Segui com atenção os comentários dos jornais franceses sobre a ida de Lula ao Iran. Quase todos chegaram a conclusão que o encontro provocou uma reação contrária ao seu objetivo: um endurecimento das posições da Comissão de Segurança da ONU.
Com uma análise diferente, me chamou a atenção um artigo do jornal Le Monde que resumo abaixo.
“Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sem julgar o acordo específico o Le Monde deu uma outra leitura do fato.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
133 Comentários
Robson Sabóia
Existe uma lógica absurda em tudo isso.
Absurda e perturbadora.
Ora, quem deu aos EUA e seus “altos subordinados” (o conselho de segurança da ONU) o papel de defensores da “liberdade”? É uma coisa absurda que gente “inteligente” defenda o domínio americano, mesmo quando acha que está criticando. Por isso, pra mim, hoje, esse negócio de “inteligência” é um conceito muito elástico. Sempre foi, é verdade. Mas hoje…
É um assujeitamento terrível! Obama, líder da esperança (que detesta os holofotes, pois é um homem muito simples, austero, praticamente o filho de Héstia e Zeus) diz que é preciso fazer guerra pra conseguir a paz. Niguém diz nada! Mas também, né. Fazer o quê? Até hoje as pessoas levam em conta o que o Papa fala! A Hillary faz uma porção de coisas atravessadas, chega no Brasil e tem uma recepção pelos setores conservadores da sociedade como se fosse a filha de Ares e Atenas! A “intelectualidade guerreira”! Que bobagem! Que ingenuidade! Que assujeitamento serviu! Ninguém diz nada. Porque a humanidade não consegue evoluir? Tem alguma questão genética que faz a gente sempre retroceder? Não estamos no absolutismo?
Gosto muito do Lula, sempre votei nele. Foi meu primeiro voto. Apesar de ser da classe média, sou um dos 80% a aparová-lo. Até porque essa pesquisa deve ser furada. Todo o mundo fala mal dele. Bom, é bem “rico” falar mal dele. Enquanto contra FHC era coisa de sindicalista.
Que mal há em um país do tamanho do nosso, em muito parecido com o Irã, a India, o Egito, etc. aproximar-se desses países? Parecemos com os EUA? Claro que a gente é quintal de lá, também. Periferia clássica. Mas sempre que alguém critica essa ordem boba e todos os seus mecanismos cotidianos, que julgamos simples e tolos, porém eficientíssimos, alguém taxa a gente de “anacrônico”. Ora, a época em que vivemos é mais antiga que a do mundo antigo! Mas, temos iPod e os descendentes diretos de Gaia “fizeram” vida artificial. Debatemos as mesmas coisas há milhares de anos, gente! Deveria ser assim? Algumas questões até entendo, porque nos acaompanharão pelo resto da existência humana, mas a grande maioria delas…
Porque todas as pessoas concordam que a viagem do Lula foi um fracasso? Simples: porque os britânicos e os americanos assim apregoam. Isso é o suficiente para o ser assujeitado moderno. Gosto muito do “pensamento francês”. Não tenho afinidade nenhuma com os anglo-saxões. Gosto muito do Le Monde, em alguns aspectos mantém esse pensamento vivo. Mas, está cada vez mais difícil encontrá-lo. Uma pena. Diferente do Lula, e de tantos outros, “homens de boa vontade”, que se diz esperançoso ou crer em Deus e tudo o mais, prefiro constatar a lógica óbvia do assujeitamento. Provavelmente a única coisa que nos faz humanos. A única característica presente em todos nós.
Adriana Pessoa
Bravô Marcello Brito! (Diria a Lina!)
Vivian,
tente pelo paypal. Veja se ela tem esse sistema de pagamento. É meio complicadinho, mas vale a pena. O valor da taxa é muito pequeno: acho 1,5 dólares.
Vivian Campanelli
Gente… peço, desde já, 1milhão e meio de desculpas por abrir um parênteses no meio dessa discussão para pedir uma ajudinha urgente à Lina e aos pitaqueiros…
Estou alugando um apartamento em Paris para o meu aniversário, a proprietária do imóvel sugeriu que o depósito inicial fosse feito pela Western Union, mas eles cobram uma taxa astronomica para fazer essa transferência (segundo meu namorado… 50 dólares), gostaria de saber se existe outra maneira segura tanto pra mim quando pra ela para fazer esse depósito.
Como vocês fazem? O que devo sugerir a ela? Qual é o procedimento?
Existe um jeito de depositar o dinheiro diretamente por aqui em uma conta dela em Paris?
