos e elegantes.
Do fundo do meu coração, desejo-lhe pleno sucesso e êxito e lamento o transtorno.
Com carinho,
Pernelle.
luíza vello
A primeira vez que estive em Paris há 15 anos tb me decepcionei. Com minha cabecinha terceiro mundo achava que veria uma cidade limpíssima, civilizadérrima, com gente elegante, educada, bem vestida em todos os lugares por onde passasse… para não falar das cores supostas e das luzes que imaginei aludir a um ceu de estrelas.
Desolée! Havia milhares de tocos de cigarro nas ruas, fezes de cães, pedintes, e a ‘mesmice’ da arquitetura me fizeram bocejar. Achei Paris uma ilusão de ótica.
Voltei uma segunda vez para visitar uma amiga que se mudara para lá e aí, sim, começou nosso arrebatado caso de amor que dura até hoje. Nestes quinze anos já estive 10 vezes na cidade, as duas últimas aproveitando inúmeras dicas suas e de seus leitores. Todas absolutamente procedentes. Seu olhar é simples, elegante e pontual.
Não consigo ficar muito tempo longe de (nossa) Paris. Sua persona ocupa um espaço realmente físico em minha vida e muitas vezes saio daí com a sensação de que estou me separando (mesmo que temporariamente) de um amante muito muito especial.
Lina, você e Paris se merecem. Um brinde!
Vivian
Lina,
que bom ver a defesa dos apaixonados pela “nossa Paris” , a qual merece sim ser cantada em prosa e verso, sempre e sempre! sorte a nossa que podemos compartilhar esta admiração e desfrutar das informações privilegiadas com as quais você nos brinda todos os dias, obrigada!
o resto…parafraseando nosso Ibrahim Sued, os cães ladram e a caravana passa…
Vivian
Édia Lucia
Acho que a gente só vê aquilo que realmente quer ver e infelizmente essa pessoa que lhe mandou esse e-mail deve ser uma pessoa muito AMARGA com a vida. Que pena!
Lina, seu blog continua sendo uma referencia para todos nós.
Obrigada!
Carmem
Desempregados da africa são gente como você e eu, criatura! Isso é preconceito e o mundo precisa aprender a ser livre e dar liberdade e oportunidade a todos. Então so pode querer vir pra Paris se for rico e não for desempregado? Que confusão de valores é essa? O mundo é como é! Fundamental que tenhamos respeito e boa vontade para com todos! Paris não vai deixar de ser o que é, ou seja, sua cultura, sua historia são indeléveis. E como cidade maravilhosa que é, atrai as pessoas que desejam melhorar de vida. Voilà, isso é do bem!
debora
É que coisa,eu tive a curiosidade de conhecer paris pela net,e quando entrei no blog li um fato que ocorreu de um casal que tinha vontade de conhecer paris e leu esse blog e foi como ver uma bela refeição mais não gostar do sabor ,pois quando chegaram so o que ruim ,horrivél,mal cheiroso,enfim…. eu comecei a rir nunca sai do país mais se um dia eu tiver que conhecer paris conserteza eu irei ,pois se for olhar desta forma não andaremos a 100 metros . tudo depende de como enchergamos.