Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
225 Comentários
Alcyone Coelho
Muito infeliz o e-mail… é como alguém ir para o carnaval em Salvador e reclamar que esbarrou numa pessoa toda suada ou que o banheiro do carro de apoio fedia a xixi… Bem, se a pessoa não suou e não se embreagou ao ponto de fazer xixi em qualquer lugar, também não aproveitou… risos!
Detalhe: eu não bebo nem faço xixi no meio da rua, mas corro a’trás do trio elétrico e AMO Paris incondicionalmenteeeeeeeeee!
ANA MARIA ARINOS DA SILVA EL DAHER
Maria Lina. Que falta de educação desta blogueira , eu não acredito que uma pessoa possa ser tão grosseira . Paris que eu amo tanto e já visitei algumas vezes , é exatamente como vc a descreve em seu blog. Paris é mágica , Paris é arte , é cultura ao céu aberto. Paris é tão deslumbrante que me sufoca . Quando a vejo iluminada, tenho vontade de gritar , tenho vontade de que todas as pessoas que eu amo possam um dia ve-la como eu a vejo!!! As vezes que aí estive andei poucas vezes de metro mas nunca o achei imundo . As ruas de Paris podem ter algumas sujeiras , mas nunca achei-as imundas. Paris ao entardecer a beira do Sena é deslumbrante, é de apertar o coração!!! O seu blog retrata exatamente a minha PARIS , a SUA Paris , a nossa Paris . E os franceses , nunca foram mal educados comigo , mas eu sempre dizia antes de qualquer coisa, Senhor por favor , muito obrigada , desculpe , pardon!!! Então vc é sem educação com quem te trata mal !!! Qdo vc é educada , ninguém é mal educado , lógico que não estamos livres de um louco , descompenssado , fazer uma grosseiria!!! Mas nunca fui abordada por pedintes , aliás nunca me deparei com isso em Paris . E essa cidade vai ficar sempre no meu coração , nas minhas retinas !!! Já conheci um pouquinho do mundo , nada se compara com Paris !!!! Ela é mágica !!!!! Beijos , Ana maria
Sérgio Theodósio Gonçalves
Maria Lina:
Como dizia o poeta, ” Ninguém viaja para fora de si mesmo”. Esta senhora é muito pequena. Não esta a altura de Paris. Não entendeu nada.
Continue a nos encantar com teu blog, assim como Paris.
Fabiano Mendes
Em setembro do ano passado estive em Paris pela segunda vez e não vejo a hora de voltar. Dizer que Paris é fedida e imunda é uma incoerência. Não consigo compreender a cidade que essa senhora conheceu. Estive em alguns lugares tidos como pouco recomendáveis e mesmo assim a maravilhosa Paris estava lá, com seus lindos monumentos, seus incríveis museus, a classe de sua arquitetura, o charme da sua população, a riqueza da gastronomia, etc, etc, etc. Sentir as diferenças dessa cidade, seus costumes e seus defeitos também é parte dessa experiência única que é conhecer Paris.
LMatti
Cito Hemingway para dizer que “If you are lucky enough to have lived in Paris as a young man, then wherever you go for the rest of your life, it stays with you, for Paris is a moveable feast”. Tenho a sorte de voltar todos os anos e, embora respeite todas as opiniões, não posso ententer como alguém não goste de passar férias aí. Conheço dezenas de grandes cidades em muitos países, mas nada que ganhe de Paris em encanto, beleza e charme. Nem estou levando em consideração o vinho e a gastronomia, pois são hors concours.
Maria Lina, parabéns pelo seu ótimo blog.
Érico
Lina,
Que coisa ! conheci este blog em novembro do ano passado quando, sem esperar, surgiu a oportunidade de fazer a minha primeira visita à Europa.
Aderi a uma viagem com amigos, cujo roteiro já estava definido: Zurique e Paris ! Por isso eu escrevo essa mensagem.
Primeiro, estive na Suiça…. que organização, tudo é tão perfeito, limpo, arrumado… Zurique é linda, não tem pedintes, tem um sistema de transporte avançado, ônibus elétricos, sem poluição, a sensação de segurança é incrível (na estação de trem, as pessoas entram nos cafés e deixam as malas do lado de fora ! várias malas lá fora, enquanto os respectivos donos tomam café lá dentro, descontraidamente).
A Suiça é como os relógios que eles fabricam: precisos, perfeitos, nem precisam de garantia !
Depois, fui para Paris de trem, para 06 dias, incluindo o Revellion.
Não se trata de comparar as cidades… o que pretendo é descrever as sensações…. o problema é que Paris é indescritível ! A Suiça você consegue descrever, Paris não !
Como grande centro urbano, tem seus problemas… mas a atmosfera da cidade é algo diferente de tudo…. Paris é linda de ver…. de andar…. de entrar nas docerias, padarias, nos cafés !
