Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Tamara
Estou chocada com a grosseria e ignorância dessa senhora! Quanta pobreza de espírito. Ela deve achar realmente bonito e educado os japoneses que ficam importunando as pessoas na rua e na porta das lojas de grife, pedindo pra fazer compras pra eles. Talvez esse deve ser o único hábito que nossa ” colega” deve ter em viagens.
Zirlei
Pessoas, Paris não vai desaparecer, a Lina não desistirá do Blog….e o mundo não vai acabar. Apenas foi uma opinião diferente …só isso!
Acho que estamos valorando demais uma pessoa que nem sabe porque viaja!
Abraços !
Claudia Ajuz
Nem li o que as outras pessoas disseram, mas vai aí a minha opinião.
A nossa Paris depende da nossa educação, da nossa maneira de agir e da nossa conduta, assim como o nosso Rio de Janeiro, a nossa Roma, ou algo que o valha.
Acredito que essa senhora e seu marido não tenham, realmente, entendido o espírito da coisa. Sem nenhum preconceito, sair do Japão e ir a Paris já é um choque, senão cultural senão tecnológico.
O metrô de Paris não é imundo! As pessoas em Paris são gentis e educadas na medida da nossa gentileza e educação. O Sena não fede, mas os japoneses usam máscaras nas ruas de Tóquio, deve ser por isso que os olfatos são tão sensíveis. Pedintes??? Sim, eles existem, mas não mais do que em Nova York, Roma, Berlim, Rio, São Paulo. No Japão não deve haver, eles não têm tempo de pedir, trabalham 14 ou 16 horas e vão dormir com fome, mas têm que dormir não podem pedir porque senão no dia seguinte não acordam para trabalhar.
Pena que as pessoas se organizem para uma viagem (por lazer ou obrigação, já que precisam dizer que conheceram o mundo) e não organizem as suas cabeças para apreciar e não condenar as diferenças, que são o cerne da vida, porque, se tudo fosse igual, o mundo seria insuportável.
Aconselho a este casal a fazer turismo no Japão, lá não tem mau cheiro, o metrô é irretocável, não há pedintes, todos são educadíssimos, mesmo em japonês, que ninguém entende, e, principalmente, deve ser o lugar mais sem graça do mundo.
Espero nunca ouvir um sayonara, mas vou ouvir ainda, se Deus quiser, muitos au revoir.
À nossa Paris Lina!!!!
Andre
Obrigado Lina! Estava colocando muita roupa na mala…Ate mais…
Carla Lisboa
Oi Lina e pessoal!
Bom, depois de ler os mais de 100(!!) comentários sobre o email desta infeliz, só pude chegar a uma conclusão: mais do q a cidade das luzes, Paris é a cidade do amor. Foi o amor a uma cidade que arrisco chamar de maravilhosa, embora ainda não conheça (mas vou conhecer em breve!!!), que te moveu a escrever esse blog tão cativante, sincero, bem humorado e informativo. Foi o amor pela cidade e o respeito a vc que fez c/ que todas essas pessoas quisessem deixar um comentário indignado sobre a pobre dessa lesada; ou apaixonado pela cidade e pela sua simpatia e generosidade, Lina por dividir conosco sua a Paris. A Paris de alguém que, ao que parece, tem amor pela beleza, pela cultura, pelas pessoas e pela vida.
Merci beaucoup, Lina!! Je vous admire !
P vcs o meuc arinho e meu respeito, Lina e colegas de conexãoparis
Afonso
SEMPRE HAVERÁ PARIS!!!
Certa vez ouvi um ditado popular que dizia que “cada um de nos vê o mundo pela janela da própria alma, se suas janelas estiverem sujas o mundo lhe parecera sujo, se suas janelas estiverem limpas o mundo lhe parecera limpo”.
Também estive recentemente em Paris e achei a cidade novamente uma maravilha!!! Ora trata-se de uma cidade viva e pujante como qualquer outra no mundo!
