2017 marca os 300 anos da memorável viagem do czar Pedro o Grande à França. Vários eventos no castelo de Versailles comemoram a data.
Em 1717, Pedro o Grande, então czar da Rússia, fez uma viagem emblemática à França. O soberano russo, herdeiro dos Romanov, passou os meses de maio e junho em Paris e no castelo de Versailles. Sua viagem, além do lado diplomático de reaproximação das relações entre França e Rússia, foi uma viagem de pesquisa.
Pedro, um grande admirador da cultura europeia – e, particularmente, francesa – buscava inspiração na arte, arquitetura e artesanato franceses a fim de implementar algo semelhante na Rússia. Seu castelo Peterhof, em São Petersburgo, foi construído usando Versailles como modelo.
Jardins do castelo Peterhof, em São Petersburgo (foto: De Pavel L no Shutterstock)
Essa viagem foi tão memorável e importante para os dois países que mesmo hoje, 300 anos depois, ela é lembrada e comemorada.
Eventos em torno da viagem de Pedro o Grande
Durante todo o mês de maio e junho, a conta Twitter do castelo de Versailles (@CVersailles) estará postando tweets com a hashtag #PierreLeGrandVoyage contando o dia a dia das visitas que o czar russo fez durante sua estadia na França.
1717 – Pierre Le Grand s'est rendu aujourd'hui au château de Meudon pour voir la ménagerie et les jardins #PierreLeGrandVoyage pic.twitter.com/WISCLkOZVz
— Chateau de Versailles (@CVersailles) May 17, 2017
No dia 29 de maio o novo (em todos os sentidos) presidente francês, Emmanuel Macron, recebe no castelo de Versailles o presidente russo Vladimir Putin para a abertura da exposição “Pedro o Grande, um czar na França. 1717”. A exibição comemora os 300 anos da viagem de Pedro O Grande à França (leia mais sobre a exposição abaixo). Essa recepção acontece exatos 3 séculos após à grande festa dada em Versailles pelo jovem Luis XV e seu regente, Philippe D’Orléans, ao czar russo.
Na noite de 29 de maio acontece também em Versailles, dentro do evento Fêtes Galantes, um baile de época revivendo a festa mencionada acima. Nós falamos um pouco sobre o baile nesse artigo. A brasileira Eneida Queiroz, que no dia 30 de maio lança seu livro em Paris (clique aqui para ler sobre o lançamento), participará do baile e irá nos contar todos os detalhes em um artigo futuro. Fiquem ligados!
O czar Pedro o Grande.
A partir do dia 30 de maio, a exposição “Pedro o Grande, um czar na França. 1717” abre ao público. Ela conta, através de mais de 130 obras, como foi a visita de Pedro o Grande à França, um dos eventos diplomáticos e culturais mais importantes do início do reinado de Luis XV. São pinturas, esculturas, móveis, objetos de arte e de decoração, gravuras, desenhos e livros provenientes da biblioteca do czar e de seu “gabinete de curiosidades”. A exposição fica em cartaz até o dia 24 de setembro de 2017 no Grand Trianon (dentro do Domínio de Versailles).
Leia também
- O que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versalhes
- Visita guiada ao castelo de Versailles
- Transfer para o Castelo de Versailles
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
marcy
Deve ser um belo evento; tb. sinto não poder ver essa exposição. Gostei de ver o quadro em q o grande governante está tão moço. Já li um pouco sobre os Romanov e vi filmes. Parece q ele fez bastante pelo país.
Parabéns C.P por noticiar.
Thamís
Ai que incrível! Gostaria de poder desfrutar desse momento lá…. :/