Por Evandro Barreto
Os quinze minutos de glória universal de “La Fontaine de Mars” duraram um pouco mais: o tempo necessário para o casal Michelle & Barak beber bem e comer melhor, num dos endereços gastronômicos mais acolhedores de Paris: 129, rua Saint Dominique – 7ème, nas proximidades da Tour Eiffel, mas prudentemente à margem do fluxo de visitantes. Chegando ou saindo, conforme o seu trajeto, você vê a estrutura metálica de diferentes ângulos, o que confere um charme adicional à localização, sobretudo à noite.
Depois da tempestade de mídia, a casa voltou serenamente ao uso e gozo dos iniciados, como vem acontecendo desde 1908. Nesses mais de 100 anos, outros bistrots, restaurantes e brasseries, bem como lojas elegantes, instalaram-se na rue Saint Dominique e arredores, atraindo um novo tipo de clientes e de moradores. Hoje, e sem fazer alarde, aquela área talvez seja uma das mais sofisticadas da cidade.
É aconselhável fazer reserva, mas não vá com a certeza de que a mesa estará à sua espera pontualmente no horário combinado. “La Fontaine de Mars” não favorece a pressa. Em compensação, tem mesas do lado de fora, onde você pode aguardar, quando o clima ajuda, e até fumar em paz seu cigarrinho. Em caso de frio ou chuva, passe para o lado dentro e sinta-se imediatamente aquecido, também no espírito. A iluminação é provida exclusivamente por lâmpadas incandescentes, sem aqueles tubos de luz branca e gelada que nivelam templos do paladar a agências bancárias.
Peça o aperitivo no balcão e divirta-se observando a fauna local, que está sempre debatendo calorosamente alguma coisa, do futuro do euro ao beaujolais nouveau. No melhor do papo, você será convidado a subir degraus um tanto íngremes e ocupar o seu lugar, dividindo o salão com uma gama interessante de freqüentadores, que pode variar de executivas americanas da indústria de cosméticos a economistas franceses vergados ao peso de tantos títulos acadêmicos.
Ignoro o que Obama degustou entre as especialidades do chefe, mas Betty la Blonde decidiu-se por um escalope de foie gras com lentilhas e eu, contra todo bom-senso numa refeição noturna, comandei um cassoulet. Ambos os pedidos justificaram o prestígio do estabelecimento, pela perfeição do preparo, pela cortesia do serviço, pelas opções de adega (escolhemos um Pouilly Fuissé). Na seqüência, um belíssimo camembert. La Blonde encerrou os trabalhos com a sobremesa que é o orgulho da casa – a île flottante. Como achei prudente não provocar o cassoulet, pulei esse pedaço e ative-me ao café. Chapeau!
Em paralelo à gastronomia propriamente dita, algo não previsto nos chamou a atenção: o tamanho dos guardanapos quadriculados em vermelho e branco, quase um latifúndio. Pelas proporções, eles estão para seus congêneres comuns como o “carré” do Hermes está para os foulards femininos convencionais. Ao perceber nosso fascínio, o mâitre antecipou-se a eventuais impulsos cleptômanos e nos ofereceu um par de exemplares.
Dias depois, ao acomodarmos o presente na bagagem de volta, dei valor redobrado à precisão geométrica de uma definição da minha avó, sapiente gaúcha da fronteira: “Adolescência é aquela fase em que se é pequeno pra toalha e grande pra guardanapo”
La Fontaine de Mars: 129 rue Saint Dominique, 75007 Paris.
Evandro Barreto é autor livro Na Mesa Cabe o Mundo, um delicioso e suculento livro de crônicas, em que o autor nos leva aos mais tradicionais bistrôs de Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Edvaldo Vieira
Realmente o texto descreve com máxima precisão. Jantamos eu e minha família em Julho passado, o meu prato foi o cassoulet, que estava maravilhoso, tanto que a proprietária ao constatar que não havia sobrado nada me saudou com aplausos, foi realmente especial
Eliana Barbosa
“Guardanapos quadriculados em vermelho e branco, quase um latifúndio”. Adorei!
Lourdes
Dodo, endosso as palavras do Eymard quanto ao seu texto e ao Fontaine que estivemos d.O. Realmente um prazer, momentos bem vividos.
Eduarda
Delícia de texto…
Helena Bäuerlein
Dodô,
o que mais eu gosto nos seus textos, é que eu não tiro o sorriso dos lábios , enquanto saboreio da entrada ao digestivo.
Além da precisão das palavras, que nos leva a sentar à mesa com vocês, meu estado de espírito fica mais leve ao ler pérolas como ” achei prudente não provocar o cassoulet” e ”o mâitre antecipou-se a eventuais impulsos cleptômanos”.
Delicia ler você logo cedo. Vou flutuando para minha île, digo, meu atelier, que também é doce.
Chapeau, Dodô !
Leandro Ramos
Lindo texto Dodô !! Excelente Post….à bientôt
Maria das Graças
Dodô, é mesmo tudo de bom o La Fontaine de Mars. Eu ainda não me dei conta dos degraus nem na entrada nem na saída. rsrs E, como a Beth, gosto demais de île flottante.
Lembro-me que em 2010, depois de um lauto almoço, flutuei até em casa, na Av Breteuil.
Nas duas vezes que estive lá para almoçar não fiz reservas.
A Rue Saint Dominique é o paraíso dos gourmets.
eymard
Dodo, seu texto dispensa fotos. Sao raros os casos em que as pessoas conseguem transformar palavras em imagens. Assim é seu texto. O Fontaine de mars, para antes e depois de Obama, é um lugar para se comer e se sentir bem. Frances com cara de italia (vide os tais guardanapos e toalhas xadrez). Meu melhor jeito de saber se gostei de um restaurante é meu estado de espírito na saída. Saimos, eu e Lourdes, leves e sorridentes do Fontaine. Prontos para nos perdemos novamente na vizinhança.
MIRIAM JANE RITTER
REALMENTE MUITO BOM.ESTIVEMOS LÁ EM 2011 ,E TODO O SERVIÇO COMO A COMIDA MUITO BONS.ABB
KAKA
Dodô
Descrição estupenda, palavras alinhavadas com precisão. A Beth é uma mulher de sorte e,cá prá nós, linda também.
Estou embarcando hoje para Paris e levarei comigo todas as dicas e “olhares” sobre esta magnifica cidade.
Bjs