Todo mês de maio é comemorada na França a Fête des Voisins, ou seja, a Festa dos Vizinhos. Essa é uma tradição francesa bem recente, datando dos anos 90.
Em 1990, no 17° arrondissement de Paris, Atanase Périfan e um grupo de amigos criou a associação “Paris d’amis” que tinha como objetivos reforçar os laços de proximidade entre os membros da vizinhança e se mobilizar contra o isolamento.
Dentro dessa concepção, a associação realizou vários projetos como um serviço de apadrinhamento dos vizinhos em dificuldade, festas de Natal em família para as pessoas sozinhas, auxílio àquelas com mobilidade reduzida, ajuda na procura de emprego, creches etc.
Em 1999 a “Paris d’amis” fez a primeira Fête des Voisins como a conhecemos hoje, porém ainda restrita ao 17° arrondissement. Mesmo assim, a festa foi um enorme sucesso, reunindo 10.000 habitantes de cerca de 800 imóveis do bairro.
No ano seguinte a festa foi “adotada” pela Associação de Prefeitos da França e contou com a participação de 500.000 pessoas em todo o país. Atualmente, cerca de 8 milhões de vizinhos em todo a França participam da festa.
Objetivos
O objetivo principal da Festa dos Vizinhos é permitir que os vizinhos se conheçam um pouco mais, criando no prédio e na vizinhaça um sentimento de comunidade e de pertencimento. Dessa forma é possível diminuir o isolamento das pessoas sozinhas (geralmente os mais idosos) e criar uma rede de ajuda e suporte entre pessoas que moram em um mesmo prédio.
Geralmente os moradores de um edifício se reúnem no pátio interno dos prédios ou em frente à porta do edifício. Cada um leva algo para comer e beber e a festa acontece. Em alguns locais, a festa toma conta da rua e reúne os moradores de vários prédios vizinhos.
Mas nem tudo são flores. Em 2016, somente 61% dos franceses participaram da festa. E, segundo pesquisa do site de anúncios online Vivastreet, 78% dos entrevistados disseram que não irão participar da festa esse ano. Muitos não tem vontade de socializar, outros acham a festa hipócrita e muitos têm problemas com os vizinhos, principalmente no que se refere ao barulho.
Leia também: Um jantar entre vizinhos
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1 Comentários
Thamís
Apesar das recentes escolhas de algumas pessoas por não quererem partcipar, essa ideia é super amorzinho! Muito boa mesmo! 🙂