Por Marina Giuberti, sommelière que ministra cursos de vinhos para brasileiros.
Como entender os horários dos restaurantes em Paris e as diferenças entre restaurant, brasserie, café e bistrot afim de evitar a temida hora do désolé? Aquele momento quando, às 14h, você entra no restaurante, pede uma mesa e o garçon diz “désolé, c’est fini“, traduzindo, “sinto muito, terminou”, e você ali, admirando com fome o restaurante lotado de gente e de pratos maravilhosos. Pois é, aqueles clientes chegaram antes das 13h30, e na maioria das vezes, reservaram.
Como sommeliére com 12 anos de serviços prestados em restaurantes, acredito que a escolha certa dos restaurantes durante uma viagem te ajudam a entender a cultura local, principalmente num país como a França, onde a gastronomia é patrimônio histórico inscrito na Unesco desde 2010.
Alguns clientes e amigos me relatam que comeram mal em Paris, confesso que costumo ficar surpresa, pois moro aqui há 10 anos e semanalmente faço descobertas de restaurantes incríveis. A surpresa acaba quando me explicam que pararam na primeira brasserie da esquina, às 16h depois de uma visita ao Louvre. Aí eu pergunto, “mas no Brasil, você para pra comer no primeiro restaurante que viu pela frente, acreditando que vai comer bem?” Eu pelo menos não! O mais sensato é buscar informações nos guias (como o do Conexão Paris) e blogs especializados e com os amigos que já estiveram por aqui. Afinal, este pré-planejamento já é uma viagem.
Entenda as diferenças de horários e de serviços oferecidos por essas 4 categorias:
CAFÉS:
Servem desde um café expresso até o café da manhã completo, um chopp ou vinho sem exigir que você coma algo, até sanduíches e refeições. O usual é funcionarem em horário continuado, o famoso “service continu” ou “non-stop”, ou seja, do café da manhã até o jantar. Em alguns locais, pode acontecer de reduzirem o menu à tarde, entre o almoço e o jantar, mas sempre haverá algumas opções.
BRASSERIE:
Um restaurante mais informal, com serviço agitado e barulhento porém simples e bom. E com os mesmos horários de atendimento que os cafés. Você também pode consumir bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, daí a origem do nome “brasserie“, sem pedir comida.
BISTROT:
É um “petit café” ou “petit restaurant“. Antes funcionavam com horários e serviços parecidos com os dos cafés. Hoje sofisticaram-se e estão entre a brasserie e o restaurant, com comida caprichada, mas serviço informal e rápido. Os horários costumam ser os mesmos dos restaurants (ver abaixo) mas os preços são mais em conta.
RESTAURANT:
O restaurante é algo mais sofisticado que os citados acima, com a cozinha mais refinada, e com “menus du jour” (cartas do dia), que mudam diariamente. Pra entender bem a diferença entre restaurant e brasserie, existe esta frase repetida em restaurantes pelo chef a alguém da equipe: “você quer ir trabalhar numa brasserie?” Uma forma pejorativa de dizer, que ele não está fazendo jus ao trabalho refinado do restaurante. Horários de atendimento: 12h-14h e de 18h30/19h até 22h 22h30, dependendo do lugar. O serviço do restaurante é do tipo “coupure“, quer dizer que o restaurante fecha entre o almoço e o jantar. A equipe é sempre a mesma e vai em casa à tarde descansar para enfrentar a segunda parte do dia e preparar o jantar. Por isso muitos locais de prestígio, aceitam o cliente no MÁXIMO até 13h30 para o almoço, e 21h30 para o jantar, em respeito às horas de trabalho dos funcionários e a legislação. E, se você for a última mesa do restaurante, pode acontecer de ser “apressado” pelos garçons.
P.S.: Mesmo havendo uma diferença explícita entre todos estes estabelecimentos, hoje em dia os nomes também estão sendo usados sem respeitar estes conceitos.
Fica a dica, reserve, chegue na hora e BOM APETITE!
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Marina
Evandro, quando vier á Paris quero te receber no Divvino e quem sabe fazer uma tarde de assinaturas do seu livro com vinhos ?! Salutations bacquiques!
Jacqueline
Nunca tive problema nos restaurantes. Talvez porque minha fome chegue muito antes de 13.30. E também não comia fora todos os dias, pois sempre alugo apartamento. O restaurante ficava só como variedade.
Juliana
Infelizmente eu fui uma das pessoas que comeu mal em Paris e com certeza eu saia do museu às 16h a procura de algo pra comer… Acabava comento um crepe de nutella em qualquer esquina ou uma batata frita Deluxe no McDonalds (minha melhor descoberta). Minha grande surpresa/decepção, foi quando entrei no tão falado Angelina que fica perto do Louvre e fui praticamente expulsa às 19h, quando eles fecham.
marcialube
Super oportuno o post.
Inúmeras vezes já ouví relatos de amigos voltando da França dizendo que comeram mal.
A adaptação aos horários e também ao sistema de reservas é importantíssimo.
Madá
Que bacanas esses encontros em torno da mesa. Muito esclarecedor essa questão dos horários tão restritos para almoço !
evandro barreto
Marina, em primeiro lugar, obrigado pelo apoio ao livro. Na mesa cabe também o carinho dos amigos.
Reinaldo e eu não somos parentes, mas amigos de décadas. Já trabalhmaos juntos em um grande projeto e juntos começamos a confraria “Companheiros da Boa Mesa”. Fiz uma homenagem aos capixabas no post dele sobre você. Santé e um abração!
Marina
Querido Evandro, estou vendendo seu livro no Divvino, e cheguei a comentar com a Lina eMariana, se vc é Reinaldo se conheciam ou eram parentes, coincidência. Ele gostou muito do Divvino, e como sempre, figura ímpar com papos incríveis, vou verificar o post dele. santé e grande abraço
Mauricio Christovão
Muito didático e esclarecedor! Realmente temos que “calibrar” nossas andanças e visitas para não ter vontade de almoçar às 16:00 e dar com a cara na porta do restaurante…No nosso esquema, tomamos um bom café da manhã, levamos um lanche na mochila e depois jantamos num lugar interessante.
evandro barreto
Marina Giuberti, didática com sabor é outra coisa!
E por falar em outra coisa, meu amigo e jornalista Reinaldo Paes Barreto publicou no facebook dele excelente post, com perfil e fotos, sobre você. Já viu?
Abs,
Evandro Barreto
Isabela Almeida
Gostei muito do artigo, foi esclarecedor! Sempre quis saber a diferença – na prática – entre estes tipos de estabelecimento. Beijos à todos da equipe CP!