Todos os anos, a Feira de Arte Contemporânea se instala também no Jardin des Tuileries. Vejam o artigo abaixo.
E todos os anos eu faço meu jogging entre as esculturas que pertencem a este jardim e as novidades instaladas.
Diante das obras recém chegadas me lembrei do artigo “Roteiro Paris para Crianças” e os comentários que provocou. Gostei particularmente do rito de iniciação inventado pelos pais durante visita aos museus com seus filhos. Uma versão da caça aos tesouros, um desafio lançado às crianças para encontrarem as obras mais conhecidas.
Durante a FIAC, o Tuileries seria local ideal para um ritual de inciação à arte contemporânea. Para adultos e crianças.
A tarefa seria: “identifique a obra de arte”.
Bonito canteiro do Tuileries. NÃO. Obra de arte chamada Labirinto de Grama.
Obra de arte interessante em aço inoxidável. NÃO. Escorregador para crianças.
Ah! Reforma da canalização dos lagos do jardim. NÃO. Obra de arte intitulada Poems for Earthlings.
Obra de arte, instalação associando vestígios de arquitetura dos séculos passados e materiais contemporâneos. NÃO. Canteiro de recuperação dos blocos que pertenceram à prisão Bastille.
Um rochedo do jardim… não, espera, uma obra de arte. SIM. Obra untilted feita com rocha e poeira de metal.
Vocês verão que o exercício é complicado.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Marcos
Kika Mello,
a segunda (“obra”), nem obra de arte é, mas um prosaico escorregador, e, portanto, nem de um nem de outro artista. Assim como a imagem da quarta foto não é do extraordinário – ao menos para mim – Giovanni Anselmo. Cometi apenas uma desataviada brincadeira. Imaginei os “(risos)” suficientes para abrandar possíveis mal-entendidos ou, quem sabe, reações hostis à minha manifesta iconoclastia.
Em tempo, reparando, a obra de Adrián Villar Rojas está na quarta foto e, a exemplo da Maria das Graças, também pude vê-la sendo montada há algumas semanas. Ainda, para quem gostou do trabalho do argentino, está marcada para o dia 3 de novembro a abertura de uma exposição do artista na Galeria Luisa Strina em São Paulo.
Katia Becho
Adorei a brincadeira.
conexaoparis
Katia
Um grande artista alemão, Joseph Beuys, dizia que tudo é arte. Foi isto que senti enquanto caminhava entre as diversas “obras”. Tudo era arte.
Kika Mello
Caro Eymard
realmente um exercício bem definido por vc: complicado e delicioso!
Um abraço
Kika Mello
Marcos
a segunda obra não é de Anish Kapoor mas de Adrian Villar Rojas:
http://www.architectureticker.com/poem-for-earthlings-by-adrian-villar-rojas/
um abraço
Mauricio Christovão
Assim é, se lhe parece…
Marcos
A segunda obra é do Anish Kapoor e a quarta é do Giovanni Anselmo, expoente da “arte povera”. (risos)
Maria das Graças
Eymard, esse brinquedo, que parece uma antena parabólica, vi em diversas praças de bairros em Paris. A base é uma mola em aço forte e que permite que diversas crianças subam e tentem se equilibrar.
É estimulante ver que em uma cidade como Paris, e ainda mais nos dias de hoje, as crianças disponham de praças em seus bairos onde podem brincar como antigamente. Correm, pulam corda e se divertem juntas.
Cecília B.
Concordo com o Eymard, correr ao lado dessas obras e no Jardim das Tullieries deve ser um estímulo até para os sedentários!
A ideia da brincadeira de descobrir se é obra de arte ou reparo na cidade também é ótima!
Não pude aproveitar parques e praças na última visita a Paris porque era inverno e estava muito frio, mas meu filho dava uma namorada no parquinho ao lado do hotel, mas não tinha coragem de brincar ali por conta do clima gélido de janeiro passado.
Maria das Graças
Poems for Earthlings, essa imensa peça, que parece um imenso poste, está no solo e a base displicentemente apoiada na beira de um dos lagos. Causa um grande impacto visual. Interessante!
Estive nas Tuilleries no final da tarde do dia 09/10, domingo, e a impressão que tive foi de que as obras estavam sendo instaladas. Não foi possível identificar o Poems for Earthlings pois o que eu imagino que seria a placa de identificação estava ainda coberta com plástico.
eymard
…complicado mas delicioso, hein? Quem me dera fazer caminhada tentando descobrir obras de arte em meio a outras obras das ruas e jardins de Paris. Aquele brinquedo ao fundo (que se parece com uma antena parabolica) divertiu muito meus filhos. Ha muitos daqueles nos parquinhos públicos e as crianças adoram.