A França chega atrasada na história da liberação do casamento aos homossexuais. A Holanda iniciou o movimento em 2000, seguida pela Bélgica em 2002, Espanha e Canadá em 2005, Africa do Sul em 2006, do México, Suécia e Noruega em 2009, Portugal, Irlanda e Argentina em 2010, Dinamarca em 2012. Sem contar vários estados americanos: Massachusetts, Connecticut, Iowa, Washington DC, Vermont, New Hampshire e New York.
Chegou a hora francesa e o projeto da lei será discutido agora no final de janeiro. Enquanto isso, o debate na sociedade está feroz entre dois campos adversos. A direita, a extrema direita e as igrejas, sejam quais forem, são os opositores mais visíveis. Os partidos de esquerda aprovam a medida.
De uma maneira geral, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é aceito por parte da sociedade (60% dos franceses são à favor do casamento). A discussão pega fogo quando as consequências inevitáveis deste casamento entram em jogo e entre elas a adoção, as técnicas de procriação e a mudança da terminologia nos papéis de identidade. A lei estuda a eliminação de referências como “nome do pai“ e “nome da mãe”, referências estas consideradas obsoletas diante da realidade de dois pais ou duas mães.
Dia 16 de dezembro 2012 os que defendem o projeto invadiram as ruas de Paris para uma grande manifestação pela igualdade de direitos.
Dia 13 de janeiro 2013 a manifestação será comandada por todos aqueles que são contra o casamento, a adoção e o acesso às técnicas de procriação.
Tenho discutido com amigos brasileiros sobre as similitudes e diferenças entre brasileiros e franceses nesta questão. Parece que as igrejas no Brasil adotam a mesma posição das igrejas francesas. Tanto aí como aqui, elas são contra. A proposta na França é uma iniciativa do Partido socialista e uma promessa da campanha eleitoral de Hollande. No Brasil, ela não seria uma proposta do PT e sim de uma pessoa, Marta Suplicy. Na França a discussão está feroz ocupando espaço na mídia e nas ruas das grandes cidades. A sociedade brasileira não está tão mobilizada ou o assunto não é prioritário. A França, ao contrário do Brasil, engloba na mesma bandeira casamento homossexual, adoção, técnicas de procriação. Tal atitude é justificada com o argumento: “a realidade é esta aí”. Milhões de casais homossexuais adotam crianças ou procuram técnicas de procriação em países mais liberais. E como a lei não reconhece dois responsáveis do mesmo sexo, muitas crianças se encontram desamparadas diante do falecimento de um dos pais ou uma das mães.
Face às pressões vindas de todos os lados, François Hollande hesita, cede à direita, acode à esquerda. E hoje, um grande político da direita, Alain Juppé, pediu um plebiscito.
Atualização: vários leitores publicaram comentários que explicam e ilustram a questão no Brasil. Não deixem de ler estas apreciações bem documentadas e inteligentes.
Foto: Kátia Becho
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Sil
Assustei com o número de “senhoras de Santana” que saiu hoje às ruas. Os jornais falam entre 300 e 800 mil, que vieram de diversas cidades…. Lina, se isso se confirma, podemos pensar em forças conservadoras mais espalhadas pelo interior? Ou não tem nada a ver, e os conservadores estão por todos os lados, em alianças inesperadas, unidos em seu reacionarismo?
Lina
Sil
A França é muito mais conservadora do que imaginamos. O interior da França é completamente diferente de Paris.
Roberta Pires
O casamento, pelo menos no civil, assegura direitos e institui deveres de um para com o outro. O documento que atesta essa união garantirá os direitos em caso de morte ou separação. O que as pessoas que são contra a união homoafetiva não entendem é que o casamento gay não causa dano algum à moral da sociedade já que a vida privada dos outros não diz respeito a ninguém. Portanto, penso que as que são contra têm algo a resolver (dans leurs têtes) e não devem perturbar aqueles que já estão resolvidos a ser felizes.