Paris é apreciar a arquitetura dos monumentos e dos prédios comuns…. é encontrar um carrossel iluminado perto da rue rivoli ! É andar por Sacre couer e comprar frutas fresquinhas numa quitanda qualquer !
Paris é andar de metrô e observar o povo comum parisiense ou não, voltando, cansado, para casa… saber que, como em qualquer lugar do mundo, pode acontecer um incidente de furto, mas, de repente, conhecer um casal simpático de velhinhos, a dividir uma mesa num bistrot.
Paris é a cultura e a arte que sobram nos museus, é a torre iluminada e a av. champs decorada com gotas de luz escorrendo das árvores…. Paris é linda coberta de neve, branquinha, cobrindo os parques…. É Rodin e uma baguete… um almoço no Pompidou ou um crepe na rue Canettes.
Paris é romântica, cosmopolita, mas incrivelmente romântica !
Paris é voltar para casa e ter vontade de escrever um blog para tentar demonstrar aos amigos as sensações daquela cidade !
Acho que a moça do email esteve em Paris, mas não viu Paris ! Não se permitiu viver a experiência daquele lugar ! que pena !
Não sei que cidades mais pretendo conhecer no mundo…. quero várias: Londres, NY, Roma, Veneza…. mas tenho uma certeza, vou querer sempre sempre voltar a Paris !
Saudações.
Érico
Lu Francesa
Eu acho que o problema é que as pessoas fantasiam DEMAIS, eu sei pq antes de chegar a França achei que fosse tudo perfeito e me assustei ao ver que tem sujeira e várias outras coisas, mas não é por isso que deixa de ter seu encanto! Os franceses não são os mais simpáticos do mundo, mas dizer de uma forma geral q são mal educados é exagero, na minha opinião.
“A beleza está nos olhos de quem a vê.” , CONCORDO! É exatamente isso! 🙂
Poucos são os lugares que são limpinhos e “perfeitos”, não venha a europa achando que é tudo mil maravilhas, venha sabendo que existem problemas, mas que não são superiores a beleza do local 🙂
zeluiz
Esse casal estava com problemas. Palavras tão amargas. Mas em Paris? Devem ser apenas turistas e não viajantes. Viajar é outra coisa. Para onde quer que se vá, é preciso aceitar, entender, enxergar a beleza. Paris é extraordinária. Cheiro ruim no Sena, mas onde? É preferível sentir o cheirinho bom das boulangeries, de manhãzinha. Reduzir Paris a aspectos ruins comuns a todas as grandes cidades é de uma miopia atroz.
A respeito da citada Zurique, lembrei -me de um filme antigo, ” O Terceiro Homem”, onde o personagem de Orson Welles,em contraponto a outro personagem que atacava a Itália, dizia mais ou menos isso: ” sim a Itália teve guerras fratricidas, Os Bórgias, assassinatos,golpes, banditismo, capos. Mas deixou para a História da Humanidade, Michelangelo, Leonardo, Bernini, Giotto, Rafael, Verdi, a Capela Sistina, entre outros. Qual a grande contribuição da Suiça para a humanidade: o relógio cuco “. Um pouco de humor faria bem a esse casal.
Lina, continue com seu blog revelando detalhes da fantástica Paris. Você tem olhos de ver. Nós estamos aqui, acompanhando a viagem.
claudia guimaraes SIMON
FELIZMENTE PARIS É TUDO ISTO E MUITO MAIS.
AINDA ASSIM É A MAIS AMADA E VISITADA DE TODAS AS CIDADES. IMAGINEM SE ESTA VELHA DAMA FOSSE AINDA MAIS PERFEITA. IA TER MUITO MAIS GENTE FLANANDO POR SUAS RUAS. QUANTO A ESTA HOJERIZA PROTAGONIZADA POR NOSSA “patrícia???”, AFINAL QUAL É SUA NACIONALIDADE , UMA VEZ QUE ELA ESCREVE EM PORTUGUÊS TÃO BEM? MINHA SUGESTÃO SÃO AS OBRAS DA FAMOSA ESCRITORA “AMÈLIE NOTHOMB”. (filha de diplomata belga, nascida no Japão, criada pelo mundo). DAÍ DA PARA ENTENDER UM POUCO TANTO NOJO E INSENSIBILIDADE.
Andre
Este assunto esta bem quente…Mas gostaria da ajuda de vcs. Estou indo para Paris na semana que vem..Me ligam com que roupa devo ir.
SOBRE O ASSUNTO SÓ TENHO A DIZER QUE –
QUANDO SOMOS VERDADEIRAMENTE INFELIZES , O MUNDO PERDE A COR E FICA COMO NÓS – TRISTE, SUJO, CINZA E COM CHEIRO DE MORTE.