Segui com atenção os comentários dos jornais franceses sobre a ida de Lula ao Iran. Quase todos chegaram a conclusão que o encontro provocou uma reação contrária ao seu objetivo: um endurecimento das posições da Comissão de Segurança da ONU.
Com uma análise diferente, me chamou a atenção um artigo do jornal Le Monde que resumo abaixo.
“Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sem julgar o acordo específico o Le Monde deu uma outra leitura do fato.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Marcello Brito
Particularmente acho que o tal tratado com o ira atingiu para o Brasil um de seus objetivos diplomaticos que foi a visibilidade alcancada pelo nosso Pais. Mas no quesito especifico do tratado em si o sucesso durou 1 dia, o q tem seu lado positivo, pois indicou que as potencias tiveram que se movimentar para assegurar a continuidade do poder delas. Ou seja, brasil e turquia incomodaram.
So nao entendo o porque da aproximacao com um pais de ditadura teocratica do outro lado do mundo e sem qualquer vinculo historico com nos.
Ao chegar junto o brasil esta de certo modo avalisando as praticas tiranicas do estado do ira.
E esse a meu ver ‘e um erro crasso nesse imbroglio.
O governo lula nao tem abaixado a cabeca para o chirac nem tirado sapatos na imigracao dos EUA, mas estranhamente tem avalisado ditaduras pelo mundo.
Ao ir a cuba e nao tocar na ferida das perseguicoes politicas e na falta de democracia, igualzinha ‘a hondurenha, lula abaixa igualmente a cabeca a um outro tipo de tirania politica e de poder.
Marçal
Lula gosta de holofotes, sempre foi assim. Se acha acima de tudo e todos.
Para mim, Ahmadinejad usa Lula como idiota-útil para ganhar tempo, enrolar a ONU e fazer a bomba na moita.
Beth
Todas as atitudes de Lula na política internacional tem apenas um objetivo: Ser o próximo Secretário Geral da ONU….
Terezina
Dodô
Gosataria de ouvir suas considerações a respeito deste imbroglio.
Maria das Graças
Eymard, voce acerto na mosca. “Mídia de mão única é tão nefasta quanto ditadores de plantão!!” Nos dias de hoje temos que procurar alternativas confiáveis na mídia disponível para formar uma opinião própria sobre qualquer assunto.
Eduardo Aquino Martins
Eidia, ninguém consegiuria tanto prestígio internacional junto a tantas nações de História (isso mesmo, com H maiúsculo), se não tivesse méritos e inteligência para tal. Lula é admirado como negociador e estrategista, levando à frente os ideais de paz e conciliação que sempre pautaram a política externa brasileira, sem descuidar da nossa soberania, nos fez ser ouvidos pelos poderosos. Erros e injustiças? Temos inúmeros! Mas temos menos do que tivemos no passado. Esse governo está longe de ser perfeito, mas é o melhor que já tivemos. O “jeitinho brasileiro” que você diz que ele usou, foi um esforço de paz, talvez prefira o “jeitinho Bush” de resolver as coisas, ou o “jeitinho FHC” de baixar a cabeça e ser confundido com o presidente do México (pelo Chirac em 1997). Leia mais livros de história (do Brasil, principalmente) e menos da mídia de mão única a que o Eymard se refere.
Digo isso respeitosamente e sem querer ofender ninguém, abraços a todos.
Eymard
Há um artigo hoje do Frei Beto, no jornal Correio Brasiliense (e penso que em outros periódicos) que vem bem a calhar. Não quero expressar um ponto de vista sobre o mérito da viagem. Quero pegar o que a Lina, mineiramente, lança no ar: o papel da mídia. Temos formado nossas convicções com uma mídia de mão única. Quero uma mídia crítica. Que aprofunda debates. Que expõe pontos de vista. Que não transforma a noticia em Fla x Flu. Dai a importância de um texto pugente como o do Marcello e outro igualmente pugente como o do Sabóia. Mídia de mão única é tão nefasta quanto ditadores de plantão!!
Robson Sabóia
Obrigado, Mariene.
Você foi direto ao ponto, quanto à “miopia”.
Gostei do fato da Lina mostrar uma opinião divergente da maioria.
Obs.: Talvez se consultassem um professor de história de Harvard todos nossos problemas seriam sanados. Que pena!
Obs.: Bem que a gente poderia ter um Rabelais entre nós! Faz falta! Ainda me lembro dele!
MARIENE
Fico profundamente aliviada em ler as lúcidas palavras do ROBSON SABÓIA. Fiquei muito surpresa ao ler comentários tão conservadores e, em alguns trechos, bastante míopes, dos demais frequentadores deste blog.
Parabéns Robson!!
eidia
Assunto de dicil de discutir em poucas palavras. A meu ver, Lula não tem noção do que ele tentou fazer. Tentou, não conseguiu, por falta de informação, leitura e conhecimento de história.O jeitinho brasileiro não vai mudar esta situação.
eidia
oquevivipelomundo.blogspot.com