Abaixo um resumo dos artigos publicados na imprensa francesa sobre as expectativas do governo e dos industriais franceses em relação a mais este contato entre a França e o Brasil. Estão todos apostando em grandes contratos de venda, militares e civis.
Paris olha com um grande interesse o Brasil, este líder regional, influente sem ser invasivo, qualificado como uma democracia exemplar e que se beneficia de uma economia sólida a qual permitirá a este país encontrar uma saída rápida para a crise. Um país, que além de ser uma plataforma regional, possui um mercado interno extremamente interessante para as empresas francesas.
Por isto a presença de grandes homens de negócio na comitiva de Nicolas Sarkozy. Um grupo de reflexão será criado, juntamente com os dirigentes das empresas brasileiras, sobre o reforço de uma colaboração econômica bilateral. O objetivo da França é posicionar as empresas francesas no mercado brasileiro e a linha de mira visa o mercado militar e o trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo.
Foi-se o tempo em que os políticos franceses consideravam o Brasil um “país não muito sério”.
Foto: Le Figaro.fr e resumo de artigos do Les Echos e Le Figaro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Gabriella
Meu sonho é ver todo mundo querendo aprender português!
O Brasil agora não é só uma promessa, é uma realidade. Nós somos a bola da vez… Estamos um passo a frente da China e da India pois nossa população vive MUITO melhor do que a população desses países, em geral.
Cham
Eduardo,
Acho que este blog não ta dedicado a uma qualquer forma de propaganda.
Existem muitos outros lugares para fazê-lo.No seu blog por exemplo!
A lina criei este site para tratar d’um assunto bem determinado. Em consideração para o seu trabalho, seria melhor acabar com¨a polêmica.
Cham
Mamcasz
Merci, gente.
Mas nenhum contrário ao fato da França ser o último colonizador na Pan-Amazônia? e quanto aos aviõezinhos de guerra? E se, de repente, a Guiana virasse uma Argélia?
E não estou por fora assim. Foi de propósito. Já fiz uma reportatem por terra, de caminhão, sobre exportação ilegal infanto-juvenil-sexual-brasileira pela Europa, via Manaus – Roraima e, antes de seguir para Pacaraima-Santa Helena-Venezuela, se dobrar para a direita, vai-se para a Guiana, ex-inglesa. E se eu for, como fui, para uma reportagem para a Radio Nacional da Amazônia, sobre garimpeiros ilegais brasileiros que são expulsos de noite, pelo rio, da Guiana, esta ainda francesa, de volta para Amapá.
E também participei do Forum Social Mundial de Belém do Pará e, antes, do Forum Social Pan-Amazonico, em Manaus, onde conheci de perto o movimento pela independência da Guiana Francesa, que todo mundo finge desconhecer.
Então, respeitosamente, não vamos fingir que eu falei superficialmente, certo?
Abss cordiais
Mamcasz
mamcasz.wordpress.com
Mauricio Précoma
Sem querer ser chato, mas só para lembrar que a Guiana Francesa não é vizinha da Venezuela. Entre esta e a aquela, estão a República Cooperativa da Guiana (ex Guiana Inglesa) e o Suriname (antiga Guiana Holandesa).
Sds,
Mauricio
Cham
Eduardo,
Você trata d’uma maneira bem leve a situação na Guiana francesa. Seria melhor do que vc argumente mais o seu comentario, antes de deixar um apreço precipitado.
Amitiés
cham
Mamcasz
Madames e tupiniquins.
Tem muito vatapá por debaixo dessa visita do caixeiro viajante Nicolau ao Brasil. E falo numa boa. Aliás, o comandante Jobim, pressionado pelos militares (antigamente eram chamados de gorilas), já desmentiu o Lula na compra dos aviõezinhos de brinquedo. Além do TGV de pobre, teve também um bonde sobre trilho que continua em exposição na W3-Sul, aqui em Brasília. Agora, é muita grana, num país que nem o nosso, com reconhecidos 20 milhões de miseráveis, para ficar brincando de soldadinho. Mais uma coisa e não sou contra a França, até estou indo agora em outubro para mais 11 dias num Studio ao lado do Chez Papa. Mas tem o seguinte que ninguém fala. Venezuela com Rússia. Colombia com USA. E Brasil com os brinquedinhos de fogo da França. Em troca, a gente não fala nada do pessoal que quer a independência da última colônia estrangeira na América Latrina. Falo da Guiana Francesa. Dentro da Amazonia, tem base militar francesa e tudo. Vizinha de quem? Da Venezuela do maluco do Chavez. Ah. Espero a visita de vocês no meu blog Os Fantasmas da Rádio Nacional em
http://mamcasz.wordpress.com
Au revoir, manézinho (a).
Mamcasz
Marcia Seixas
Oi Lina,
Acho que corremos grande risco da imprensa francesa mudar de idéia rapidamente – hoje nosso “ilustre” ministro da defesa, Nelson Jobim, desmentiu nosso presidente e disse que o acordo ainda não está completamente fechado, que o processo de licitação só termina no fim do mês etc etc.
Isso porque a imprensa aqui questionou a decisão antes do final das licitações; e a aeronáutica o fato do acordo ser fechado sem que eles fossem sequer informados.
Assim, caso não se concretize o acordo e a rápida viagem de SarKosy acabe tendo sido em vão, as opiniões francesas sobre o Brasil e seu governo podem mudar radicalmente. De qualquer forma, já fica bem chato esse disdito de hoje…
Abçs,
Márcia Seixas
Sueli OVB
Ah, desculpem-me! realmente se fala em um TGV, que ligaria São Paulo e Rio de Janeiro. Mas acho que sobre isso, penso, não há nada de concreto.
Sueli OVB
Como sou de Brasília, acho que esse assunto de trem é com a gente.
Nosso governador, José Roberto Arruda, que no passado foi mentor do metrô de Brasília, que, diga-se de passagem, arruinou os cofres públicos e funciona bem precariamente, acaba de concretizar um financiamento de 370 milhões de reais junto à França, para a implementação do (VLT), Veículo Leve sobre Trilhos, e não TGV, que será implantado em algumas de nossas vias, visando a diminuição do tráfego de carros e ônibus, como também terá um papel importante para a revitalização de áreas abandonadas e degradadas.
Esse tipo de transporte existe em algumas cidades da França e será usado como modelo.
Uma das integrantes do consórcio responsável pela construção do VLT é a impresa francêsa Altran, líder europeia n omercado d econsultoria em tecnologia e inovação.
Tomara que isso não seja mais um sumidouro de dinheiro!
zeluiz
Muito bom saber que estamos passando de pais “exótico “para uma economia em ascensão e sólida. Amigos franceses dai notam esta mudança na imagem do nosso Brasil…Segundo vários especialistas daqui, o Rafale francês é o melhor dos três projetos apresentados. Além do que, a opção pela França é uma decisão política para contrabalançar o poderio americano…Acho isso muito interessante…