Foto: Yahoo France
A lei contra o uso do véu islâmico integral entra em vigor dia 11 de abril. Esta lei é acoplada a uma já existente e que proibe o uso de sinais exteriores religiosos nas escolas.
O que é proibido?
O véu islâmico integral em todo espaço público.
O que é proibido nas escolas?
O véu, seja ele o hidjab, o tchador ou o khimâr.
A kippa.
As grandes cruzes cristãs, católicas ou ortodoxas.
O dastaar, turbante com o qual os sikhs escondem os cabelos.
Qual o publico visado?
Os alunos das escolas publicas, mesmo sendo maiores de idade, todos os funcionários e professores e os pais que acompanham os passeios e programas escolares.
Quais os lugares visados?
As escolas, os colégios e liceus e todos os lugares que acolhem atividades escolcares. As universidades não entram nesta lista.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Giovanna
Liberdade x Segurança. O que deve prevalecer? A situação é delicada, mas pensem.
Na Europa existe muito mais preocupação com a segurança coletiva do que aqui no Brasil. Ameaças e atentados terroristas são muito mais comuns lá do que aqui. A violência aqui no Brasil é diferente.
Entendo que foi uma medida drástica do governo francês, mas necessária.
Por vezes um princípio deve prevalecer sobre outro objetivando o bem comum.
Francisco
Não exatamente…A lei contra sinais religiosos em escolas públicas francesas já é praticada a partir de 15 de março de 2004, e é uma discussão que ainda não foi fechada até hoje.
A lei que entra em vigor hoje é contra a dissimulação da face em local público, ou seja, o impedimento da utilização de algum artefato que cubra o rosto da pessoa em qualquer lugar público, como a burca (que cobre todo o rosto da mulher), o niqab (que mostra somente os olhos) mas até mesmo as balaclavas e outras peças vestimentares que não são necessariamente ligadas à religião. Estes serão proibidos nas vias públicas (ruas, etc), todo espaço ligado ao Estado francês e também em lugares privados que acolhem o público, como supermercados, restaurantes, etc.
Fabricio
Na verdade, a religião que tirou a liberdade destas das pessoas, principalmente das mulheres, onde nos países islâmicos, elas valem menos que uma cabra.
A França, como um pais do 1 mundo vê que todas as pessoas são e terão que ser tratadas da mesma forma, sem segregação racial ou religiosa.
Chris
Muito complicado isso…
Eu moro em Barbés… vai dizer pra esse povo dalí que eles as eres la não podem usar o véu em lugar publico!!
Sou de acordo no caso da burca, que querendo ou não ainda choca um pouco… mas o véu que so cobre os cabelos… sem cotar que é uma questão de crença, deveria ser respeitado…
Por outro lado entendo tb que quando vamos aos paises arabes (não todos), as mulheres são obrigadas a usar o veu em sinal de respeito, mesmo não sendo mulçumana… Voilá porque a discussão é complicada… =\
Lenna
Esta atitude do governo não deve ser tomada como um simples ato de supressão de liberdade. Há coisas mais importantes por trás disto.Os que se aprofundam no assunto sabem o porquê…
Mirella
Essa medida me assusta.
Assim como a globalização desenfreada.
Onde vamos encontrar as peculiaridades que tanto nos atraem?
Estou preocupada…
Eduarda
O filme “Entre os Muros da Escola”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2008 (tem em vídeo) aborda essa temática da (des)integração social nas escolas públicas da França de forma muito interessante.
Grazy
Também acho essa medida difícil … atingindo em cheio a liberdade religiosa … tudo bem que cobrir uma mulher com a burka, ou mesmo com o véu, tb é uma agressão às mulheres … mas dai proibir … questão difícil.
Lina, o que vc acha disso ? Dessa lei ? E o que vc acha das mulheres cobertas ?
http://www.graziescritora.blogspot.com
conexaoparis
Grazy
Sou herdeira do pensamento feminista. Fico chocada com a situção das mulheres nos países áraves. Fico chocada com a mutilação sexual dos países africanos. Toda situação de subordinação e violência contra a mulher me choca. Eu pessoalmente vejo o véu e a obrigatoriedade de esconder o rosto, o corpo todo ou uma parte dele, uma agressão. Mesmo que todas digam que é opção pessoal. Conheço de perto jovens que usam véu por “opção pessoal” e são profundamente infelizes. Não conseguem se liberar da heranã cultural, do olhar do pai e dos irmãos.
Não posso ver esta questão sob o prisma da liberdade individual. Elas na realidade não possuem em momento algum liberdade para nada. Nenhuma liberdade de escolha.
Tania Sciacco
A liberdade é o que temos de mais precioso, fiquei bem triste com esta notícia.
Amélia
Medida dificil que fere a liberdade de expressão religiosa …. no Brasil seria impossível tal posicionamento! Houveram manifestações???
conexaoparis
Amélia
Hoje de manhã houve uma manifestação contra esta lei.