Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Nina Simone nasceu em uma cidadezinha de North Carolina e, aos tenros 3 anos de idade, já demonstrou interesse pelo piano, começando a tocar as primeiras canções tiradas de ouvido. Nascida em uma família muito religiosa com o pai pastor, Eunice Kathleen Waymon tomou o nome artístico quando começou a cantar pelas noites de Atlantic City e teve que esconder sua identidade para não manchar o nome da família. A escolha veio por causa de uma admiração pela atriz francesa Simone Signoret.
Em 1957, quando pisou pela primeira vez em um estúdio profissional, Nina Simone gravou, logo de cara, as suas sensacionais versões de I loves you Porgy, My baby just cares for me e Love me of leave me (fiquei completamente embasbacada quando li isso, é muito talento numa mulher só, gente!).
My baby just cares for me foi, inclusive, usada em uma propaganda do Chanel N°5 na década de 80 (um filme dirigido por ninguém menos que Ridley Scott).
Eu poderia escrever muito mais sobre ela, mas o ponto deste post são as versões de músicas francesa que Nina gravou – para ler a biografia fascinante da cantora, é só clicar aqui.
Como a maioria deve saber, ela viveu os últimos dez anos de sua vida no sul da França, onde morreu e foi enterrada. Ao longo da vida, Nina gravou lindamente sucessos de Charles Aznavour, Jacques Brel e Georges Brassens, e eu deixo vocês com estas músicas incríveis, que falam mais sobre ela do que qualquer texto meu jamais poderia fazê-lo.
1. Tomorrow is my turn – Versão de L’amour c’est comme un jour, de Charles Aznavour.
2. You’ve got to learn – Versão de Il faut savoir, de Charles Aznavour.
3. Ne me quitte pas, de Jacques Brel.
4. Il n’y a pas d’amour heureux, de Georges Brassens (com letra tirada de um poema de Louis Aragon).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Ricky
Olá Camila e turma,
Também achei esta promoção no site do Castelo e tive este mesmo entendimento. Pretendo comprar 1 passe duplo (eu + esposa) e eis a questão: qual data escolher? Vou estar em Paris entre 12 e 17/março, estou monitorando a temperatura e a mínima está atualmente em 5º C na média.
Se deixar para comprar na entrada do Castelo, será que é tranquilo (disponibilidade, filas)?
Outra dúvida, será que o site processa a compra perfeitamente com um Visa internacional emitido no Brasil? Pergunto isso pois tive uma péssima experiência na tentativa de comprar viagens de trem pela Espanha, no site da RENFE.
Abraços,
Merci Beaucoup
conexaoparis
Ricky
A temperatura está mais elevada. Essa mínima é de madrugada.
Compre com antecedência porque as filas são enormes.
Normalmente o site é pensado para turistas e deve aceitar sem problemas visa internacional
Francy
Marcelo :ótimas as suas informações ,sobre a pianista Nina, também como você sou fascinada pela Nina , e li tudo sobre a vida dela .é verdade , que ser “young , gifted and black” , naquela época não era fácil, daí sua revolta e a magnifica interpretação de Revolution .Sair da Igreja Batista com seus fantásticos corais , se tornou um denominador comum na origem das grandes divas .Seus comentários , são sempre um complemento excelente.Abs.
jorge fortunato
CAMILA
então faça sua reserva com tranquilidade. Escolha um dia entre terça e sexta-feira, pois sábados e domingos tem possibilidade de ter sempre mais visitantes. Bon voyage!
Camila
Obrigada Jorge!
Vou no final de março.. espero que o tempo esteja melhor até lá..
De qq forma a promocao é para comprar ateh final de fevereiro.. para ir ateh final de março..terei que arriscar o dia e comprar.. espero que o tempo colabore..
obrigada mesmo..
Samuel
Marcelo,
“Another woman”, é sempre a primeira coisa que me vem à cabeça quando leio algo sobre Nina Simone.
Seu post é ótimo!
Ana Maria
Desculpe falar dobre outro assunto,
mas gostaria de saber onde posso comprar
toalhas de jacquard francês fora dos grandes
magazines, que tem muita qualidade mas os
preços são muito altos.
Comprei algumas em Aix-em-Provence, na
feira, lindas e cim preço bastante acessível .
Obrigada,
Ana Maria
conexaoparis
Ana Maria
Eu conheço uma ponta de estoque que vende.
Mas está fora de Paris. Veja no site abaixo como chegar.
http://www.marquesavenue.com/l-ile-saint-denis/boutiques.html
Dodô
Marcello,
Como sempre, você abrilhanta os comentários com seu conhecimento de causa. E essa troca de impressões com Penélope sobre o piano na música americana me trouxe de volta aqui para incluir o pianista que inventou a oitava nota: o silêncio. Falo de Monk e suas pausas repletas de eloquência em meio ao solo.
abs,
Dodô
Marcello Brito
Fora os erros de portugues… Dessa com um s so foi ruim, Beth. Rsrsrs
A culpa é do teclado dp iphone !! Hehe