Segui com atenção os comentários dos jornais franceses sobre a ida de Lula ao Iran. Quase todos chegaram a conclusão que o encontro provocou uma reação contrária ao seu objetivo: um endurecimento das posições da Comissão de Segurança da ONU.
Com uma análise diferente, me chamou a atenção um artigo do jornal Le Monde que resumo abaixo.
“Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sem julgar o acordo específico o Le Monde deu uma outra leitura do fato.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Montenegro
Errata: “os fins justificam os meios”
Montenegro
Com todo o respeito, se nosso presidente vai conseguir se tornar o Koff Anan de amanhã, pouco me interessa.
Me preocupa mesmo é que a Dilma seja nossa presidente, isso sim é preocupante, tanto no campo da política interna quanto no da política externa (e não vou me aprofundar para não ser enfadonho).
Li mensagens aqui que, de tão convincentes, quase me convenceram do “inconvencível”, ou seja, a de que o homem não sabia de nada.
Se sabia de tudo e conseguiu tudo o que foi atribuído a Ele (em caixa alta, mesmo, dado à divinização lida acima), então os finsa justificam os mesios e é melhor o mundo acabar em 2012 mesmo.
Mas concordo que o CP combina mais com assuntos mais amenos, embora ache que a Lina deve continuar nos participando dos editoriais do Le Monde.
Respeito a opinião de todos, admiro a paixão com que defendem seus pontos-de-vista e procuro recebê-los com máxima tolerância.
Abraços e até os embates da Copa 2010!
Cláudia Oiticica
Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário…. A verdade é que com Lula, sem Lula, o que todo brasileiro quer é ter um país mais justo socialmente, que priorize a educação e a saúde. Espero que um dia possa me orgulhar de morar num país assim.
Enquanto isso não chega fica esse paliativo que a Lina tão bem comentou sobre a mudança de foco em relação ao Brasil.Que seja um sinal de novos tempos!
Robson Sabóia
Thelma,
Em momento algum te chamei de mal-sucedida. Falei da Veja com ironia. Eu não te conheço, mesmo se conhecesse, jamais poderia dizer isso. Caso lesse o que escrevi antes, saberia que não posso concordar com o que diz essa revistinha, com a ideia de educação que eles têm.
Claudia Amado
Essa Maria Lina é mesmo porreta, parafraseando os nordestinos, acertou “dinovo” e depois de Aquinos, Saboias, Mariene, Telmas e Teresas me aparece uma Aninha pra mostrar que as discussões são muito importantes e lembro que esse blog faz muito mais conexões que a classica Paris.
No final senti um certo orgulho no ar em ser Brasileiro, a auto estima se mostrando e todos gostando do prazer, de mais do que ser Fla ou Flu, é ser amante do esporte, que está na veia.
Ha!!! continuo ávida e adorando os coments.
Saudações serenas pra todos.
Telma Pereira
Helena, um bj pra vc tbm….somos do mesmo lugar…então vc entendeu do que estou falando….que bom…não me sinto mais tão só…
Teresa…a saúde está tão precária quanto a educação….mas…viva Lula, que como estrategista, é o melhor, sem sombra de dúvidas….mas….. vamos conversar….ele treinou a vida inteira para isso….uma hora ía ter que servir, não é????
Telma Pereira
Robson,
Poxa, sinto mesmo vc pensar que sou uma professora mal sucedida….hehehe…será que sou eu ou esse país de desdentados e mal-educados???
Eu sei o que é ser bem sucedida como ser humano pq não me preocupo com o salário mas sim como posso contribuir para meu país melhorar….vc deve ser muito bem sucedido….mas…o que vc faz mesmo pelo Brasil??? Se for político, nem precisa me dizer….hehehe….
Ahhh…não faço parte da máfia do vestibular mas tenho um bom salário ensinando em Universidade….quanto aos professores bem sucedidos….somos todos mal sucedidos pq a educação neste país é uma vergonha….sem mais nada a dizer….só lamentando mesmo pela sua mentalidade…..é…..deixa pra lá…..
Eymard
Aninha…gostei dos beijinhos serenos…continue a mandá-los…Apareça mais vezes. Madá, tambem li essa materia na The Economist. Assim que saiu por lá recebi de uma pessoa entusiasmada como a Aninha!!! Um sereno sabado para todos.
Aninha
Nossaaaa…que bom encontrar vcs!!!
Atualmente vivo em Paris….e me senti em casa no blog!
Estive no sertão nordestino em 1996 e voltei em 2008. O governo Lula, de forma legítima, fez melhorias, estradas, luz, cisternas, geração de emprego e renda, educação, cultura, construção da cidadania – jovens refletindo seu espaço, a comunidade se organizando no lugar da compra de votos e do coronelismo -. Tenho 46 anos e tenho orgulho do presidente do meu país. O governo Lula é o melhor governo que o Brasil já teve.
Vida longa Lula!!!!
Auto estima é bom é eu gosto, hoje tenho orgulho do Brasil não só quando falo do café brasileiro ou/e da música brasileira (que são ótimos, rs), mas quando penso e falo do meu país, historicamente subserviente e que agora começa a se respeitar e a ser respeitado!
Vida longa Lula!
E que venham as discussões sobre as bombas…onde mesmo elas estão? Somente no Irã????? A indústria bélica vive do que? Os EUA e a ONU fazem sanções aos magnatas da indústria bélica? Eles respondem por seus crimes? Eles existem simmmmm….não estão somente no filme “Homem de Ferro 2” e nem viram super hérois….
Vida longa Lula, e que venha a ONU!!
E que venha a Dilma!
E que venha a utilização dos recursos do planeta – urânio e outros mais – para a saúde e para a paz…Ciência e tecnologia….
Vida longa Lula, valeu!!!
Tamujuntos!!!!
Beijinho sereno a todos
Aninha
Madá
Lina,
Gostei muito do seu depoimento, com uma análise de quem está há quase 30 anos fora do Brasil.
Nós queremos um país sem pobreza, sem analfabetismo, sem fome e com saúde. Não chegamos lá, ainda temos indicadores que nos envergonham, mas concordo com vc ( e os indicadores mostram ) de que melhoramos muito nas últimas décadas.
Por mais que matérias favoráveis ao Brasil, na imprensa internacional, não resolvam nossos problemas. Eu também fico feliz quando a imprensa de fora do Brasil reconhece pontos positivos no nosso país e começa a nos ver com outros olhos. Ok, Eymard, pode ser puro interesse e opinião não isenta (imprensa de mão única), mas não creio.
Eymard, como sempre, gostei muito do seu texto sobre Fla x Flu e erros e acertos. Eu acho que houve mais acertos que erros nas duas últimas décadas, graças ao Fla e ao Flu. Eu ainda consigo ser otimista.
Vendo de um lado bem prático e pessoal, matérias como a “Brasil decola” que saiu no conservador The Economist nos ajudam a conversar com franceses, americanos e ingleses. Não precisamos mais dizer que Buenos Aires não é a capital do Brasil, é o Rio de Janeiro, claro !!!