Katia Becho
Lina,
muito bom o seu post e os comentários também são altamente esclarecedores. A manifestação de dezembro passado em Paris foi emocionante e alegre mas, acima de tudo, muito respeitosa – de vez em quando provocavam uma onda sonora para que todos se manifestassem, de tão silenciosa e pacífica. Havia várias ‘frentes’ de manifestantes, cada um com sua bandeira, e muitas famílias hetero e homo, inclusive com as crianças. Foi lindo! Um espetáculo democrático que me fez pensar: as leis na França estão atrasadas em relação à sociedade. Já no Brasil acontece o contrário. Dizem que temos uma das mais modernas legislações do mundo, inclusive ambiental. Mas, infelizmente a sociedade não é tão mobilizada para exigir seus direitos. Em Paris é comum vermos casais homo se beijando ou passeando de mãos-dadas. Ninguém parece ofendido. No Brasil isso pode acabar em violência e morte. Falou-se aqui da Parada Gay. Em Paris também tem a Parada Gay e é uma festa. Já a manifestação de dezembro foi um ato político apoiado por cerca de 150 mil pessoas, segundo os organizadores. Mas também teve humor, como não poderia deixar de ter. Vi cartazes ótimos, como: “melhor duas mães (mèrs) que um pai e uma mãe de ‘merde'”. Ou: “Vocês rezam pela gente, a gente trepa por vocês” (esse arrancava risos e flashs por onde passava). E um de uma jovem feminista: “Uma mulher precisa de um homem do mesmo jeito que um peixe precisa de uma bicicleta”. E por aí foi :).
bjs
Helio Jr
Lina,
Quanta informação esclarecedora e que bela discussão você está proporcionando! Fico orgulhoso com a maioria dos comentários e certo de que a informação ilumina e afasta o preconceito. Que aos poucos essa luz se espalhe pela sociedade!
Quesnay
O casamento homossexual no Brasil já está legalizado, mas ainda impera o proconceito. Contudo, o importante é existir RESPEITO de ambos os lados, pois só assim as preferências sexuais serão aceitas. palavra chave é RESPEITO!!!
Paulo Junior
Olhem so o que acaba de escrever Sylvain Ambrosi so site divulgador da manifestacao contra o casamento para todos: “””””” L homosexualité est une anomalie génétique au meme titre que d autres anomalies autisme trisomie etc ; il faut donc aider ces malheureux homos en organisant un homothon par exemple : les dons seraient reversés à la recherche afin d ‘éradiquer cette tare génétique biologique physiologique ; au lieu de les rejeter , aimons les en essayant de leur faire retrouver le chamin du vrai bonheur de l amour vrai père mère enfant procrée par amour naturel et non chimique et synthétique avec cette diabolique PMA que même les nazis n avaient pas pu mettre au point : uterus artificiels eprouvettes sperme synthetique ventres d e mères porteuses et pondeuses , trafics mafieux en perspectives d organes ,le monde de Frankenstein revisité par les socialos , le meilleur des mondes du lobby , la cruauté sans frontières mercantilisation machiavelique d enfants zombis artificiels ; l HORREUR est pour demain !””””””____ …
Quem estiver em Paris e nao tiver esta visao estupida e homofobica participe da manifestacao clicando aqui:
https://www.facebook.com/events/185968891542715/
Jane Curiosa
Silvia…!
Impossível desconhecer o que se passa hoje em Portugal.Sei também que tudo o que eu disser em nada aliviará a situação atual.No entanto,aqui como aí,nos parecemos,não é?
Para uma trégua neste fim de sábado,veja aí:
http://apodrecetuga.blogspot.com.br/2012/01/fome-e-pobreza-darao-emprego-alguns.html
Silvia
Lina
tudo bem ? ando desaparecida nos comentários mas quase todos os dias passo por aqui, até porque o meu amor por Paris é eterno!
As coisas estão muito dificeis aqui em Portugal, não sei se aquilo que passa para fora através dos media corresponde á realidade… e a realidade é muito dura, estou cansada de ver com os meus olhos tanta pobreza, fome, crianças que desmaiam de fome na escola porque os pais não tem comida para lhes dar. O maior desemprego de todos os tempos. Roubaram-nos a esperança em dias melhores…
A pobreza passou a ser uma constante que cansa e magoa.
Estou cansada de tanta corrupção, de coisas que fazem á população que nunca me passaria pela cabeça assistir…
Muito triste Lina, das poucas alegrias neste momento é passar por aqui, recordar bons momentos e esperar melhores dias…
Obrigada por estar aí.
bjos
Lina
Silvia
Estamos todos seguindo o que se passa em Portugal. Temos amigos portugueses. Penso muito em você.
Cesar Barroso
Atrasar a marcha da civilização, é o que fazem os que são contra direitos totais para os homossexuais. Poderão adiar a solução por uns poucos anos, mas no final serão atropelados. Só não vê quem não quer.
Lili
Lina,
fugindo um pouco do assunto do post, mas nem tanto, vc sabe se é possível dois brasileiros (um homem e uma mulher) casarem-se no religioso na frança? esse casamento seria válido no Brasil?
Lina
Lili
Não sou especialista, mas juridicamente o casamento não seria válido em lugar nenhum. Mas se a validade foi espiritual, ele é válido sim.