Muito Obrigada pela ajuda e pela compreensão!
conexaoparis
Vivian
Ótima dica da Adriana. Aliás Adriana sempre deixa dicas excelentes. Veja com seu banco também. Alguns não cobram caro.
Patrícia Alves
Marcello Brito,
Suas considerações são bastante pertinentes. Não há uma lógica racional ou ética nessa nova ordem mundial. E não devemos nos esquecer de que o Brasil tem fortes interesses comerciais com o Irã.
Abçs
Marcello Brito
Faltou acrescentar que estamos falando de politica, mas de politica sobretudo economica!
abçs.
Alexandre
Uma grande encenação em que o único a ser merecidamente reconhecido foi Celso Amorim, que conseguiu algum diálogo com o Irã. O tiro do Brasil não foi exatamente no alvo e nós não fomos ingênuos em acreditar no Irã, mas ingênuos em acreditar que o mundo engolirira esta encenação.
Marcello, durante as negociações, Celso Amorim pediu a libertação do cineasta Jafar Panahi, mas até agora, nada. Durante a visita do Lula, Armadinejad soltou a professora francesa Clotilde Reiss como um presente ao Brasil, mas na verdade, foi uma troca por um prisioneiro iraniano na França.
O Irã continuará enriquecendo urânio clandestinamente e, em dentro de alguns meses, conseguirá enriquecer a 90%. O buraco é mais embaixo.
Ana Lucia
Marcello Brito,
Parabéns pela análise cristalina da situação, peço permissão para copiá-loa e repassar aos amigos (com creditos é claro!)
Lina,
Parabéns, sempre trazendo assuntos importantes para pensarmos.
Célia
Os livros de história vão guardar esta data, 17 de maio 2010. O dia em que os países emergentes mandaram um recado aos cinco países que controlam a questão nuclear no mundo: daqui para frente vocês terão que contar conosco, o Brasil e a Turquia.
China, Estados Unidos, França, Gran-Bretanha e Rússia terão que levar em conta que o peso das nações evolui em favor dos emergentes e que a ordem internacional não pode ser regulamentada pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU.
As ambições políticas do Brasil e da Turquia são legítimas”.
Sábias palavras!
Marcello Brito
Tenho horror e pavor de ditaduras.
Alguem que nega o Holocausto nao pode ser levado a serio.
É bizarro, se nao fosse sobretudo cruel demais com a estoria e com o sofrimento alheio.
Entendo mas nao compreendo o que o Brasil foi fazer la.
Celso Amorin que é um homem inteligente e que tem um filho cineasta de grande capacidade deveria ter aproveitado o acordo para exigir a libertação do cineasta do filme Balão Branco que continua preso, mas me parece que nao, esse assunto nao foi levantado.
Mas como questão de estado, de logica e de uma lei ou etica mundial, não compreendo muitas coisas:
Porque India ou o Paquistão, que hoje é um ninho de terroristas, podem ter bomba atomica e o Irã nao?
Porque os EUA, a comunidade internacional, a ONU e esse organismo nuclear que me esqueci o nome permitem que o Paquistão e a India avancem no desenvolvimento dos seus projetos nucleares??
O irã é cercado de bombas atomicas por todos os lados. Do paquistão, de Israel,…
Historicamente é um dos Paises mais invadidos do mundo.
Achar que ele nao vai querer se armar ate os dentes é de uma ingenuidade atroz.
Qual a etica mundial que permite a ditadura chinesa se armar com bombas atomicas e nao permite a ditadura do Irã?
Qual a etica mundial que permite que o estado de Israel venha descumprindo sistematicamente e a muitos anos varias resoluções da ONU sem que haja uma unica sanção aprovada contra o Pais?
Qual a etica mundial que permita que Lula nao reconheça o governo de honduras mas que fume charutos com fidel castro????
A lei internacional deveria ser unica e a mesma para todos. Mas nao é.
A luz da etica e da logica é ridiculo ver a secretaria de estado americana, o pais com o maior arsenal atomico do mundo, exigir o que exige dos outros.
Mas nao estamos falando nem de etica e nem de logica.
E sim de politica.
RENATO SAU RIOS
A leitura do LeMonde é interessante . Mas , conhecendo Lula , que adora aparecer nos holofotes , e Ahmadinejad que , decididamente , não é uma figura confiável , além de ser um tirano declarado , tenho minhas dúvidas com relação a essa matéria …….
Prefiro por as barbas de molho ( será que alguém ainda usa essa ? )