Segui com atenção os comentários dos jornais franceses sobre a ida de Lula ao Iran. Quase todos chegaram a conclusão que o encontro provocou uma reação contrária ao seu objetivo: um endurecimento das posições da Comissão de Segurança da ONU.
Com uma análise diferente, me chamou a atenção um artigo do jornal Le Monde que resumo abaixo.
“Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sem julgar o acordo específico o Le Monde deu uma outra leitura do fato.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Marcello Brito
Começo achar que vivemos numa teocracia e nao sabemos e onde o grande deus nao é ala, nem jesus, nem maome…
Ninguem em sã conciencia pode ser contra o bolsa familia.
Mas nao vamos ser retoricos e nem resenharmos como participantes de um fa clube tipo marlene x emilinha: os problemas estruturais persistem.
Tirem de uma ora para outra o bolsa familia e a estrutura carcomida persiste.
O bolsa familia é bom. é. mas ele é sim na essencia assistencialista e nao resolve o problema estrutural da pobreza que como eu disse continua: inexistencia de educação, saude e trabalho adequado
Essa fixação no FHC só pode ser a volta do recalque freudiano. Nao é possivel.
Tenho uma montanha de idolos e admiro muita gente. Nenhum, mas nenhum politico.
Tom, joao gilberto, matisse, debussy, michelangelo, Gal, billie holiday, essa é a minha praia.
Só produziram belezas e nunca desqualificaram a sensibilidade e a educação como modo de crescimento pessoal.
O Brasil que eu amo está na voz de joao cantando eu e a brisa.
Vivian Campanelli
Obrigada Lina e Adriana!!!
Convenci a proprietária a se cadastrar no PayPal. Vamos ver se dá certo…
Beijoooss
Robson Sabóia
Eidia, vc mora no Brasil?
Pra vc, poder falar o que pensa é a coisa mais importante que existe.
Bem Voltairiano, né?
Pra outras pessoas a coisa mais importante é comer.
Bem fisiologista, né?
Apelativo?
Assistencialista?
Populista?
Pra algumas pessoa a realidade é tudo isso.
O que vc viveu no/pelo Brasil?
Beatriz CPS
Sou economista de formação e vou à Paris em Julho fazer um curso. Posso dizer que o Lula, apesar da total falta de competência em administrar questões relevantes como esta, conseguiu o que queria, uma posição de destaque no cenário internacional. Tenho informações de fontes seguras que uma vaga na ONU já está garantida após o término de seu mandato. Eu só tenho a lamentar as decisões absurdas e contraditórias que são tomadas pela diplomacia nacional. Acredito que o Brasil precisa de pessoas mais competentes e menos sindicalistas que estas.
Lina, mais uma vez, parabéns pelo blog tão útil e atual.
Eduardo Aquino Martins
Eidia, moro aqui sim, e visito anualmente regiões pobres no nordeste do país, e vejo como pessoas que viviam sem o básico a 8 anos atrás hoje tem o “luxo” de fazerem duas refeições por dia. Em grande parte graças ao Super-Lula sim. E quem está de fora faz uma análise mais imparcial do que as apaixonadas e partidárias opiniões de quem mora aqui. Herald Tribune, El País, Le Monde, Der Spiegel, será que todo mundo foi enrolado? Engraçado que o índice popularidade dele aqui dentro é de quase 80%… Vc é minoria no seu modo de pensar, mas também respeito sua opinião.
Abraços.
Eduarda
Lina e demais leitores do blog:
O The Guardian foi na mesma linha desse artigo do Le Monde (e também lá na contra corrente da mídia de massa).
Vejam nesse link que matéria interessante:
http://bit.ly/d81uP9
Edu Luz
Acho que todos daqui assistiram Forrest Gump, né? 🙂
A trilha sonora é um espetáculo, viu Dodô!
Eymard
Áurea, “Abóboras ao vento”, infelizmente, está esgotado. Estamos clamando ao autor (Dodo) para que programe uma nova edição. Você somente conseguirá em sebos.
Pela internet tente esse link
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=aboboras+ao+vento&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
Aurea Costa
Em tempo,
Tomei conhecimento de um livro aqui no CP (Mundos de Eufrásia), que “devorei” quase que de uma vez só. Agora estou atras de saber como conseguir “Aboboras ao vento”, vez por outra citado aqui no blog.
Aurea Costa
Helena Bäuerlein,
Concordo com voce. Visito diariamente esse espaço (quase sempre só para ler e me informar sobre a França, e principalmente, Paris). Acho salutar ser informada sobre tudo: meu pai era jornalista e eu sou bibliotecaria. Mas seria bom que quando assuntos aqui tratados se tornassem muito polemicos, e fora do tema principal, os interesados combinassem um encontro em outro espaço. Espero não ter sido descortês. Minha intenção é só curtir o CP