Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Se eu tivesse que escolher uma família real na chanson française, ela seria, sem dúvida, a de Françoise Hardy. Embora, na década de 60, o casal namoradinho da França tenha sido Sylvie Vartan e Johnny Hallyday (que, na época, era chamado por alguns de “o Elvis francês”), Françoise Hardy e Jacques Dutronc preservaram sempre um quê de mais interessante, de mais reservado e até de mais intelectual, que me faz admirá-los até hoje.
Os dois, atualmente, estão separados. Jacques Dutronc, um perfeito bad boy, nunca perdeu a sua fama de galinha e Hardy, eventualmente, se fartou do seu temperamento . No entanto, o casal continua em idas e vindas e nunca se separou legalmente. E isso não é tudo, o filho deles, Thomas Dutronc é – ao contrário do filho de Vartan e Hallyday, que é relativamente frustrado como músico – um jovem talento que começou a aparecer na mídia em 2001, depois que foi chamado para compor para Henri Salvador.
Thomas é praticamente uma cópia do pai, com um toque da doçura do rosto da mãe, e a música que defende, o jazz manouche, parece carregar o mesmo tempero das suas feições: um pouco da dureza do rock do pai misturado com a melancolia reflexiva das canções da mãe. Seu primeiro disco, o Comme un manouche sans guitar, foi super bem recebido pela crítica e tem músicas que eu simplesmente adoro.
Escutem aí embaixo: 1) Tous les garçons et les filles, de Françoise Hardy; 2) J’aime les filles, de Jacques Dutronc; e 3) J’aime plus Paris, de Thomas Dutronc.
.
.
.
.
E, para fechar o post, dois momentos em família. O primeiro mostra o casal cantando uma versão de Puisque Vous Partez en Voyage (originalmente gravada por Jean Sablon e Mireille) e, o segundo, mostra mãe e filho em um ensaio fotográfico ao som de uma música de Thomas.
.
.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Jane Curiosa
Penélope
Território desconhecido que me fascina,suas postagens são, para mim, como se fossem “tarefas para casa” que eu adorarria fazer.
Um dia…um dia…
Penélope
Beth, será que você encontra um link pra mostrar pra gente?
Eymard, fiquei super feliz com o seu comentário!
A todos que elogiaram Françoise Hardy: concordo com todos vocês.
josé Erthal
pessoa de deus adorei teu blog é tudo que eu mais procuro
tenho um blog na blogorama com muitos visitantes franceses agora criei o site tudoo e estava a procura de alguem para fazer o conexcao frança uma coiuna dedicada a frança pronto achei a pessoa certa
quer divulgar teu trabalho no meu site ?
me passa o sim ou nao para o email
[email protected]
Abraços
José Erthal
Cláudia Oiticica
O endereço foi copiado por descuido…
Francy
Doce lembrança Penelope…Gosto muito das músicas ,e a interpretação ótima ,o filho estou conhecendo hoje , mas gostei bastante.Françoise Hardy al´em de cantar ,era também atriz, e dela tenho doces lembranças:adolescência ,bailinhos embalados por sua música, e os fimes nas matinês com a turma do colégio…Uau,voltei décadas!
Cláudia Oiticica
Adresse de l’aéroport Roissy Charles de Gaulle :
Aéroport Paris-Charles de Gaulle
95700 Roissy-en-France
France
Camila, dê uma olhadinha nesse link:
http://www.easycdg.com/pages/cdgval_light_railpag.html
La navette CDGVAL
Elle permet d’accéder gratuitement aux différents terminaux de l’aéroport Roissy-Charles de Gaulle. La navette circule toutes les 4 minutes entre entre 4h30 et 1h30. (De 1h30 à 4h30, elle circule toutes les 20 minutes).
Cláudia Oiticica
Camila,
não se preocupe, tem sim uma navette que faz a ligação entre os terminais.
Camila
Amigos do Conexão Paris,
Preciso tirar uma duvida. Estou indo a Paris com mais 2 pessoas, pela primeira vez e chegamos todas pelo aeroporto CDG no mesmo dia e em horarios proximos.
Acontece que duas pessoas chegam juntas em um voo da Alitalia, com conexão em Roma. E eu chego sozinha em voo da TAM, 2 horas depois.
O que estamos pensando é nos encontrar no aeroporto, de forma que essas duas pessoas (que chegam 2h antes de mim), me aguardariam no desembarque do meu voo.
Acontece que, segundo consta na minha passagem, chego pelo terminal 1 e elas pelo terminal 2F.
Há conexão entre os terminais? Seria só seguir as placas e pegar em especie de trem que levaria ao outro terminal?
Agradeço, camila.
Beth
Domingo passado a TV5 dedicou um programa inteiro à família Francoise Hardy, Jacques Duntroc e Thomas …
aparecida aragão marques tenorio
Penélope, meu marido, aos 60 ainda continua apaixonado pela F. Hardy. Conhece bem o repertório dela e falou-me que ela tem inúmeras músicas em parceria com a TUCA, grande compositora brasileira dos anos 60/70 que se exilou na França, e também com o Taiguara. Eu por tabela fiquei gostando da doce voz e da beleza eterna dessa estupenda intérprete. Bjs. TIDA