Querer que seja tudo “perfeito” e “organizado” é uma bobagem… (quem estiver atrás de enlatado que vá para a Disney que o pariu! – apesar de que depois dessa crise toda lá também não deve esta nenhuma “maravilha”).
Paris vale a pena justamente porque é assim como é, ou seja, com o seu povo, sua vida cultural pujante e seus monumentos únicos (além do que aquelas coitadas da Bósnia não fazem mal a ninguém, são umas infelizes, vitimas desse mundo pirado! Elas só chegam perto de você e diz: “Do You speak English?”. É só se fazer de doido que elas afastam-se e não ficam insistindo) até parece que no Brasil não tem mendigo e pobreza na rua!!!
Além de que não concordo que o parisiense seja mal educado, na verdade ele é tão civilizado que se torna chato, e daí?!? (pior esse jeitinho politicamente correto de bom moço que o brasileiro tenta passar. Vá pedir uma informação para alguém em São Paulo!?!)
Certa vez estava na fila do supermercado monoprix fazendo umas compras, quando um francês, que estava na minha frente me perguntou em que prateleira eu teria encontrado um determinado vinho, eu lhe informei e ele foi buscar uma garrafa para ele, ao voltar ficou atrás de mim na fila, eu disse que ele poderia ficar na minha frente, então ele respondeu que não poderia porque havia saído da fila para pegar o vinho e o certo seria ficar no final da fila novamente (pergunto: isso é ser mal educado? Lógico que não, é ser civilizado ao ponto de se tornar chato! Se fosse no Brasil em???)
O certo é que SEMPRE HAVERÁ PARIS!!! Como também espero lina que SEMPRE HAVERÁ O CONEXÃOPARIS!!! Au revoir…
san.f
‘Vá o homem aonde for, só encontrará a beleza que levar consigo’.
Não lembro o nome do autor da frase mas corroboro esta reflexão.
Abraços.
Sarina
Querida Lina,
Digo também “sua Paris é também a minha”. Embora questão de gosto não se discuta, como consta no comentário 116 (zé ricardo)” uma pessoa pra não gostar de Paris deve ser muito amarga e mal amada… ” Acho que ela não estava com o olfato aguçado quando diz que as margens do rio Sena fedem, na verdade era o nariz dela que estava sujo. Seu blog é maravilhoso , conheci Paris em outubro/2008, acompanhada de meus dois filhos e marido e ficamos deslumbrados com a beleza da cidade, pretendemos voltar outras vezes e as “dicas” foram todos do conexaoparis. E os franceses foram maravilhosos conosco.
Je t’embrasse,
Sarina
Lucia
Wow!
Cada um tem a Paris que merece.
A minha é igualzinha a sua, Maria Lina.
Linda linda! Com os desafios de todas as cidades grandes, cosmopolitas.
Obrigada pelas informações delicadas, interessantes e precisas.
A Cidade Luz estava, como sempre, belíssima este Fevereiro com chuva e frio.
By the way…”perderam” diversos aneis na nossa frente! Acredite! Tirei até uma foto de um “sortudo” que encontrou um na Pont Des Arts…”Or! C’est à vous?” Como não demos conversa não sei como continua o assunto. Mas a abordagem tem sabor e charme parisienses. Obrigada pelo aviso.
Prefiro os “horrores ” parisienses aos de minha cidade, o Rio de Janeiro que embora “visto do alto mais parece o céu no chão” ao nível do nariz, fede até no Leblon.
Merci!
Gors Bisous
Beta
Nossa… que triste esse e-mail, e que triste essa pessoa que nao pode usufruir e aproveitar uma cidade tão bela!
Se Paris fosse tão ruim assim não seria uma das (ou “a”) cidades mais visitadas do mundo.
Fui para Paris, pela perimeira vez, em junho 08 e de lua de mel. Simplesmente AMEI, e adoraria voltar mais umas 1.000 vezes.
Os Parisienses são rudes? Sim, alguns. Mas isso vai estragar minha viagem? Jamé! (E olha que nem eu nem marido falamos Francês!) E o Conxão me ajudou muito em minha viagem!