Segui com atenção os comentários dos jornais franceses sobre a ida de Lula ao Iran. Quase todos chegaram a conclusão que o encontro provocou uma reação contrária ao seu objetivo: um endurecimento das posições da Comissão de Segurança da ONU.
Com uma análise diferente, me chamou a atenção um artigo do jornal Le Monde que resumo abaixo.
“Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sem julgar o acordo específico o Le Monde deu uma outra leitura do fato.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Orlando
Jornal Gazeta do Povo -PR
Possível candidatura de Lula à ONU esbarra no protocolo
Escolha de secretário-geral obedece a rodízio entre continentes e privilegia reeleição do atual ocupante do cargo
Publicado em 23/05/2010 | Osny Tavares
Apesar de o acordo nuclear iraniano costurado pelo Brasil não ter conseguido derreter corações e encantar mentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), serviu para realimentar as especulações sobre uma possível candidatura de Lula ao secretariado-geral da ONU.
O próprio presidente jamais confirmou a intenção de concorrer, porém vários chefes de Estado disseram apoiá-lo, e órgãos de imprensa estrangeiros noticiaram negociações de bastidor para que Lula possa substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, cujo mandato termina em 2011.
Saiba mais
Veja quem já ocupou o cargo de secretário geralReportagem publicada em março pelo jornal britânico The Times afirmava que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, é o orquestrador da candidatura Lula. O petista também recebeu o apoio explícito do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. Em entrevista à RedeTV! exibida no domingo passado, Sócrates disse que “estaria na primeira fila” dos apoiadores a uma possível candidatura de Lula ao posto mais alto da ONU.
Em uma espécie de pré-campanha velada, o presidente brasileiro tem feito comentários sobre a atuação das Nações Unidas. “A ONU, como está, representa muito pouco. Se continuar assim débil, nunca vai servir corretamente ao governo global que se necessita dela”, declarou Lula em entrevista ao jornal espanhol El País.
Para o sociólogo Gustavo Biscaia de Lacerda, professor da Universidade Tuiuti do Paraná, a escalada de Lula na política global depende de fatores externos. “Antes de se aventar essa possibilidade, é preciso ver se o contexto internacional permite uma candidatura de Lula à ONU. A atuação de um secretário-geral é sempre delicada, porque ele não é um governante mas um intermediador. O atual secretário, Ban Ki-moon, não é muito ativo, mas não se tornou um incômodo para o Conselho de Segurança, então não haveria motivos para ele sair”, analisa.
Obstáculos
Para conquistar o objetivo internacional, Lula precisa vencer alguns obstáculos protocolares. O mais imediato deles é a disponibilidade da vaga. Ban Ki-moon foi eleito em 2006 para um mandato de cinco anos, e tem direito a concorrer à reeleição em 2011.
Tradicionalmente, os secretários concorrem a um novo mandato, e a eleição se torna apenas uma formalidade. Além disso, os candidatos a secretário-geral são pré-selecionados a partir de um rodízio entre os continentes. Mesmo que Ban não prossiga como chefe da ONU, a Ásia teria então o direito de indicar um outro nome para substituí-lo no próximo mandato.
Lula também perde pontos por ter posição definida sobre questões controversas. As tendências pró-Palestina de Lula no impasse com Israel, a simpatia pelo regime cubano dos irmãos Castro e defesa do programa nuclear iraniano provocam desgaste perante o Conselho de Segurança.
O colunista Andres Oppenheimer, do jornal norte-americano Miami Herald, escreveu em artigo: “Não há nada de errado em uma potência emergente como o Brasil tentar resolver grandes crises internacionais, apesar de Lula ter um histórico lamentável de sempre partir para o resgate de alguns dos ditadores mais implacáveis do mundo. Eu gostaria muito de ver o Brasil assumindo riscos para apoiar a democracia e os direitos humanos.”
Uma alternativa para Lula iniciar a carreira diplomática internacional apontada por analistas internacionais é ocupar a direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma. O atual ocupante do cargo, o senegalês Jacques Diouf, está à frente do órgão desde 1994 e planeja se aposentar em breve. O respeito internacional ao programa Bolsa Família é um ponto a favor do presidente brasileiro.
Telma Pereira
Que menina que nada…hehehe…tenho 41 anos…bem vividos! Vc ainda mora em Salvador?
Helena Bäuerlein
Telma,
Vc é uma menina.
Eu penso que somos todos , mais ou menos, da mesma idade. Pelo ano que me formei vc vê a noss diferença de geração. E, ainda assim ,coadunamos no mesmo pensamento.
Bjk.
Telma Pereira
Oi Helena,
Não conheço…me formei em Letras Vernáculas pela PUC (SP), mas fiz 80% do curso na UCSAL. Me formei em 92. Fui aluna de algumas beldades como Margarida Lúcia, Reginalda, e Edilene Matos (minha melhor professora). Bjs pra vc tbm!
