Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Se eu tivesse que escolher uma família real na chanson française, ela seria, sem dúvida, a de Françoise Hardy. Embora, na década de 60, o casal namoradinho da França tenha sido Sylvie Vartan e Johnny Hallyday (que, na época, era chamado por alguns de “o Elvis francês”), Françoise Hardy e Jacques Dutronc preservaram sempre um quê de mais interessante, de mais reservado e até de mais intelectual, que me faz admirá-los até hoje.
Os dois, atualmente, estão separados. Jacques Dutronc, um perfeito bad boy, nunca perdeu a sua fama de galinha e Hardy, eventualmente, se fartou do seu temperamento . No entanto, o casal continua em idas e vindas e nunca se separou legalmente. E isso não é tudo, o filho deles, Thomas Dutronc é – ao contrário do filho de Vartan e Hallyday, que é relativamente frustrado como músico – um jovem talento que começou a aparecer na mídia em 2001, depois que foi chamado para compor para Henri Salvador.
Thomas é praticamente uma cópia do pai, com um toque da doçura do rosto da mãe, e a música que defende, o jazz manouche, parece carregar o mesmo tempero das suas feições: um pouco da dureza do rock do pai misturado com a melancolia reflexiva das canções da mãe. Seu primeiro disco, o Comme un manouche sans guitar, foi super bem recebido pela crítica e tem músicas que eu simplesmente adoro.
Escutem aí embaixo: 1) Tous les garçons et les filles, de Françoise Hardy; 2) J’aime les filles, de Jacques Dutronc; e 3) J’aime plus Paris, de Thomas Dutronc.
.
.
.
.
E, para fechar o post, dois momentos em família. O primeiro mostra o casal cantando uma versão de Puisque Vous Partez en Voyage (originalmente gravada por Jean Sablon e Mireille) e, o segundo, mostra mãe e filho em um ensaio fotográfico ao som de uma música de Thomas.
.
.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Maria das Graças
Françoise Hardy é sempre um prazer enorme ouvi-la e vê-la. Na maturidade então é um exemplo para muitas . O trabalho do filho eu não conhecia. E o Jacques Dutronc eu o conhecia como ator não como cantor. E não sabia da ligação familiar do Jacques com a Françoise.
Excelente trilha sonora.
Parabéns e obrigada Penélope.
Tania Baião
Já comentei lá no blog da Penélope, mas repito aqui:
Que delícia de post.
Adoro Françoise Hardy. Além da bela voz, seu rosto sempre me lembrou a imagem da mulher francesa: labios grossos, dentes imperfeitos, olhos grandes, e essa franjinha…
E como ela envelheceu BELA!
Adorei conhecer a musica do filho!
Obrigada por me ensinar mais uma vez.
Abraços
Tânia
Cláudia Oiticica
Falou em Françoise Hardy, sempre me vem à cabeça a cena final do filme “As Invasões Bárbaras”. Impossível não se emocionar com a música L’ Amitié, linda e tão bem posicionada no contexto.
Amei Penélope!! Como o Eymard, não conhecia o talento do filho.
Isabella
Oi , saudades desse blog maravilhoso que nos ajudou tanto na nossa viagem em Ago/11. Pena que a correria do dia me impossibilita de vir aqui todos os dias. Bom final de semana para vc e todos os seguidores
Suely
Sempre gostei muito da Francoise Hardy, do Johnny Halliday, dessa turma toda,embora não seja esse o casal.
Adorei saber notícias dessa família talentosa.
O clipe do Thomas ficou ótimo! Ele vestido de Beatles…muito bom!
Bjs
Silvana
Adorei. Para mim, a família da chanson francesa era o clã Birkin-Gainsbourg (apesar dela ser inglesa), que legou a maravilhosa Charlotte.
Mas gostei de saber um pouco mais do entorno da Françoise Hardy.
Claudia Burigo
Grande coincidência.
Estava ouvindo Francoise Hardy.quando abri o post.
Tenho escutado só música francesa pra entrar no clima. kkkk
Adorei o texto.
Bjus
eymard
Penélope: nosso fim de semana sem voce já nao teria mais graça. Fico ansioso para visitar o CP logo pela manha na sexta. Para ver o que voce preparou para o nosso final de semana. E, dessa vez, como sempre, nao deixou por menos. Nao conhecia o filho. Mas ja gostei e fui correndo no i.tunes. Dessa nova geraçao conhecia Benabar e Renan Luce. Embora de idades e fases diferentes, fazem um tipo de música francesa que me agrada. Grande Penélope.
Agora é esperar, ao som da sua música, o “sempre ao Domingo” com a nossa LuciaC.
Maria Amélia P. Leal
Adorei!!!!!!
Foi bom saber desta estrada da doce Francoise Hardy.
Parabéns Penélope.