Paris é um dos destinos mais desejados por turistas do mundo inteiro. A cada ano, a cidade recebe 27 milhões de turistas – desses 18 milhões são estrangeiros. O número é 12 vezes maior que a população de Paris (fonte: site da Prefeitura de Paris).
Além dos turistas, Paris é uma cidade cosmopolita, onde vivem representantes dos quatro cantos do globo, como nosotras. Somos 20% da população total.
Como consequência, existem na web centenas de ótimos blogs sobre Paris, escritos por parisienses de todas as nacionalidades. Como nosotras.
Abaixo, listamos para vocês nossos blogs do coração para ajudá-los a descobrir os encantos da cidade por diferentes perspectivas.
Blogs escritos por parisienses de Paris (em francês):
Paris Zig Zag: escrito por dois publicitários, Ludovic e Fabien, traz ótimas dicas fora do comum. Gostamos especialmente dos posts sobre Paris insólita.
Blog da Deedee: típica parisiense, conhece a cidade na palma da mão, está em tudo e em todo lugar, participa de tudo o que acontece. Fala sobre moda, lojas, beleza etc. Gostamos porque ela é super franca e não tem medo de ir contra a maré. Por exemplo, ela abomina os bares e restaurantes Costes, muito “modinha” para ela. Ou o péssimo atendimento do Georges, no alto do Beaubourg. A menina tem personalidade e sabe das coisas.
Do it in Paris: um dos maiores blogs sobre a cidade, e dos mais conhecidos. Menos autoral e por isso menos charmoso. Mas tem uma equipe que escreve e consegue cobrir todos os assuntos de Paris com muito dinamismo.
Paris Unplugged: lindas fotos antigas da cidade e muita história de Paris
Merci Alfred: divertido, inteligente, fora do comum. Mais voltado público masculino, mas nós adoramos.
Un Dimanche à Paris: adoramos esse blog com dicas de programas para se fazer aos domingos (ou qualquer outro dia para os turistas) em Paris. Super local.
Blogs dos americanos (em inglês):
Lost in Cheeseland: uma americana da Philadelphia, apaixonada por Paris e por um francês, sensível e antenada, é a autora deste blog. Lindas fotos, ótimos posts.
Hip Paris: Um time de americanas escrevem um pouco sobre tudo o que acontece na cidade.
David Lebovitz: tudo sobre a arte do bem comer em Paris
Existem também alguns blogs que fazem parte de grandes redes, incluindo dicas de outras cidades:
Gogo Paris: se você quer estar por dentro de tudo que acontece de mais atual, moderno e trendy na cidade, siga este blog.
Paris Unlike: um pouco óbvio e pouco autoral, mas traz algumas boas dicas para quem está planejando vir à cidade.
My best address book: 40 parisienses escrevem sobre a cidade. Jornalistas, escritores, artistas, estilistas, designers etc.
Blogs escritos por brasileiros que moram em Paris (em português):
Paris lado B: apesar de pouco atualizado, este blog traz ótimas dicas para quem quer fugir (muito) do óbvio em Paris. Jovem, esperto e antenado.
Paris à porter: também suuuper desatualizado (podem puxar a orelha dele), este é o blog do nosso queridíssimo Rodrigo Lavalle, cujo talento vocês também acompanham por aqui.
Sob o céu de Paris: quem já é leitor antigo do Conexão Paris conhece a Pénelope, que escreveu alguns ótimos posts aqui sobre música francesa. Ficamos tristes porque ela agora não escreve mais sobre música francesa, assunto que ela conhece como ninguém. Mas como está morando em Paris, acabou transformando o blog dela num blog sobre dicas de Paris, além de escrever colunas sobre a cidade para o Globo. E, como ela é mega esperta, antenada, apaixonada por Paris e escreve bem, o blog é muito bom.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Jane Curiosa
Antes de mais nada,como se pode puxar as orelhas de alguém que simplesmente não está lá? Hein,Rodrigo Lavalle?
Lina e Mariana,posso puxar as orelhas dele aqui mesmo?
Que demais essa divulgação de outros blogs!
Vocês são mesmo incansáveis em nos surpreender! Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!
eymard
Fiquei feliz por ter noticias da Penélope. Apesar de ter ampliado o leque do blog (para variedades) sinto falta da música como foco principal. Estou acompanhando.
Alice
Como sempre no CP, ótimo post. Eu acrescentaria o “Guia de Paris” (http://oguiadeparis.blogspot.com.br/), entre os blogs escritos em português.
Adriana Pessoa
Generosidade, compartilhamento, doação, humildade…belo exemplo dado pelo CP.
Vocês são demais! Parabéns.
Mauricio Christovão
Ótimas sugestões e muita transparência e generosidade de sua parte, Lina. Não há concorrência e sim um blog complementando o outro. Parabéns!!!
AEP
Parabéns Lina ! Isso que é seriedade, dinamismo, compartilhamento e humildade. Publicar outros blogs no seu próprio blog (inclusive em português) é a maior prova de que sua intenção sempre foi a de nos prestar informações verdadeiras, legais e oportunas, sem se preocupar em monopolizar nada. Isso que é classe e conhecimento do verdadeiro sentido do compartilhamento de informações para nós, leitores e seguidores do seu insuperável blog.
Gustavo Gurgel
Competentíssimo Rodrigo Lavalle.
Abraços Rodrigo. Eu e a Patricia sentimos sua falta..
Rodrigo Lavalle
Fiquei até com vergonha! Obrigado pela inclusão na lista!
Beijos.
Rodrigo
Vania Wolf
Adoro a Deedee, acompanho já faz tempo! Ela lançou um livro – 5 saisons à Paris – que deve ser bem interessante. Também conheço a Paris Lado B. Mas posso acrescentar um blog feito por uma brasileira que mora em Paris, que eu leio sempre? Adoro a Milena do “Viver plenamente Paris”, ela escreve muito bem sobre tudo, está sempre atualizando e tem muitas dicas de viagens pelo mundo.
Mas falando em blogs, acho que está super na moda ter um blog, todo mundo quer fazer um blog de moda ou viagem (eu tenho o meu haha), porém não gosto quando a pessoa que mora em outro país fica só criticando, falando mal dos costumes e cultura dos franceses, acompanhava um blog, que apesar da pessoa morar em Lyon, era muito inconveniente e criticava Deus e o mundo, acho que era frustração, não sei, mas afinal se não gosta de nada do país que escolheu pra morar, não sei o que anda fazendo por lá…
Mariana Berutto
Não conhecia o blog da Milena, Vania. Ótima dica, obrigada.
Sophia
Missão de vida: encontrar tempo para poder ler todos esses blogs. Além do CP, só consigo ler com frequência o do David Lebovitz. De vez em quando, dou uma passadinha no Zig Zag.
Preciso inventar um trabalho que seja “ler blogs sobre Paris”. Será que alguém me contrataria? Já sei a resposta, mas… o que seria da nossa vida sem um plano, não é mesmo?