Helena Bäuerlein
Telma,
Me formei na UFBA em 1976, em História
Aí sou Gesteira.
Por acaso vc conhece a Professora Petilda Vasquez ?
bjk,
Helena
Helena Bäuerlein
Teresa Casali e Telma Pereira,
Os tópicos citados por Telma são verdadeiros, ainda que nos choquem.
Quando alguma coisa nos incomoda, é de mau gosto ?
Algumas pessoas olham e não se enxergam nesse espelho, preferem dorar a pílula .( Tal qual Narciso, que acha feio o que não é espelho)
Como Lina, com contato direto com o exterior nos últimos 35 anos, percebo a grande mudança na imagem do Brasil lá fora. Isso é inegável.
Me envaidece, claro ! Oculto as estatísticas e a realidade social , pq afinal foram anos e anos de ter que explicar o inexplicável, de ficar com vergonha de ser brasileira pq eles eram duros nas críticas.
Assim com nunca pensei em viver para ver a queda do muro de Berlim , também achei que morreria sem ver a imagem do Brasil dissociada do que Charles De Gaulle constatou ( “O Brasil não é um país sério).
Mas quem mora aqui sabe que a nossa realidade é outra, a violência urbana, a insegurança dentro das nossas fortificacões, digo, condomínios, a fome, os hospitais públicos, as ESCOLAS, o assistencialismo ( bolsa familia, bolsa celular e bolsa tudo). Não é o país que queremos para nossos filhos e netos.
Pelo menos por aqui, acho que o De Gualle continua certo.
Telma, um cheiro minha querida. Que o Senhor do Bonfim nos proteja.
Montenegro
Perto daqui existem cidades de 10, 15, 20 mil habitantes em que mais da metade recebe Bolsa-Família, inclusive dirigido para quem tem renda muito, muito acima do limite permitido…
Montenegro
Moro em Rondônia e, asseguro, nos grotões daqui o Brasil não é o que se cantou em verso e prosa por aqui…
Telma Pereira
Robson…me desculpe…eu não leio a Veja…não gosto de imprensa comprada e sensasionalista…..aliás…a imprensa já não tem meu crédito há muito tempo….por isso que ando por aqui…no Conexão não existe censura…nem preferidos nem preteridos!
conexaoparis
Todos
Acho que discutir é essencial.
A discussão, para ser bem sucedida, tem que ser controlada.
Senão vira fla x flu, como já foi dito aqui.
Peço aos leitores cuidado com as palavras.
.
Telma Pereira
Só um exemplo do que o BRASIL ainda é.
Bom, foram ALUGADAS viaturas de polícia aqui na Bahia….vejam bem, ALUGADAS por um custo de 33 milhões….ALUGADAS POR MÍSEROS 12 MESES. Com esse valor, dava pra comprar muito mais (não me recordo se foram 200). Sabe pq foram ALUGADAS E NÃO COMPRADAS?????? Pq, pela nossa lei (hehehe) comprar requer licitação e alugar não….Gente o GOVERNO DA BAHIA, aquele petista sem vergonha fez isso com nosso dinheiro e NINGUÉM toma nenhuma atitude….pq a LEI tá com ele. Ahhh….quem alugou, é parente, aderente ou sei lá o que…
E, eles colocam as viatura em fileira na avenida pra enganar os trouxas que ainda acreditam que isso aqui tem jeito….
Confesso a todos que o meu intuito não é de desqualificar o Lula…pra mim, ele não é o meu Presidente simplesmente pq não o coloquei lá…
Não acho que ele é o culpado….acho que somos nós mesmos…nós que fazemos parte desta lista!
Entrei num elevador em Paris e um MENDIGO estava com uma mochila nas costas…quando ele viu que encostou a mochila em mim….o cara me pediu 1000 desculpas, “em francês”. Quando ele saiu, entraram uns BRASILEIROS (hehehe) e um deles enfiou a mochila na minha cara (ele era alto e eu baixinha)…olhou pra mim com uma cara assim….sei lá viu…e nem desculpas pediu…pelo tipo, teve acesso a estudo e escola particuar mas….pelo amor de DEUS….e quando passou pelo metrô…advinhem por onde ele entrou???? Nem precisa dizer né….
Enquanto jogarmos nossa sujeira pra baixo do tapete….nunca iremos melhorar….Eu já fui bairrista, já fui cara pintada, já fui brasileira por amor por opção, por ter nascido aqui….. mas hoje, me sinto sem pátria….pq só quero dignidade, respeito como cidadã, direito de ter um plano de saúde por opção e não por obrigação…direito a ver meus filhos crescerem e não fazerem parte de estatística de bala perdida ou sequestro relâmpago, direito a andar pelas ruas e ver que a prefeitura tá trabalhando sem que precise que ela ANUNCIE isto (o que é ridículo placas dizendo: PREFEITURA TRABALHANDO como se isso fosse um favor)
Eu tô começando achar que tô vivendo em outro país, diferente deste que aparece nos jornais…