No início achei divertido. Um ou outro, singelas lembranças de amores que teimam em serem eternos.
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Mas agora a coisa está ficando grave. Eles ocuparam todo a grade da Pont des Arts.
Começaram a subir pelos suportes e estão se instalando nas lanternas.
Não contentes, eles migraram para a linda ponte para pedestres, a Passerelle Solferino, que liga o Jardin des Tuileries e o Musée d’Orsay.
O momento da diversão já ficou para trás. A situação agora está preocupante. Estamos vivendo um Padlocks Invaders.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
Paulo
Há alguns cadeados na Pont Neuf também.
Marcelo Cybermod
Não deixarei opnião própria sobre deixar colocar ou não os cadeados na(s) ponte(s). Entretanto, essa singela ação baseia-se no amor. E o amor é a maior força do mundo. E Paris reflete o amor. Logo, creio que o amor sempre vencerá… sempre. Abraços a todos!!!!
José Rodrigues
Descobri esta história aqui no conexão e, na época, a foto que vi tinha poucos cadeados.
Visitando ao vivo também vi poucos e li que a prefeitura retirava quando começavam a acumular.
Pelo jeito o post foi lido por muita gente e a coisa ficou exagerada, culpa da Lina?? rs.
No mais, um pouco de educação sempre vai bem e posts esquerdistas mofados são dispensáveis, lugar deles é em centros acadêmicos lotados de “alunos profissionais” e desocupados.
Pati Venturini
Verdade Lina
Os cadeados são pesados e provavelmente danificarão essas grades. Ontem andei olhando algumas fotos de viagens passadas, as grades da Pont des Arts completamente limpas, dá pra ver o Sena, especialmente quem se senta no chão para fazer picnic. Que pena…
Maurício Christovão
Acho que o problema está na quantidade. Parafraseando os elefantes: “Um cadeado incomoda muita gente, dois cadeados incomodam muito mais…” Já pensaram em um milhão de cadeados?
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Toda cidade é viva: recebe intervenções, dá sinais de destruição, impõe seus limites, abraça ou pisoteia quem passa. Toda cidade conversa com os nativos e transeuntes. Às vezes, é difícil estabelecer o limite do que é sensato. Esse é o meu caso em relação aos cadeados. Eles estão em Praga, que, além disso, tem um muro famoso pelas “pixações”; em Florença (que apesar de proibir os cadeados e aplicar multa, deixou os já existentes na ponte para serem admirados). Em Paris, essas intervenções às vezes são bem vindas: os bilhetes pedindo marido nas grades do túmulo de Abelardo e Heloísa. Na Basílica de São Pedro, numa das mais antigas imagens do Santo, ao lado direito do baldaquino, é permitido tocar num dos pés da escultura. O toque humano “deformou”os pés do santo, que parecem derreter. Em Berlim, Bahnhof, há trechos do muro com fotos dos episódios históricos em que os visitantes colam chicletes após mascados. No Brasil, quantas igrejas históricas são repletas de pés, cabeças, casinhas de madeira em agradecimento. No mundo inteiro, pedras são colocadas por peregrinos sobre lugares onde as pessoas morreram, metaforizando lágrimas eternas de lembranças. Nunca coloquei um cadeado numa ponte, nem toquei os pés de Pedro. Nunca pendurei pernas de cera em igrejas, nem finquei pedidos nas flechas que guardam os eternos e míticos amantes franceses. Tudo isso, mesmo o que é permitido, eu não fiz, mas não seria culpa minha de não atender os apelos das cidades em serem tocadas?! Eu, confesso, não fiz mais pela precaução da dúvida, do que pela certeza em não fazer. Sorte aos amantes!
Beth
Eymard
Estou com vc!
Maos vale um beijo do que mil cadeados.
Já grosseria, devia ser esquecida em casa…
Abs.
Nilza Freire
Eu nao acho bonitos esses cadeados e nunca coloquei, nao acho que tenham o poder de trazer sorte no amor ou coisa que o valha. Respeito a opinião de quem gosta, mas acho que o amor eh muito mais que um amuleto. As melhores recordações são as fotos e lembranças, assim mantemos Paris próxima ao nosso coração, e nao estragando o visual da cidade de que tanto gostamos!
Eymard
Jogar moeda na Fontana de Trevi, faz mesmo voltar? Cadeado é brega? Colocar cadeado é ter “pensamento pequeno-burguês idiotizado”? Vamos com calma né? Não vejo nenhum motivo para chamar a polícia, estabelecer proibições, tachar de brega ou idiotice. E, nesse caso, o cadeado não agride ninguém. Não arranca pedaço. Posso ate, pessoalmente, não gostar. Posso ate nao jogar moeda na Fontana. Posso até preferir trocar um beijo na ponte! Mais romântico! Mas não vejo nenhum mal em se pendurar os cadeados. Com o tempo, passa!
Lina
Eymard
Observei com atenção os cadeados e eles arrancam pedaços. As grades, em pouco tempo, não suportam o peso ou o movimento e se deterioram. Fiquei com pena das lanternas, daqui a pouco estarão também quebradas.
Lara
Acho os cadeados lindos, nada brega, e so tirar de vez em quando, limpar para se começar tudo de novo…..presos a Paris e não a alguem, para mim essa é a ideia dos cadeados…….