Os franceses gastam em média 2.260 dólares por ano para se alimentarem, contra 1.990 para um americano e 1.340 para um japonês. Eles gastam mais porque a qualidade dos produtos é um item essencial. Comer neste país não é uma necessidade fisiológia, é um imenso prazer.
Logo que cheguei aqui, percebi que uma adaptação à cultura do novo país deveria passar obrigatoriamente pela escolha correta do seu açougue, da sua peixaria e do seu fromager. Se você convida amigos para jantar, esqueça os super mercados e faça suas compras no comércio de alimentação tradicional. A qualidade dos produtos destes comerciantes é extraordinária. Vejam nestas fotos do Sérgio T. Gonçalves o cuidado com a decoração da vitrine e a escolha de carnes já temperadas. Porco recheado com damascos, porco com pera, coelho recheado com carne de vitelo moida, cebolas, salsa, maçã e nozes.
Nas peixarias, melhor comprar peixes selvagens que peixes de fazendas marítimas. Os selvagens são mais saborosos. Os frutos do mar, as lagostas, os caranguejos são vendidos vivos.
Aí estão escargots do mar vivos, pescados no Atlântico norte. Importante saber a origem.
É por tudo isto que Sarkozy vai entrar em 2009 com um pedido para que a França seja o primeiro país a ter sua gastronomia reconhecida como patrimônio mundial. O presidente considera que a cozinha francesa merecia obter este famoso título da Unesco.
Este pedido tem causado muita discussão na mídia, sobretudo entre os blogueiros gastronômicos. Se o coq au vin se tornar patrimônio mundial, porque não a pizza e eu acrescento, porque não a farofa.
Estas fotos foram tiradas na rue des Martyrs, uma rua deliciosa do 9 ème arrondissement de Paris, que sobe em direção ao Sacre Coeur de Montmartre. É uma rua de comércio alimentar, com produtos de primeiríssima qualidade.
Quando o leitor Sérgio tirou estas fotos ele não poderia saber que estava tirando fotos dos meus comerciantes. Moro atrás da Ópera e faço minhas compras exatamente nesta rua.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
CELSO PARANHOS
Em outubro de 2009 tive o meu sonho realizado conhecer Paris, realmente era tudo que eu queria ,e lá estive por 12 dias…uma maravilha….só não posso falar sobre a gastronomia porque …me alimentei muito mal…mas acredito que foi por não falar françes….mas vou voltar a Paris….e vou me preparar melhor para não comer tão ruim….
maria
:'(